segundo os especialistas para voce ter discernimento para entender a razão e a verdade do ser humano, aprender a conhecer as pessoas, respeitar diversidades, abrir horizontes e não temer o desconhecido e o diferente, o que teoricamente daria condições de termos seres humanos bem mais humanizados, e menos sujeitos a se transformarem em massa de manobra de políticos e de outros detentores do poder, tendo condições de analisar situações usando mais a racionalidade que a emocionalidade. e com isso causando transformações que levariam a uma sociedae de melhor qualidade.
saudações
gordo
2007-01-07 07:25:20
·
answer #1
·
answered by gordo 4
·
0⤊
0⤋
Para que possamos refletir antes de decidir!
2007-01-09 21:24:43
·
answer #2
·
answered by Vanessa 5
·
0⤊
0⤋
Para que "serve"? Servir, serviço, serviçal, ser, vicio!!! É utilidade? Por que respiro? Por que vivo? Por que quero manter-me vivo? O que os outros pensam a respeito? Por que a opinião dos outros tem mais peso que a minha? Por que tem pessoas que estão falecidas, mas continuam vivas em nosso cotidiano? Todas esta indagações e suas possiveis respostas é um exercício filosófico, querendo ou não. Questões da existencia humana foram questionadas durante séculos. Muitas delas custaram a vida de milhoes de pessoas, não é? Agora a filosofia enquanto matéria escolar, muitas vezes são colocadas como uma disciplina como outra qualquer, assemelhando mais a história da filosofia, ao inves de exercitar o raciocínio filosófico. Por que professores de filosofia querem incutir inicialmente na cabeça das pessoas toda a história da filosofia? Pensar como Karl Marx, Hegel, Platão, Aristóteles, Kant, para depois procurar seu espaço neste mundo? Talvez a resposta esteja em fazer com que as pessoas utilizam um pouco mais seu raciocínio, seu poder de pensamento, suas contradições. Talvez estes professores tenham quem que inverter um pouco e fazer como os primeiros filósofos, que partiam do que as pessoas sabiam e entendiam e através dos diálogos contraditórios ou não, absolver, questionar, ampliar sua visão de mundo.
Existem muitos professores de Filosofia que não deveria sair duma sala de biblioteca ou de uma tumba, pesquisando é claro até os séculos.... amém! Existem outros, bem melhores que apontam para um mundo melhor, aberto ao diálogo. Aqueles que impolgam e incentivam.... esses são o céu!
2007-01-09 20:37:05
·
answer #3
·
answered by Apren diz 3
·
0⤊
0⤋
pq tem algumas faculdades já exigem a matéria
(infelizmente!!!!)
bua!!!
2007-01-08 20:09:34
·
answer #4
·
answered by Jean Gustavo 2
·
0⤊
0⤋
eu tenho aulas de filosofia e admito que não me serve pra muita coisa.a única coisa que pode até se dizer que é bom é que podemos nos expressar,falar nossas opinões sobre tudo,desde a mente dos humanos até na política(não é um assunto que me atrai,mas influência nas nossas vidas).a filosofia muda nosso jeito de pensar sobre o mundo.vemos as coisas de outro jeito.
bom,acho que é por ae.cada um tem a sua opinião (ou pelo menos deveria ter!)...
2007-01-08 11:54:26
·
answer #5
·
answered by imported_ girl :D 2
·
0⤊
0⤋
Para filosofarmos na filosofia
2007-01-07 18:01:40
·
answer #6
·
answered by Tilinha 1
·
0⤊
0⤋
Para fazer perguntas às respostas.
2007-01-07 17:51:28
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Há uma questão que muita gente formula de imediato quando ouve falar de filosofia: qual a utilidade da filosofia?
Não há certamente expectativa alguma de que ela contribua para a produção de riqueza material. Contudo, a menos que suponhamos que a riqueza material seja a única coisa de valor, a incapacidade da filosofia de promover esse tipo de riqueza não implica que não haja sentido prático em filosofar. Não valorizamos a riqueza material por si própria - aquela pilha de papel que chamamos de dinheiro não é boa por si mesma -, mas por contribuir para nossa felicidade. Não resta dúvida de que uma das mais importantes fontes de felicidade, ao menos para os que podem apreciá-la, consiste na busca da verdade e na contemplação da realidade; eis aà o objetivo do filósofo. Ademais, aqueles que, em nome de um ideal, não classificaram todos os prazeres como idênticos em seu valor, tendo chegado a experimentar o prazer de filosofar, consideraram essa experiência como superior em qualidade a qualquer outra. Visto que a maior parte dos bens que a indústria produz, excetuando os que suprem nossas necessidades básicas, valem apenas como fontes de prazer, torna-se a filosofia perfeitamente apta, no que se refere à utilidade, para competir com a maioria dos produtos industriais, quando poucos são os que podem dedicar-se, em tempo integral à tarefa de filosofar. Mesmo que entendêssemos a filosofia como fonte de um inocente prazer particularmente válido por si próprio (obviamente, não apenas para os filósofos, mas também para todos aqueles a quem eles ensinam e influenciam), não haveria razão para invejar tão pequeno desperdÃcio da força humana dedicada ao filosofar.
Torna-se necessário, num primeiro momento, a análise da origem da palavra filosofia para que se possa compreendê-la de forma ampla e eficaz. Ela origina-se do grego filo, que quer dizer amigo, e sofia, que significa conhecimento. Assim, filosofia é a “amizade ou amor pela sabedoria.” [1] Diferentemente do que se pensa, a filosofia não se traduz no ato de pensar e, sim, é através dele que ela se manifesta. Possui, como essência, o amor pela verdade que se busca constantemente, a partir de algo que se conhece. Não se satisfaz com respostas seqüenciais que não atinjam a essência do saber sobre um determinado problema. Fundamenta-se na realidade com o fito de atingir o sentido das coisas vivas e do ser humano. Uma atitude filosófica se constitui, desta forma, “da não aceitação de plano do que é colocado e pressupõe uma atitude positiva – a da investigação, e uma negativa – a não aceitação.”
A Filosofia é dinâmica, pois dinâmico é o ser humano, em conseqüência, as sociedades que dele derivam, perpetuando-se e modificando-se conforme as necessidades que se lhes apresentem. O objetivo da filosofia é o de suscitar perguntas, levantar o porquê das coisas, instigando a respostas diversas, por este motivo, enriquecedoras e atuais. Respostas iguais destituiriam a filosofia de seu próprio cerne. O ser humano se enriquece quando em contato com as diferenças de outro ser humano, em que os pensamentos se interagem, amoldando-se. As diferenças são o que igualam o ser, levando-o à busca do conhecimento, e, na medida em que é alcançado, o desenvolvimento se favorece.
2007-01-07 15:34:02
·
answer #8
·
answered by anjinha loira 2
·
0⤊
0⤋
ah pra termos uma noção sobre o ser humano!
eh o nosso auto conhecimento!
conhecer como funciona a mente humana!
isso eh fascinate!
2007-01-07 15:29:12
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
pra desperta o pensamento lógico...o raciociocinio....o questionamento...........hj em dia as pessoas estão muito acostumadas em absorver tudo que lhes é passado sem questionar akilo..........a filosofia serve pra isso, prepara pra vida............
.......por exemplo, seu questionamento sobre "para que serve filosofia?" jah é um ato filosofico....tente usa a mesma pergunta para outras coisasa da vida tipo: "Pra que serve a novela das 8?"....e por aí vai....
...a filosofia nos torna mais criticos e menos tolerantes as coisas q o mundo empurra na nossa vida...
2007-01-07 15:27:18
·
answer #10
·
answered by Pierre 3
·
0⤊
0⤋