Concordo plenamente com vc. Constroem castelos de areia como se tudo fosse magia, diversão e fantasia. Não mostram a dura realidade, coisa que as crianças vão ter que apreender sozinhas mais tarde às duras penas.
Um beijo.
2007-01-07 22:05:20
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sabe o que as escolas não ensinam? elas não ensinam as crianças a serem elas mesmas. A criança chega na escola e precisa se mudar completamente, se enquadrar num padrão predeterminado sem levar em consideração a pessoa que é a criança. Veja as propagandas de escolas e notará que, em sua grande maioria, focam na questão do vesibular! As crianças chegam às escolas sendo pessoas e saem de lá sendo apenas mais um cidadão moldado como a sociedade e a família querem. Sem contar os rótulos. Hiperativo, tímido, danado, sapeca e mais um milhão de outros de ordem tecnica como "com défcit de atenção", por exemplo. Ao chegar a escola, a criança não será ensinada sobre como conhecer-se, mas sim, já no jardim, a aprender habilidades para provarem para os outros que são alguém. Ora! elas ainda nem sabem quem são e muitas chegrão à idade adulta sem saber!
2007-01-07 01:57:48
·
answer #2
·
answered by Lily 3
·
3⤊
0⤋
Eu creio que as escolas hoje em dia funcionam apenas para transmitir informações! Ao contrário de outras épocas em que na escola tínhamos um aprendizado e um exercício de cidadania!
Não é a toa que na época da ditadura, o grande foco a ser combatido pelos militares ficavam nas universidades, pois ali se encontravam verdadeiras máquinas de pensar e não um banco de dados que é o que se transformou o cérebro do estudante atual!
Talvez o que as crianças necessitem hoje em dia é a volta desse estímulo a formação de opinião!
2007-01-07 23:36:55
·
answer #3
·
answered by Veadinho 6
·
2⤊
1⤋
Infelizmente as escolas estão muito aquém do ideal de ensino, porém elas trabalham com uma realidade não adaptada aos dias atuais. Os professores são frutos dos mesmos ensinamentos, repassam o que aprenderam, às vezes sem nenhuma atualização. A modernidade é acelerada e a escola progride lentamente, há que se fazer mudanças radicais no ensino básico, médio e superior, tudo está muito longe de ser o ideal para formação de cidadãos conscientes e cumpridores dos seus deveres cívicos. A família também está deixando a desejar na educação para a vida, os pais precisam trabalhar e deixam os filhos em creches, muitas mal dirigidas, ou com babás sem formação nenhuma. Tudo vira uma roda e as crianças giram a Deus dará, no final o resultado está aí nos acontecimentos sociais que nos assustam a cada noticiário. Lamentavelmente estamos desprovidos de educação, moral e bons costumes, precisamos alertar as pessoas para começarem a prestar atenção nos pequenos de hoje para que eles consigam ser grandes homens e mulheres no futuro.
2007-01-07 14:22:29
·
answer #4
·
answered by brasileira 2
·
1⤊
0⤋
Concordo com a Lilli. Ninguém é insubstituível. Tanto os pais como a escola são importantes para o desenvolvimento da criança.
Na escola não se aprende muito sobre ética e moral, mas em casa também não podemos aprender relacionamento interpessoal só com os nossos irmãos, não é mesmo?
Abraços,
Darlan.
2007-01-07 06:59:04
·
answer #5
·
answered by Darlan 1
·
1⤊
0⤋
não ensinam as coisas q é obrigação dos pais ensinar!!! a escola precisa oferecer conhecimento. Quem tem de praparar para lidar com a adversidade são os pais.
2007-01-07 01:53:45
·
answer #6
·
answered by Betinha 7
·
2⤊
1⤋
No meu modo de pensar, essas coisas de que vc fala, a gente aprende não é só na escola, a família tem um papel fundamental no futuro dos filhos. Se os pais orientarem os filhos e os educarem para serem mais independentes, sem tanta proteção, mostrando a verdadeira realidade e de que é preciso ter os pés bem fincados no chão e também que as dificuldades sempre existiram e continuarão a existir, e na adolescência principalmente - a cobrança de alguma responsabilidade além dos próprios estudos, o que evitará que eles entrem por caminhos obscuros (mundo das drogas). Eu acho que é bem por aí.
2007-01-07 03:11:07
·
answer #7
·
answered by billi 6
·
0⤊
0⤋
Nosso ensino é uma vergonha. Nosso nível cultural é muito abaixo se comparado até com outros países do terceiro mundo. Os jovens acabam o segundo grau com um conhecimento de semi-alfabetizados, mas sabemos, na ponta da língua, qual o pico culminante do mundo, quantos cavalos vieram na segunda viagem de Cabral ao Brasil, em que dia, mês e ano nasceu o Conde de Blá Blá Blá, e muitas outras idiotices.
E ao depararmos com a vida o que faremos ?
Os políticos não mudam o ensino porque é mais fácil ludibriar um povo que, segundo o IBGE, 60% são analfabetos funcionais.
2007-01-07 03:09:13
·
answer #8
·
answered by Terapeuta 6
·
0⤊
0⤋
Como docente há 20 anos, posso afirmar que tudo depende da escola, da direção e sobretudo do corpo docente. Mas sua pergunta me intrigou: cabe realmente a escola ensinar " o conceito da vida"? isto não é tarefa dos pais? e quem já realmente aprendeu e é capaz de ensinar isto? não é abstrato e pessoal demais? creio que a escola deve preparar seus educandos para a vida, para o mercado de trabalho, para a socialização, mas, jamais assumir o papel que cabe aos genitores.
abraço
Lilli
2007-01-07 02:31:01
·
answer #9
·
answered by Lilli 3
·
1⤊
1⤋
As escolas estão mais preocupadas com resultados no vestibular do que dar ao jovem a formação essencial para viver o mundo lá fora quando este tiver de encará-lo sozinho! Competir e ser o melhor sempre são as palavras de ordem!
Mas também não devemos pensar que é obrigação da escola desempenhar o papel que é da família. Boas maneiras se aprendem no seio familiar, sobretudo com bons exemplos. Se a criança convive com pais que vivem se agredindo física e verbalmente, utilizando-se de vocabulário inapropriado, não vamos esperar que a mesma apresente um comportamento amigável no âmbito social, não é mesmo?
2007-01-07 02:19:56
·
answer #10
·
answered by Cris_forever 3
·
0⤊
0⤋