English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

11 respostas

O ditado é velho: hoje, para matar a fome dê o peixe. Mas mortaa fome, ensine o caboclo a pescar.
Isso na verdade, chama-se oportunizar, dar chance que o miserável também possa sonhar com uma ascensão social. Para isso deveria recebr educação de qualidade.
Além de não termos educação de qualidade, ainda por cima, nada é cobrado dos que recebem a bolsa esmola. Seus filhos continuam nos semáforos das grandes cidades, reforçando a grana ou, no interior, continuam indo paraa roça. Escola que é bom, nada.
Resultado: essas crianças, hoje na roça e nos semáforos, ficarão adultos, miseráveis como sempre, e receberão a bolsa esmola, que será paga, então pelos nossos filhos, num círculo vicioso sem fim. E os governantes serão sempre os mesmos, ou serão substituídos por seus filhos ou parentes.
Rspondendo sua pergunta de forma curta: a esmola oficial, como feita, mantém o cidadão na miséria e dependente de assistencialismo, tornando-se eleitor de seus "paizinhos".
Enquanto isso, vemos partidários se engalfinhando, cada vez mais roubados e pobres...

2007-01-06 02:39:46 · answer #1 · answered by Gilberto C 5 · 0 0

Depende do que você dis de esmola oficial , se você tem um computador , estuda ,tem cafe da manha , almoço , janta , e não precisa dessa esmola tudo bem. Mas tente viver sem emprego , sem comida .............

2007-01-06 10:37:32 · answer #2 · answered by andes 2 · 0 0

O ideal seria que todos tivessem empregos e condições de sererm tratdos com médicos, em hospitais, etc. Mas, como isso não acontece, devemos escolher uma entidade que ajude os pobres e doentes e não dar esmolas nas ruas, porque o problema não é resolvido.Agore, cabe a nós ajudar uma entidade, se o dinheiro é usado par fins corruptos, a nós não interessa, a responsabilidade é de quem faz mal uso dos bens aos outros destinados.E, certamente, pagarão por isso.

2007-01-06 10:29:55 · answer #3 · answered by Vanessa 5 · 0 0

Concordo, Leonardo, embora não se pode negar a necessidade de assistência do governo aos mais necessitados; no entanto, há que ter cautela para que o assistido não se torne dependente da assistência.

Mas, na inexistência dessa cautela se engasta a maior crítica ao bolsa-família, pois, bem ao contrário, Lula modificou-a com o deliberado propósito de estabelecer e "perpetuar" perversa relação de dependência entre beneficiários e o concedente do benefício — que, para a desinformada massa de beneficiários, é o próprio Lula, o "pai dos pobres" —, para, dessa forma, obter-lhes os votos.

2007-01-06 10:00:24 · answer #4 · answered by KR 4 · 0 0

claro que sim.

enquanto os úteros de quem não pode, tiver filho ano após ano
nada vai mudar.

e ainda mais com a ajuda do governo, bancando o bonzinho com a grana de quem paga impostos.

aff!

2007-01-06 09:47:35 · answer #5 · answered by Juninha. 7 · 0 0

Leonardo, espero tenha iniciado o ano com o pé direito.
A maior irmoralidade do Brasil é ter crianças e ´jovens de todas as idades abandonados pelas ruas matando e sendo mortos.
Vi uma reportagem onde foi acompanhada uma criança que a mãe ficou grávida pelas ruas, teve a criança por aí, o recem nascido mamou, engantinhou pelas ruas e até os seus quatro anos ainda estava pelos mesmos lugares, só que nesta idade já chegando às pessoas para pedir.
Outro caso, foi o do bêbê, no cueiro e fralda, num sinal de trânsito nos braços do pai, quando o chofer abriu o vidro, viu o revolver sob a criança e recebeu a ameça, pedindo a bolsa, o que foi feito!
A exploração da criança a perda do amor próprio e da dignidade acontecem pelas ruas, é muito triste e mete mêdo.
Só acontece isto no Brasil, em outros países, apenas, em época de guerra.
Morro de vergonha ao ver uma criança de rua, levantar o vidro e ter mêdo e sei que deixo transparecer no meu olhar o Horror.
A tal de bolsa está sendo para todos adultos no interior, sem seleção, de fato, falta trabalho, logo, é necessário pela incompetência de criar empresas, estradas, obras em geral para dar emprego. O interior está às moscas, cidades abandonadas, já existindo crianças de rua o que não havia antes, asalto a residências.
Sim, tudo isto instiga a vagabundagem e a ttal da "esperteza", fico boba vendo criancinhas, se passando por palhaço, por aleijado, por tudo em ação teatral, o adulto fica ao longe vendo se ela está atuando bem e aguardam os dividendos. O BRASIL ATUAL, NOS FAZ ENTENDER QUE QUEM NÃO DÁ VOTO, NÃO SERVE PARA NADA. VEJA A SITUAÇÃO DO APOSENTADO E PENSIONISTA,,,,,,,,
O pior é que este jovem é explorado por todos, o chefe do bando, os pais, autoridades e traficante, Este jovem tem direito a revolta e sofrimento, ele não está inventando,´ele é o reflexo de uma sociedade doente, com favelas e falta de escolas em horário integral.

2007-01-06 09:42:33 · answer #6 · answered by Luz e sombra 7 · 0 0

Como diz Luiz Gonzaga: "a esmola que se dá a um homem são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão". Nenhuma forma de governar que benefecie apenas parte da população pode está certa... O dinheiro arrecadado da população economicamente ativa é para ser distribuído com TODOS, em forma de serviços básicos e não pra dá esmola a 25 milhões de miseráveis. Para esses 25 milhões de miseráveis pode-se dar empregos, explorando o biodiesel e substituindo a IMPORTAÇÃO de óleo diesel, a menos que se queira eternizar a miséria para se manter no poder. Com isso, torna-se o Brasil realmente autosuficiente em combustível, aumenta consideravelmente o PIB e se presta um serviço inestimável ao País. Se necessário, pode-se inclusive vender a PETROBRÁS, que só terá mais 20 anos de vida pelo esgotamento das reservas de petróleo, conforme tá previsto por estudos sérios. ACORDEM.

2007-01-06 09:31:45 · answer #7 · answered by Antônio Gouveia 7 · 0 0

O ser humano é carente por natureza, o que normalmente acontece são trocas de valores e falta de informação.

Quando se dá uma esmola, podemos estar sim incentivando o pedinte.

Porém é um ato que sempre existiu, e muitas vezes incentivada por não existir políticas publicas capazes de acompanhar casa a caso.

Quando falamos de esmola oficial, acredito que foi e é uma forma de auxilio familiar, como os descontos de lojas em liquidação, todos gostam e não critica.

2007-01-06 09:31:09 · answer #8 · answered by Zakarias 3 · 0 0

Quanto à esmola de rua, concordo com você, Leonardo. Já a esmola oficial (diga-se: bolsa-família) cria o dependente oficial, estimula a ociosidade, promove a desesperança e a acomodação, levando seus dependentes à humilhação. Não posso acreditar que êsse tipo de "ajuda" eleve a auto-estima de qualquer pessoa, por mais humilde que seja. Muito pelo contrário.

2007-01-06 09:27:17 · answer #9 · answered by CARVALHO Estou "de olho"!... 7 · 0 0

NÃO.
QUANDO A ESMOLA OFICIAL VEM ACOMPANHADA DE DEVERES, COMO FREQÜÊNCIA ESCOLAR, VACINAÇÃO EM DIA E OUTRAS COISAS.

2007-01-06 09:24:20 · answer #10 · answered by Carlos 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers