English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-05 08:53:23 · 7 respostas · perguntado por as 1 em Artes e Humanidades Teatro e Representação

7 respostas

O teatro surgiu no século XVI, tendo como motivo a propagação da fé religiosa...

2007-01-05 09:24:50 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

TEO: Deus ATRO: terreno; área
Sendo assim: TEATRO: Terreno de Deus
Na atualidade, o termo ganhou um outro significado: lugar de onde se vê. A origem do teatro ocidental está na Grécia. Tudo começou com o culto a Dionísio ou Baco, deus grego dos ciclos vitais, da alegria e do vinho. Culturas mais primitivas se reuniam em volta de fogueiras, para assistir a imitações dos acontecimentos de caçadas, guerras e ações de trabalho ou ainda rituais mágicos sagrados para agradar os deuses e imitação de ancestrais e deuses. Esses, nasceram da necessidade do homem de crer em uma força superior a que pudessem recorrer quando preciso. As celebrações davam-se em círculos por esta ser a única forma geométrica encontrada na natureza.

2007-01-07 14:50:55 · answer #2 · answered by Lena 5 · 1 0

A palavra teatro define tanto o prédio onde podem se apresentar várias formas de artes quanto uma determinada forma de arte.
O vocábulo grego Théatron estabelece o lugar físico do espectador, "lugar onde se vai para ver". Entretanto o teatro também é o lugar onde acontece o drama frente a audiência, complemento real e imaginário que acontece no local de representação.Ele surgiu na Grécia Antiga, no século IV a. C.
Toda reflexão que tenha o drama como objeto precisa se apoiar numa tríade, quem vê, o que se vê e o imaginado. O teatro é um fenômeno que existe nos espaços do presente e do imaginário e nos tempos individuais e coletivos que se formam neste espaço.
O teatro é uma arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades, com auxílio de dramaturgos, diretores, técnicos, que têm como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos na audiência.

2007-01-05 17:01:12 · answer #3 · answered by Alexandre M 6 · 1 0

Sua origem se perde nos tempos, agora, essa arte representativa alcançou um alto nível a partir do teatro da Grécia Antiga.

2007-01-05 19:05:05 · answer #4 · answered by mayakowisky 2 · 0 0

Ninguém sabe ao certo como e quando surgiu o teatro. Provavelmente nasceu junto com a curiosidade do homem, que desde o tempo das cavernas já devia imaginar como seria ser um pássaro, ou outro bicho qualquer. De tanto observar, ele acabou conseguindo imitar esses bichos, para se aproximar deles sem ser visto numa caçada, por exemplo.

Depois, o homem primitivo deve ter encenado toda essa caçada para seus companheiros das cavernas só para contar a eles como foi, já que não existia ainda linguagem como a gente conhece hoje. Isso tudo era teatro, mas ainda não era um espetáculo.

2007-01-05 17:30:57 · answer #5 · answered by Poeta Gino 5 · 0 0

Não sei ao certo, mas se isso pode ajudar, aqui vai:

As Comédias de Restauração de Modos:
Entre 1660 e 1710 foram executadas elegantes peças cômicas com personagens tirados principalmente da aristocracia de Londres. Seus enredos continham intrigas amorosas, engenhosa sugestão sexual e brilhante diálogo social.. Eram notados por seu humor, seu realismo e sua sátira do lado social da vida.

Escritas em parte como uma reação às comédias tipo sala-de-visitas e os dramas da classe média de Noel Coward (1899-1973) e Senhor Terence Rattigam (1911-1977), Olhe para Trás com Raiva se tornou um marco na história do teatro. Apesar de não geralmente aceita como uma grande peça, ela todavia transmite a idéia do descaso e da insatisfação da época com intensidade e vigor, na fala dos jovens

2007-01-05 17:22:03 · answer #6 · answered by loura 2 · 0 0

A consolidação do teatro, enquanto espetáculo, na Grécia antiga, deu-se em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dionísio. A cada nova safra de uva, era realizada uma festa em agradecimento ao deus, através de procissões.

Com o passar do tempo, essas procissões, que eram conhecidas como "Ditirambos", foram ficando cada vez mais elaboradas, e surgiram os "diretores de Coro", os organizadores de procissões.

Nas procissões os participantes cantavam, dançavam e apresentavam diversas cenas das peripécias de Dionísio e, em procissão urbanas, se reuniam aproximadamente 20 mil pessoas, enquanto que em procissões de localidades rurais (procissões campestres), as festas eram menores.

O primeiro diretor de Coro foi Téspis, que foi convidado pelo tirano Préstato para dirigir a procissão de Atenas. Téspis desenvolveu o uso de máscaras para representar pois, em razão do grande número de participantes, era impossível todos escutarem os relatos, porém podiam visualisar o sentimento da cena pelas máscaras.

O "Coro" era composto pelos narradores da história, que através de representação, canções e danças, relatavam as histórias do personagem. Ele era o intermediário entre o ator e a platéia, e trazia os pensamentos e sentimentos à tona, além de trazer também a conclusão da peça. Também podia haver o "Corifeu", que era um representante do coro que se comunicava com a platéia.

Em uma dessas procissões, Téspis inovou ao subir em um "tablado" (Thymele – altar), para responder ao coro, e assim, tornou-se o primeiro respondedor de coro (hypócrites). Em razão disso, surgiram os diálogos e Térpis tornou-se o primeiro ator grego.

2007-01-05 17:01:22 · answer #7 · answered by Lygia Gil 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers