Os Três Reis Magos ou, simplesmente, Magos são personagens da narrativa cristã que visitaram Jesus após seu nascimento (Evangelho de Mateus, 2). A Escritura diz uns magos, que não seriam, portanto, reis nem necessariamente três e, sim, talvez, sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou conselheiros. Como não diz quantos eram, diz-se três pela quantia dos presentes oferecidos. Talvez fossem astrólogos ou astrônomos, pois, segundo consta, viram uma estrela no "oriente" e foram, por isso, até a região onde nascera Jesus, dito o Cristo. Assim os magos sabendo que se tratava do nascimento de um rei da Judéia, foram ao palácio do cruel rei Herodes em Jerusalém. Perguntando a ele sobre a criança, este disse nada saber. Herodes sentiu-se ameaçado e pediu aos magos que, se o encontrassem, falassem a ele, pois iria adorá-lo também, embora suas intenções fossem a de matá-lo. Até que os magos chegassem ao local onde estava o menino, já havia se passado algum tempo, por causa da distância percorridas, assim a tradição atribuiu à visitação dos Magos o dia 6 de janeiro.
Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra. Existem especulações a respeito do significado destes presentes. O ouro pode representa a realeza (além providência divina para sua futura fuga ao Egito, quando Herodes mandaria matar todos os meninos até dois anos de idade de Belém). O incenso pode representar a fé, pois o incenso é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobre ao céu (Salmos 141:2). A mirra, resina antiséptica usada em embalsamamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o martírio, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamamento de Jesus (João 19: 39 e 40), sendo que estudos no Sudário de Turim encontraram estes produtos.
Devemos aos Magos a tradição de dar presentes no Natal. Dos seus presentes dos Magos surgiu essa tradição em celebração do nascimento de Jesus. Em diversos países a principal troca de presentes é feita não no Natal, mas no dia 6 de janeiro, e os pais muitas vezes se fantasiam de reis magos.
Pela tradição popular cristã mais comum no Ocidente os Magos eram reis e se chamavam Gaspar, Melquior (ou Belquior) e Baltasar. Como se pretendia dizer que representavam os reis de todo o mundo, normalmente Gaspar é apresentado como negro, representando a África, mas também como rei da Índia; Melquior, rei da Pérsia; e Baltasar, rei da Arábia, representando as três raças humanas existentes, havendo, contudo, variantes quanto a essas especificações. Em hebraico, esses nomes significam “rei da luz” (melichior), “o branco” (gathaspa) e “senhor dos tesouros” (bithisarea).
Há quem veja na chegada dos reis magos o cumprimento a profecia contida no Salmo 72: “Todos os reis cairão diante dele”.
Na antigüidade, o ouro era um presente para um rei, o olíbano (incenso) para um religioso representando a espiritualidade e a mirra para um profeta (a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade). Melquior ofereceu ouro; Baltasar, incenso e Gaspar, mirra. Estes presentes confirmam o caráter de Jesus (rei, sacerdote e profeta) como símbolo do reconhecimento de quem era aquela criança pobre que acabara de nascer numa manjedoura.
Baltazar que é representado negro, pois veio supostamente da Africa, Etiópia, pois trouxe incenso de presente. Gaspar trouxe mirra, e, assim, seria da Pérsia ou do Egito, dois lugares onde se trabalhava com este material principalmente quando se embalsamava alguém. Melchior ou Belchior trouxe ouro; geralmente os adornos representam origem europeia.
Desde 1164, restos mortais tradicionalmente atribuídos aos três Magos estão numa urna de ouro na catedral de Colônia, em Köln.
2007-01-05 10:44:49
·
answer #1
·
answered by Guiomar F 3
·
0⤊
0⤋
Ninguém pode afirmar que eram reis. Eram sim, astrólogos ou astrônomos ou sacerdotes da religião zoroástrica. Pela tradição popular cristã do ocidente, os magos eram reis e se chamavam Gaspar, Melchior e Baltazar. Como se pretendia dizer que representavam os reis de todo o mundo, Gaspar é apresentado como negro representando a África, mas também como rei da Índia. Melchior ou Belchior, rei da Pérsia e Baltazar rei da Arábia. Os presentes, ouro, incenso e mirra confirmam o caráter de Jesus: Rei, Sacerdote e Profeta.
2007-01-07 00:47:30
·
answer #2
·
answered by eliasgorayebodonto 6
·
1⤊
0⤋
Romario...
2016-05-23 06:38:05
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Os três reis magos eram Gaspar, Melchior e Baltazar.
Eles eram três homens sábios que estudavam as estrelas e o céu. Um dia viram uma nova estrela muito mais brilhante que as restantes, e souberam que algo especial tinha acontecido.
Perceberam que nascera um novo rei (Jesus) e foram até ele.
levavam presentes, e seguiam a estrela que os guiava até que chegaram à cidade de Jerusalém.
Daquilo q me lembro das aulas de Religiao a designação "Mago" era dada, entre os Orientais, à classe dos sábios ou eruditos. Supõe-se que fossem da Arábia, tendo em conta o valor dos presentes (ouro, incenso e mirra).
Um era negro (africano), o outro branco (europeu) e o terceiro moreno (assírio ou persa)
2007-01-05 08:06:35
·
answer #4
·
answered by super nem 3
·
0⤊
0⤋
A Gislane disse tudo.
2007-01-05 08:02:33
·
answer #5
·
answered by napa 2
·
0⤊
0⤋
Os Três Reis Magos ou, simplesmente, Magos são personagens da narrativa cristã que visitaram Jesus após seu nascimento (Evangelho de Mateus, 2). A Escritura diz uns magos, que não seriam, portanto, reis nem necessariamente três e, sim, talvez, sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou conselheiros. Como não diz quantos eram, diz-se três pela quantia dos presentes oferecidos.
Pela tradição popular cristã mais comum no Ocidente os Magos eram reis e se chamavam Gaspar, Melquior (ou Belquior) e Baltasar. Como se pretendia dizer que representavam os reis de todo o mundo, normalmente Gaspar é apresentado como negro, representando a África, mas também como rei da Índia; Melquior, rei da Pérsia; e Baltasar, rei da Arábia, representando as três raças humanas existentes, havendo, contudo, variantes quanto a essas especificações. Em hebraico, esses nomes significam “rei da luz” (melichior), “o branco” (gathaspa) e “senhor dos tesouros” (bithisarea).
acho que te ajuda
gordo
2007-01-05 08:01:25
·
answer #6
·
answered by gordo 4
·
0⤊
0⤋
Balthazar - Belchior - Gaspar
2007-01-05 07:58:18
·
answer #7
·
answered by Cristine 2
·
0⤊
0⤋
Na verdade, a Bíblia não se refere a eles como reis e sim como magos. Os magos geralmente eram aqueles homens estudiosos, cientistas, principalmente astrônomos. Provavelmente, eles viviam na antiga Pérsia, hoje norte do Iraque e Irã ou algum outro país mais a leste. O certo é dizer que eles foram visitar a Jesus porque sabiam das profecias e reconheceram os sinais cósmicos do grande acontecimento.
2007-01-05 07:58:11
·
answer #8
·
answered by Gis 4
·
0⤊
0⤋
boa pergunta tambem quero saber
2007-01-05 07:57:06
·
answer #9
·
answered by Carlos L 3
·
0⤊
0⤋