English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Ele nunca me deu nada....fico 16 anos sem saber se eu estava vivo..e agora estou precisando dele...mas ele nem quer saber de mim...

2007-01-05 07:16:33 · 19 respostas · perguntado por Caos 1 em Família e Relacionamentos Outras - Família e Relacionamentos

19 respostas

Se ele tem condições sim, ele tem obrigação. Mande sua mãe entrar com uma ação, mesmo que seja por intermédio da assistência judiciária do Estado. Ela já deveria ter entrado antes solicitando ação de alimentos que o juiz defere na hora. Na sua idade não sei se ainda tem direito.Mas os estudos ele tem que pagar.

2007-01-05 09:09:19 · answer #1 · answered by eliasgorayebodonto 6 · 0 0

Quando o filho menor deixa de ter direito a receber pensão alimentícia.

O Novo Código Civil alterou a maioridade das pessoas, que antes ocorria com 21 anos e hoje se dá aos 18 anos de idade. Isso gerou uma grande dúvida em relação à pensão alimentícia. Até quando o pai é obrigado a pagar esta pensão?

A pensão alimentícia entre pais e filhos é um direito inquestionável. Basta provar a filiação nesta ação que o pai ou a mãe está obrigado a pagar. No entanto, após os 18 anos esta situação pode se alterar, ou seja, é preciso provar que apesar de ser maior de 18 anos ainda precisa da ajuda financeira dos pais.

O Código Civil diz que é devido o pagamento de pensão alimentícia entre parentes. O filho maior de 18 anos, pode estar estudando e não ter condições de se sustentar sozinho. Neste caso o parente mais próximo que deve ajuda-lo são os pais.

Existia um entendimento que era devido o pagamento dos alimentos até os 24 anos quando este estava estudando em curso superior. No entanto isso não está escrito na lei, mas é entendimento do Tribunal e pode ser invocado quando for necessário.

A maior dúvida está sobre a situação do menor que completa 18 anos de idade, se automaticamente ele perde o direito à pensão alimentícia ou não.

A lei não estabelece desta forma e os Tribunais tem entendido que é necessário ingressar com uma ação exoneratória para colocar fim na obrigação de pagar a pensão alimentícia.

Isto porque os alimentos se baseiam na necessidade de quem recebe e na possibilidade de quem paga. É preciso provar que o filho maior de 18 anos não tem mais necessidade de receber a pensão alimentícia porque já pode se sustentar sozinho.

Ainda que o filho não tenha uma situação estável, o fato dele terminar a faculdade, por exemplo, é um indicativo que já tem uma profissão e pode trabalhar para se sustentar sozinho. É claro que cada caso é um caso e deve ser analisado individualmente na Justiça.

Por último cabe aconselhar aos pais que pagam pensão alimentícia a não deixar de pagar em razão do filho ter completado 18 anos. É preciso constituir um advogado e ingressar com a ação de exoneração provando que ele não necessita mais desta ajuda.

Contratando um advogado, vc ainda pode conseguir as pensões em atraso...espero ter ajudado...[ ]'s

2007-01-05 15:21:37 · answer #2 · answered by b_pbh 4 · 2 0

# O PICURUTA DISSE BEM . ESTÁ CERTO ELE. PAGO FACULDADE PARA MINHA FILHA QUE TEM 23 ANOS E QUE FORMARÁ ESTE ANO SE DEUS QUISER.!*

2007-01-05 15:22:27 · answer #3 · answered by SEM NOME ! 7 · 1 0

Se ele tiver condições financeiras para isto tem sim...se vc estiver estudando ele tem que dar pensão até os 21 anos se eu não me engano...mulher eu sei q é até 24....

2007-01-05 15:48:28 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

e errada a atitude dele mas um erro não justifica outro mostre sua alto estima e também sua capacidade conquistando uma bolsa através do pro uni que esta dando oportunidade a quem se dedica e quer ser incluído socialmente maiores informações através do mec

2007-01-05 15:47:20 · answer #5 · answered by pr_gouveia 4 · 0 0

Se você é registrado como filho dele ou seja,se na sua carteirade identidade no campo filiação consta o nome dele como pai,ele tem todas as obrigações legais com você, como herança,agora com 19 anos você já é emancipado,depende se tem condições de ajuda-lo,depende da convivência entre vocês.Eu teria maior satisfação se pudesse arcar sózinho com as despesas da faculdade de meus.Não entendo como obrigação mas ele deveria ter o maior orgulho de fazer isso por você.

2007-01-05 15:35:05 · answer #6 · answered by OSVALDO Scachorrao 5 · 0 0

Caos colega, temos aqui duas situações distintas.
O lado legal, uso da lei, que poderá obrigar ele a pagar, isso é inquestionável, é um direito liquido e certo.

A outra questão é o lado moral, pense:
Ele nunca lhe deu nada, nunca procurou você, nem quer saber de você, moralmente, você aceitaria esse dinheiro? e veja bem um dinheiro vindo não da boa vontade dele, do amor de pai para ajudar o filho, mas por imposição legal, você se sentira bem?

É um dinheiro maligno ou não?

Se conselho fosse bom, não era dado, era vendido, diz o adágio popular, mas vou lhe dizer: "esqueça", você sobreviveu até hoje sem ver um centavo desse pulha, e agora você quer ir atrás dele com chapéu na mão?

Tenha amor próprio!
Respeite você e sua mãe, a vida se encarregará de cobra-lo.

2007-01-05 15:32:58 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Bem, vamos explicar uma coisa, pessoas sucedidas geralmente tiveram apoio dos pais. A tarefa dos pais é de dar educação até o individuo estiver preparado para viver sozinho. Mas infelizmente, a maioria dos pais vivem do pensamento industrial ainda:" Se ferre, filho, porque eu também me ferrei." Embora isto doa muito nos filhos, meu conselho é: se o seu pai não lhe ofereceu até agora ajuda é devido formação que ele teve.
Não sei o relacionamento com o seu pai, mas se não for uma das melhores, engula a seco e pague seus estudos sozinhos,
nada mais horrivel ter que ouvir que pagou os estudos e você não ganhou dinheiro depois. Infelizmente, o mundo é assim, só nos tornamos melhores nadando contra as marés.
Não ligue o que ele diz, não guarde mágoa, siga em frente, quando você menos esperar estará formado e ele verá o seu sucesso e sentirá o pior dos homens.

2007-01-05 15:28:28 · answer #8 · answered by lua 1 · 0 0

Bem, vc se for estudioso pode passar em uma Faculdade do Governo.....
As Universidades do Governo tem cursinhos muitos tem passado com a ajuda dos Universitários conhecedores das pegadinhas e armadilhas preparada pelos examinadores....levante a cara q vc tem um minuto para ir até lá e se inscrever.....fora o q vc tem pela Internet como vestibular e escola do II Grau ......a sua riquezas é o estudos e ñ os bens materiais do seu pai, qto + rico for+ rico de bens materiais será....

2007-01-05 15:24:27 · answer #9 · answered by adriano g 6 · 0 0

Caos, nenhum juiz vai dizer ao seu pai que ele tem que pagar tudo que você teve de gasto a 16 anos atrás, antes os pais separados ou não tinham um compromisso perante a lei, que dariam suporte educacional aos seus filhos até atingirem a maior idade, hoje em dia não é mais assim os filhos são dependentes dos pais até conseguirem se estabilizar na vida, no caso da facul chega junto do velho, tente sensibilizar seu coração, nada de choros, nada de chantagens, conversem como adultos, se ele realmente tem condições mais não quer abrir mão do dinheiro dele para que você estude... sinto muito deveria procurar um jeito de trabalhar ou ainda um crédito educacional.Tente você viveu 19 anos sem ele!

2007-01-05 15:24:18 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers