No site http://www.metaforas.com.br/infantis/sabetudo.htm você encontrará mais detalhes desse livro. Um abraço.
2007-01-11 04:26:28
·
answer #1
·
answered by Chaguinha Acari RN 7
·
2⤊
0⤋
o título era "O sabe-tudo" e li numa coletânea intitulada "os seis napoleões" (que é uma aventura de Sherlock Holmes), e que tinha ainda "Markheim" de Robert Louis Stevenson, "O Oficial Prussiano", de DH Lawrence com tradução de Vinicius de Moraes
O sabe-tudo é um comerciante indiano que viaja num navio, com o narrador e outros passageiros. É um sujeito extremamente irritante porque sabe de tudo e em tudo quer ter a última palavra.
O narrador simplesmente detesta-o.
Um dia, ao jantar na mesa do capitão do navio, estão o narrador, o sabe-tudo e um casal americano, entre outros, quando se põe a discutir sobre pérolas.
O sabe-tudo, dizia, já fora comerciante de pérolas: "Sei a olho nu distinguir pérolas verdadeiras das falsas. Essas do colar da sra. M (do casal americano) são verdadeiras de primeira ordem... "
" -- Não é possível", diz o sr. M, " eu mesmo as comprei, são imitações baratas..."
"-- Tenho certeza que são verdadeiras!" diz enfaticamente o sabe-tudo. "Deixe-me vê-las de perto"
A sra. M passa-lhe o colar, que ele examina atentamente. Ao perceber que a sra. M empalidecera mortalmente, diz "É verdade, são falsas, enganei-me, são imitações verdadeiramente boas!" disse o sabe-tudo, devolvendo-lhe o colar.
Todos ficaram satisfeitos com a derrota do sabe-tudo, menos o narrador : "Naquela hora percebi que o sabe-tudo podia ser irritante mas também era um perfeito cavalheiro e soubera preservar a honra de uma jovem"
Isto é, o colar era verdadeiro, mas presente de algum amante da sra M, que empalidecera ante o temor de ter seu segredo revelado.
2007-01-05 07:31:13
·
answer #2
·
answered by M.M.D.C. 7
·
1⤊
0⤋