Te explicaram já conforme as teorias de orbitais. Não sei se ainda está estudando, ou em que série estás. Mas veja bem, vou tentar simplificar, certo?
O Elemento Carbono costuma fazer 4 ligações covalentes, então mesmo que existisse uma ligação dupla entre os carbonos C=C não ia estar totalmente certo, porque faltariam duas ligações para serem completadas. Geralmente, essas ligações são completadas com o Hidrogênio. Se a ligação for dupla entre os C, cada um terá 2 H e o nome do composto será eteno. Se for tripla, restam 1 H para cada e o composto é o etino, mas se a ligação for simples, restam 3 H para cada um e você terá o etano.
Espero ter sido mais simples!
Bons estudos!
2007-01-06 01:19:47
·
answer #1
·
answered by Plínio 4
·
0⤊
2⤋
Tudo na natureza tende ao esado de menor energia, ou pelo menos maior entropia.
A configuração C2 é impossível devido a inexistência de um orbital no qual o 4º par eletrônico fique.
Só existe a possibilidade dele formar uma ligação sigma (mais forte e estável) e duas ligações pi (mais fracas) dentro do orbital p em que faz as ligações (lembre-se C (6) : 1s2 2s2 2p2 ) pois somente um dois eixos espaciais (x,y,z) podem-se aproximar o suficiente para formar a ligação sigma. As ligações pi se formam como uma nuvem de elétrons que migram como uma ponte nos demais eixos.
Veja que na família 4A, os elementos que possuem o orbital d ou f podem fazer outros tipos de ligações espaciais porém já são considerados metais.
Outra explicação:
Uma molécula estável também precisa ter momento de inércia nulo.
Assim a configuração mais estável é o carbono ocupando o centro de uma pirâmide de base triangular quando estiver formando ligações simples. Linear ou trigonal plana quando estiver fazendo ligações duplas e linear quando fizer ligações triplas.
Não existe uma geometria espacial em que o vetor resultante seja nulo numa ligação quadrúpla.
2007-01-05 19:07:31
·
answer #2
·
answered by Cassiano Lima 2
·
4⤊
0⤋
pq um carbono nao consegue fazer 4 ligaçoes simultaneas com ele mesmo...........pois devido a repulsao dos eletrons, os 4 eletrons na ultima camada ficam espalhados o mais longe possivel e entao o carbono so consegue fazer no maximo 3 ligaçoes
2007-01-05 07:42:18
·
answer #3
·
answered by Scully 4
·
1⤊
0⤋
O elemento químico Carbono (C), como todos os outros da familia 4A da tabela periódica, possui 4 elétros no seu último nível de energia, ou seja, precisa de mais 4 elétrons para atingir a estabilidade (8 elétrons). As ligações covalentes (aquelas nas quais os átomos compartilham elétrons) são qualificadas em simples, duplas e triplas (não existindo uma que compartilhe 4 elétrons). Um átomo de Carbono ligado à outro por ligação covalente tripla fica com 7 elétrons (4 + 3) no último nível de energia. Por essa razão, é necessária a presença do Hidrogênio (H), elemento da família 1A que apresenta 1 elétron no seu único nível, e precisa de mais apenas 1 elétron para atingir a estabilidade. Relembrando: Na ligação Carbono-Carbono, os dois átomos "C" ficam com 7 elétrons no último nível de energia, precisando de apenas mais 1 para atingir a estabilidade. Esse um elétron restante provém do Hidrogênio (um pra cada Carbono), que faz a ligação deixando os átomos de Carbono com 8 elétrons, os quais atingem a estabilidade.
Resumindo: Os atomos de C entre si nao conseguem compartilhar 4 elétrons, sendo necessária a presença do Hidrogênio. A fórmula estrutural fica: H - C (tripla) C - H
E a iônica: C2H2
Espero que você tenha entendido.. abraço
2007-01-05 07:03:10
·
answer #4
·
answered by BID 1
·
1⤊
0⤋
Simplesmente porque o número máximo de ligações entre dois elementos químicos é 3. Como o carbono tem 4 elétrons na sua última camada, para completar o octeto ele precisa de 4 ligações. Logo, dois átomos de carbono não podem partilhar 4 ligações químicas.
2007-01-06 07:32:19
·
answer #5
·
answered by Cientista 7
·
0⤊
0⤋
e eu sei la
2007-01-05 06:02:44
·
answer #6
·
answered by emersonrs10 5
·
0⤊
3⤋