English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Leiam toda a carta comentem e transmitam.
Colegas, meu desalento não é único, vejo outro Brasileiro que vai ao encontro com o que sinto.
Quanto tudo isso vai parar? Ou mudar?
No meu tempo de faculdade, isto já próximo há 30 anos, encontrei um Sr. de aparência idosa e de origem alemã, numa praça em Curitiba, ele a certa altura, onde reclamávamos da "ditadura" e o "regime militar" embora não mais austero mais ainda vigilante, me dizia: "O Brasil vai levar 100 anos para mudar .... " para encurtar isso, somente uma revolta ou levante civil.
E, se pensarmos bem é isso mesmo. Falta ainda 75 anos para cumprir essa profecia ou o levante civil para acabar com essa estrutura de "estado" inchado, preguiçoso, não funcional, não convergente, desrespeitoso, etc, etc.
Enquanto isso, me conforto com os ecos que encontro navegando, como esse pronunciamento abaixo transcrito de um cidadão Brasileiro.
Sds. Mario

Exma. Sra. Juíza Ellie Gracie.
Presidente do Supremo Tribunal Federal
Consternado e entristecido ouvi ontem , em cadeia Nacional, a melancólica e triste entrevista de Vª Excelência tentando justificar direitos salariais e jetons para si e seus pares.
Tenha certeza Sra Gracie, permita-me assim chamá-la, eu e milhões de Brasileiros fomos dormir, ontem, mais tristes, mais desesperançados e muito, muito mais melancólicos com os destinos de nossa pobre e explorada Nação.
Confesso de coração aberto e com alma de cidadão, que fiquei feliz e emocionado quando a Sra foi escolhida para presidir a mais alta corte da Justiça Brasileira. Em boa e alvissareira hora, substituindo seu antecessor de triste memória e questionável desempenho ético.
Li, nas páginas de uma revista semanal, o belíssimo artigo de sua conterrânea Gaúcha, a admirável e amada LYA LUFT, discorrendo sobre a escolha pelo voto para Governadora de seus estados, três MULHERES. Em seu lúcido artigo, transparecia a esperança depositada nestas mulheres, mães, esposas - reserva moral da família - e talvez a redenção da Pátria.
Decorridos apenas alguns dias, deparo-me com a sua entrevista no citado tele-jornal. Charmosa nos seus anos maduros, simpática e com postura de autoridade, como sempre elegante, com o domínio completo de suas atribuições. Mas, Sra Presidente, que desilusão, que desgosto, que inversão de valores a Senhora nos passou com a defesa intransigente sobre o aumento de seus próprios salários e de uma novíssima modalidade de reforçar seus já generosos contra-cheques - JETONS, JETONS - pagamentos específicos para Vªs Excelências, por reuniões em hora de expediente e com finalidades não devidamente esclarecidas. E mais, retroativos a JULHO de 2005, com os devidos ressarcimentos. E ainda, Sra Presidente, totalmente isentos de Imposto de Renda, esta coisa comezinha e degenerada que só a ralé deve descontar religiosa e mensalmente para que Vªs Excelências tenham seu contra-cheques, mordomias mil e JETONS inexplicáveis garantidos.
Penso que Juízes e assemelhados devam ser bem remunerados. Penso que um magistrado no sagrado dever de suas atribuições, não pode e não deve ficar preocupado com suas contas, suas faturas, e a condução administrativa de seus familiares e as despesas do dia-a-dia. Suas funções e suas atribuições são nobres, belas e importantes demais, para que Vªs Senhorias se desviem, durante seu "expediente" para tratar de assuntos tão corriqueiros.
Mas entre salários - sim, salários - porque Vªs Senhorias são funcionários, e, portanto, são assalariados, assim como eu e milhões de brasileiros, e salários milionários, vai uma grande diferença. No momento em que se discute se o salário mínimo aumentará R$ 17,00 ou R$ 25,00, o Judiciário Brasileiro, o mais bem remunerado do Planeta, pleiteia descarada, abusiva e acintosamente um novo e fabuloso aumento.
O legado iluminista de MONTESQIEU, na sua mais bela obra "O Espírito das Leis-1748", modificou para sempre a História dos povos e das Nações modernas e socialmente justas, prevendo a separação dos poderes, como forma mais adequada de Governo.
No entanto, esses conceitos, que para outras Nações privilegiadas foi uma benção e uma maneira eficaz e correta de governar os povos, para o nosso infeliz Brasil, é uma praga descontrolada. Ninguém controla nada, ninguém processa ninguém, e todos se locupletam.
A Bielo-Rússia é ex-colônia da falecida URSS. Continua um estado totalitário, ineficaz e corrupto. Não tem grandes indústrias, seu comércio é pífio e suas riquezas naturais, modestas. Nem de longe comparar com o fantástico e imenso território Brasileiro, com suas incríveis reservas naturais. Nossa indústria é pujante e moderna, nosso povo é ordeiro e laborioso. Assim mesmo Exma Sra Juíza, aquele pequeno e infeliz País da Europa Oriental teve seu IDH superior ao do Brasil. Por quê? Por que será que caminhamos céleres e firmes para o ralo da História? Não lhe ocorre nada?
O que pensam Vªs Excelências, como estipulam seus estipêndios? De onde acham que saem os recursos que sustentam sua paralisada máquina? Afinal, para que tanta ganância? Porque um juiz da triste Nação Brasileira necessita ser milionário, quando a imensa maioria do povo humilde é miserável e passa fome, não tem saúde, não tem educação, não tem assistência JURÍDICA e não tem esperança?
Acaso tiveram em sua bela e generosa existência Vª Senhoria e seus pares a oportunidade de privar com o simples cidadão? O empregado da Indústria, o trabalhador rural, o peão de obra, a doméstica que levanta às 05h00 para chegar a tempo no seu modesto emprego e receber um salário vil e famigerado? Tenho certeza que não. Vossas Senhorias, todas, não sabem mais dos valores e das misérias da existência humana. A alegria e tragédia de um povo humilde, trabalhador, honrado, digno. Vªs Senhorias todos se perderam nos descaminhos viciados do imenso e fantástico poder que desfrutam e usam até o limite da tolerância da sociedade.
Que espécie de Nação pensam estar legando para a posteridade? O que Vªs Senhorias pensam do futuro de nossos filhos e netos? Até onde aguentará a paciência generosa do povo Brasileiro? Até quando?
Exma. Sra. Presidente Ellie Gracie, sou um simples cidadão, um pai de família, um funcionário público aposentado. Ainda assim trabalho para reforçar minha renda. Porque preciso, porque sei, porque gosto. Convivo diariamente com Homens, Homens com HHH maiúsculo. Peões de obra, assalariados, miseráveis, gente simples, modesta, inculta, pobre e desdentada - com suas roupas sujas, remendadas, com o cheiro inerente aos homens da labuta, o cheiro do suor, do trabalho. O cheiro inconfundível do progresso, da honra, da dignidade humana. O cheiro que certamente para as finas narinas de Vªs Senhorias seria intragável, para mim, que os conheço e respeito, é o cheiro da esperança de um futuro melhor, de uma nação mais próspera, de uma sociedade mais justa e igualitária.
Solicito respeitosamente a Vª Excelência, ou melhor, imploro Sra Presidente, como Brasileiro e cidadão, imploro humildemente do meu modesto e simples lugar: não destrua mais uma vez a esperança de milhões de compatriotas, não compactue com a ganância sem fim de seus pares, não sangrem mais a nação extenuada e prostrada até a última gota.
Deposito no Judiciário Brasileiro a última esperança, o derradeiro lamento, o último grito de socorro. Todos os demais poderes, corrompidos, conspurcados, indiferentes à sorte da Nação ? deles, nada mais espero - senão vergonha, dor, tristeza e desesperança.
Respeitosamente

Gerson Marquardt ? Cidadão, pai, avô. Brasileiro.

23 Novembro 2006

2007-01-05 04:08:22 · 7 respostas · perguntado por Torquarto 3 em Governo e Política Participação Civil

7 respostas

Esse cidadão fez o que todos nós deveríamos fazer ,não devemos ficar calados e ver pessoas passando por cima de toda uma nação para conseguir seus objetivos. Um belo exemplo que deve ser seguido. Com sua permissão vou repassa-la para outras pessoas de bem ...

2007-01-05 04:26:20 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

Por qué lhes parece tão dificil desbancar a esta gente?... politicos corruptos... juizes corruptos... etc.... etc...
A relativamente poco tempo atras, o Brasil não se manifestou de Norte a Sul exigindo a saida do Collor?..
Muitos não pintaram a cara para .fazer a mesma exigencia?....
Em verdade, isto foi instigado por políticos que se escondiam por detras dos bastidores, e que não buscavam outra coisa que beneficios para si propios... Mas resultou!... Resultou!
Porqué, agora, o povo brasileiro não pode fazer o mesmo?
Não digo que tratem de derrubar a todos os corruptos do poder de uma só vez... Isto sería impossivel, sem derramamento de sangue... O que não é recomendavel...
Que se manifestem e comecem a derrubar um grupo de corruptos por vez... Grupos nas cortes... grupos entre os juizes... grupos entre os senadores... grupos entre os deputados...
Un grupo por vez.
Que algum cidadão honesto, patriota, consciente de suas obrigações como cidadão...tome a iniciativa e injete otra vez a este povo brasileiro a confianza e corage que tiveram quando exigiram a renuncia do Collor...
Por exemplo: que comecem se manifestando pela renuncia desta Juiza Gracie (que, por ambição, demostrou merecer a classificação de corrupta) de su corte e de todos os que a seguiram.
E, se isto resulta... pode ser o começo de fim da corrupção no Brasil.
Este heroico CIDADÃO BRASILEIRO que escreveu a carta acima descrita, podería autorizar que a mesma fosse levada a todos os rincões do Brasil, e mostrada... e seu significado, explicado a todos.
Felicito ao autor da pergunta pela felicidade no tema que abordou.

2007-01-05 15:03:41 · answer #2 · answered by omeirelles 6 · 2 0

Merece nosso respeito, nossa admiração e nosso apoio. eu me solidarizo com esse cidadão e ratifico suas palavras, assino embaixo de sua carta. Precisamos de mais homens e mulheres como ele. Precisamos de cidadãos, que façam chegar até os postos mais altos do poder, a insatisfação, a descrença, a desesperança do povo brasileiro frente aos abusos de poder. Não podemos continuar compactuando com a canalhice. Não podemos mais cruzar os braços. O Brasil é do povo brasileiro, os mandatos são outorgados aos políticos para que representem suas bases de apoio, da mesma forma, precisamos de mecanismos para revogar-lhes o poder quando os programas apresentados não forem cumpridos, quando legislarem em causa própria, quando se desviarem do caminho da ética. A reforma política é imprescindível e urgente. Devemos propor mandatos imprerativos ou recall, para que essas práticas sejam banidas do cenário político brasileiro. Ao judiciário chegará a correção, a austeridade, a justiça, quando os demais poderes não mais se locupletarem com o dinheiro público. Para que nossa sociedade atinja o objetivo de liberdade, igualdade e fraternidade a 200 anos proclamada pela revolução Francesa, precisamos que todos os cidadãos participem, cobrem, vigiem.
Só assim teremos garantido um futuro melhor para nossos filhos e netos.

2007-01-05 12:28:07 · answer #3 · answered by Melância 3 · 2 0

Acho q o unico meio q o cidadão dispoe é o da manifestação pacifica e ordeira, sem quebrar um vidro, Gandhi mostrou o caminho, qndo a coisa tem profundas raizes, só uma mudança no modo de agir/ pensar leva a um caminho de liberdade e civilidade.
Mas o povo acha q é td di gratis e não se move, pq nunca é com a gente, temos muito pouco de consciencia, temos q agir mais, mas infelizmente fizeram brasilia distante, exatamente pra ficar longe do povo

2007-01-05 12:22:34 · answer #4 · answered by Sérgio, em tons azuis 5 · 2 0

Tudo isto me cheira a sectarísmo.

2007-01-07 12:33:02 · answer #5 · answered by Sylvio R 2 · 1 0

Venho corroborar com toda explanação feita pelo Sr. Gerson e, como sugestão deveríamos passar essa pergunta para todos que se manifestem sobre o acima exposto e para aqueles que ainda não sabe como funciona a nossa justiça que é cega mas somente para alguns .

2007-01-06 01:07:26 · answer #6 · answered by Thome Sao 3 · 1 0

eu concordo, mas como fazer a revoluçao? se esse povo é corrompido de alma e se vende por dez reais, naum falo do miseravel falo do classe media, muito mais o miseravel ai que se vende por dois reais, sempre submisso ao poder economico e politico seja ele qual for, seja ele ditatorial ou pseudodemocratico........como fazer a revoluçao????????? quando eu servi em tropa de elite, isso a 25 anos atras mesma epoca do seu interlocutor, peguei uma escala de serviço maior do que alguns outros companheiros, isto porque????????? depois de dar baixa eu descobri...é que alguns de meus companheiros "comiam o ku do sargento que fazia a escala de serviço, comiam o kkku dele de outros oficiais e sargentos e de seus amigos", descobri isso por que depois um desses companheiros me mostrou que estava com sifilis e tinha adquirido numa dessas "visitas" ao sargento....isso que se tem as forças armadas como reservatorio moral do funcionalismo publico....tem que ter revoluçao, ela tem que ser educacional, moral e tambem armada (com massacres, execuçoes crueis e barbaras), mas que essa revoluçao seja direcionada para a libertaçao do jugo autoritario que nos impoem as elites dominantes do setor privado e do setor publico, as oligarquias e os coloboradores delas...mas como faze-la?? como obteremos as armas? o dinheiro? o apoio moral? como?????

2007-01-05 12:38:48 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 1

fedest.com, questions and answers