English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Estou com uma pergunta aberta sobre esse assunto: em vez de pagar imposto, os lucros das empresas e indústrias seriam distribuídos entre os cidadãos. Perguntei se concordam e por quê, e ao responderem, alguns questionam os serviços públicos e outros, como infraestrutura. Eis a resposta: tudo ficaria por conta da sociedade. Assim ela seria a maior responsável pelo bem ou mal estar dela mesmo. Não precisam mais culpar os políticos. Por isso a pergunta acima.

2007-01-05 03:41:21 · 3 respostas · perguntado por Clóvis Moreira Santos 4 em Ciências Sociais Economia

3 respostas

A utopia de uma sociedade auto-gestora nos faz refletir sobre a histórica existência do Estado, e de como tornou-se um lugar comum na compreensão e análise das sociedades. Assim, essa experiência histórica não pode simplesmente ser apagada da mente das pessoas, porque elas acham que a sociedade só funcionaria bem se houvesse uma organização administrativa "de cima". Basta ver as propostas que envolvem a questão do desenvolvimento: todas giram em torno da ação (ou omissão) do Estado. Em certo sentido, os cidadãos já pagam pelos chamados serviços públicos privatizados: quando colocam seus filhos em escolas particulares ao invés das públicas, pagam planos de saúde para não terem que ir para os hospitais públicos; muitos, em regime de mutirão, fazem o calçamento das ruas em que vivem, ao invés de ser o serviço feito pela Prefeitura, etc, ou seja, todos serviços públicos conquistados através da luta, consagrados como direitos pela Constituição Federal( Art, 6º). É lógico que podíamos pugnar pelo rebaixamento dos impostos, ou criar uma forma de tributação menos agressiva ao bolso da população, entretanto, é necessário a movimentação da sociedade civil para reivindicar a melhor aplicação do dinheiro arrecadado em impostos com serviços de qualidade, e não simplesmente suprimir a figura do Estado... ( eu não sou um liberal, apenas estou tentando fazer uma reflexão sobre algumas categorias do próprio marxismo sobre a aniquilação do Estado nos tempos atuais, algo que eu acho impossível dentro do desenvolvimento do capitalismo, visto que um é a expressão do outro).

2007-01-05 16:50:19 · answer #1 · answered by ... 3 · 0 0

Não é bem simples como parece...
A política faz parte dos chamados cagos públicos, sendo assim, na verdade, os políticos são funcionários do povo, por que o salário deles, são pagos atraves dos impostos, mas o povo, não sabe exercer seu direito de cidadão, que é cobrando o trabalho dos políticos.

Segundo a sua explicação, e quem é que iria tomar conta do dinheiro? O povo em conta conjunta? Quem te garante que o responsável pelo dinheiro, iria honestamente investir em infra-estrutura e cuidar melhor das necessidades das cidades, da agricultura, do país?

2007-01-05 12:39:45 · answer #2 · answered by *DJ* 6 · 1 0

acredito que naum seria necessario acabar com os impostos, mas é absurdo o imposto do Brasileiro, aqui só cresce o caixa 2 e o imposto, nada mais, o Brasil se continuar assim teremos que ir para o Paraguiiii rsrss.
infelizmente é assim..nós se ferra para pagar imposto e eles queimam em bebida, avião novo e Ferrari, nada mal para um povo que vão em busca de seus direitos.
beijos enquanto ninguém faz nada nós vamos enchendo-os de Real, Dólares e muito mais.......

2007-01-05 12:15:17 · answer #3 · answered by Fernandinha 2 · 1 0

fedest.com, questions and answers