English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-05 03:30:30 · 5 respostas · perguntado por m107 1 em Educação e Referência Outras - Educação

5 respostas

já, eu mesma fui escuteira e o ambiente (pelo menos em portugal) é fantástico, eu adorei e ainda hoje, 16 anos depois de ter saído continuo fascinada por esse mundo...

2007-01-05 03:35:18 · answer #1 · answered by Guida P 1 · 0 0

Sim - Escotismo é um movimento educacional não formal para jovens , sem fins lucrativos, com a participação de adultos voluntários. Tendo como sua proposta o desenvolvimento, juvenil através da pratica, da vida em equipe no trabalho ao ar livre e que o jovem assuma seu proprio desenvolvimento.

2007-01-05 12:52:04 · answer #2 · answered by LUROSA 4 · 0 0

Escotismo ou escutismo[1] é um movimento educacional não formal para jovens, sem fins lucrativos, com a participação de adultos voluntários, fundado pelo lorde inglês Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, tendo como sua proposta o desenvolvimento juvenil através da prática, da vida em equipe, no trabalho ao ar livre e que o jovem assuma seu próprio desenvolvimento.

Índice [esconder]
1 História
2 Promessa Escoteira
3 Lei Escoteira
4 Princípios do Escotismo
5 Ramos de Atividade/Secções
5.1 No Brasil
5.2 Em Portugal
6 Conjuntura
7 Países membros da Comunidade do Escutismo Lusófono
7.1 Angola
7.2 Brasil
7.3 Cabo Verde
7.4 Guiné-Bissau
7.5 Moçambique
7.6 Portugal
7.7 São Tomé e Príncipe
7.8 Macau
7.9 Timor-Leste
8 Lista de escoteiros famosos
9 Ligações externas



[editar] História
Foi criado pelo militar inglês e Lorde Robert Baden-Powell, em 1907, com o objetivo de oferecer algo mais que recreação aos jovens ingleses, Ele queria oferecer educação para a vida. Aventura mesclada com ensinamentos que lhes fossem úteis, desde habilidades manuais, passando por exercícios físicos mas principalmente o desenvolvimento do caráter. Surgiu com o nome de Boy Scout Movement.

Sua proposta, que se fundamenta no desenvolvimento juvenil através da prática, da vida em equipe, no trabalho ao ar livre e que o jovem assuma seu próprio desenvolvimento, não era pensada para constituir um movimento autónomo, mas sim uma ferramenta para as várias organizações juvenis já existentes. No entanto, o estrondoso sucesso do seu livro "Scouting for Boys" (Escutismo para Rapazes) e a espontânea adopção das suas ideias por milhares de jovens rapidamente levaram à constituição de uma associação.


A principal organização representativa internacional é a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME), WOSM em inglês. O Escotismo é o maior movimento organizado de educação não-formal. Em Setembro de 2005 as estatísticas apontam o Escotismo presente em 216 países e territórios, com total de 28 milhões de filiados, havendo apenas 6 países sem escotismo. Já passaram pelo Movimento Escoteiro mais de 300 milhões de jovens desde a sua criação na Inglaterra. Em 2007 será realizado o Jamboree Mundial do Centenário na Inglaterra.


Trabalho ao ar livre e em equipeEste movimento educacional chegou ao Brasil em 1910, trazido por militares da Marinha brasileira que prestavam serviço na Inglaterra. Espalhou-se por nosso país, sendo adotado inclusive como proposta educativa governamental. Com o tempo, foi se modificando, em alguns aspectos se adaptando às mudanças da sociedade, por exemplo, passando a aceitar garotas em seus quadros e ampliando a faixa de atendimento para jovens na idade de 7 aos 21 anos.

Em Portugal, surge via Hong Kong e Macau em 1911, sendo constituída a Associação dos Escoteiros de Portugal em 1913, e em 1923 o Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português. Por esta associação, chega às então províncias ultramarinas portuguesas: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

As ditaduras comunistas, ocupações militares e situações de guerra civil que dominaram estes países nos cerca de 20 anos após as respectivas independências foram responsáveis pelo quase desaparecimento do Escutismo nesses países, tendo no entando ressuscitado em força após o colapso da União Soviética, estando hoje em franco desenvolvimento, ajudado pelas associações congéneres portuguesas e brasileira.

(Nota histórica : os regimes totalitários nunca se deram bem com o Escutismo, que apregoa a responsabilidade individual, a democracia e a paz. O Escutismo foi suprimido em todas as ditaduras comunistas, bem como na maior parte das ditaduras de outro cariz, como por exemplo, na Espanha falangista, na Alemanha nazi, na Itália fascista, etc.

Em Portugal, o Movimento Escutista chegou a ser suprimido pela ditadura de Salazar, mas a pronta intervenção do Arcebispo de Braga Dom Manuel Vieira de Matos, fundador do CNE, permitiu que se voltasse atrás nesta decisão, o que salvou tanto o CNE como a AEP de sofrerem o mesmo destino das suas congéneres espanholas. O Escutismo em Portugal, embora com limitações e a concorrência da associação juvenil estatal, continuou a cumprir a sua missão educativa.





[editar] Promessa Escoteira

A saudação da Promessa EscoteiraNo Brasil




A promessa escoteira (União dos Escoteiros do Brasil) para os ramos Escoteiro, Sênior e Pioneiro é:
"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e a minha pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer à Lei Escoteira."



Em Portugal

A promessa de Escoteiro (Associação dos Escoteiros de Portugal) é:
"Prometo por minha Honra fazer o meu melhor por: Cumprir os meus deveres para com a minha Fé e a Pátria; Auxiliar o Próximo em todas as circunstâncias; Viver segundo a Lei do Escoteiro."



A promessa de escuteiro (Corpo Nacional de Escutas) é:
"Prometo pela minha honra e com a graça de Deus fazer todos os possiveis por: Cumprir os meus deveres para com Deus; Igreja e Pátria, auxiliar o meu semelhante em todas a circunstancia e obedecer à Lei do Escuta."

[editar] Lei Escoteira
Conceitos inerentes à Lei Escoteira
Confiança, lealdade, prestabilidade, amizade, cortesia, respeito e protecção da natureza, responsabilidade e disciplina, ânimo, bom-senso e respeito pela propriedade, integridade.

No Brasil
Os 10 artigos da Lei Escoteira (União dos Escoteiros do Brasil) são escritos da seguinte forma:

O Escoteiro tem uma só palavra e sua honra vale mais que sua própria vida.
O Escoteiro é leal.
O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.
O Escoteiro é cortês.
O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.
O Escoteiro é obediente e disciplinado.
O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

[editar] Princípios do Escotismo
O Escoteiro orgulha-se da sua fé, e por ela orienta toda a sua vida
O Escoteiro é filho da sua Pátria, e bom cidadão
O dever do Escoteiro começa em casa

--------------------------------------------------------------------------------

Em Portugal
Lei do Escoteiro (Associação dos Escoteiros de Portugal):

O Escoteiro é verdadeiro e a sua palavra é sagrada.
O Escoteiro é leal.
O Escoteiro é prestável.
O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.
O Escoteiro é cortês.
O Escoteiro é respeitador e protector da natureza.
O Escoteiro é responsável e disciplinado.
O Escoteiro é alegre e sorri perante as dificuldades.
O Escoteiro é económico, sóbrio e respeitador dos bens dos outros.
O Escoteiro é íntegro nos pensamentos, palavras e acções.

Lei do Escuta (Corpo Nacional de Escutas):

A honra do Escuta inspira confiança.
O Escuta é leal.
O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção.
O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros escutas.
O Escuta é delicado e respeitador.
O Escuta protege as plantas e os animais.
O Escuta é obediente.
O Escuta tem sempre boa disposição de espírito.
O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio.
O Escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas acções.

[editar] Ramos de Atividade/Secções
Os jovens são dividos conforme a faixa etária em vários ramos/secções descritos abaixo.

Todos são voluntários.

Cada ramo possui um programa de desenvolvimento e de atividades apropriados à idade e ao desenvolvimento mental, intelectual, espiritual, físico e social do jovem.


[editar] No Brasil
Alcatéia - 7 a 10 anos. São chamados de Lobinhos, divididos em Matilhas (grupos de 4 a 6 Lobinhos). Trabalha-se a fantasia, utilizando como fundo de cena a História do Livro do Jângal (Mowgli, o menino lobo);
Tropa Escoteira - 11 a 14 anos. São os Escoteiros, divididos em Patrulhas (grupos de 6 a 8 Escoteiros). Trabalha-se a aventura, através da vida ao ar livre;
Tropa Senior/Guia - 15 a 17 anos. São os Seniores e Guias Escoteiras, divididos em Patrulhas (grupos de 4 a 6 Seniores e Guias). Trabalha-se com o desafio aos limites, tanto físico, quanto intelectual, social e espiritual;
Clã Pioneiro - 18 a 21 anos. São os Pioneiros, que se organizam em Equipes de Interesse, com quantidade variável de jovens. Tem como objetivo trabalhar o serviço ao próximo, como forma de melhorar a sociedade em que vivemos.
Os adultos participam de diversas formas. Podem ser Escotistas, que coordenam as atividades com os jovens; Dirigentes Institucionais, que dirigem os Grupos Escoteiros e Regiões Escoteiras (estaduais); ou ainda Dirigentes de Formação, que se ocupam da orientação e formação de outros adultos.


[editar] Em Portugal
Alcateia - 7 aos 10 anos. São chamados de Lobitos, divididos em Bandos (grupos de 4 a 6 Lobitos). Trabalha-se a fantasia, com base na História do Livro da Selva (Maugli, o menino lobo). No CNE tem como patrono S.Francisco de Assis;
Grupo Explorador (CNE); Flotilha (CNE - Maritimos); Tribo de Escoteiros (Júnior)(AEP) - 10 aos 14 anos. São os Exploradores/Moços ou Júniores, divididos em Patrulhas/Tripulações (patrulhas/tripulações de 6 a 8 jovens). Trabalha-se a aventura, através da vida ao ar livre. No CNE tem como patrono S.Jorge;
Grupo Pioneiro (CNE); Frota (CNE - Maritimos); Tribo de Exploradores (Sénior)(AEP) - 14/15 aos 17/18 anos. São os Pioneiros/Marinheiros ou Séniores, divididos em equipas/equipagens (patrulhas/equipagens de 6 a 8). Trabalha-se com o desafio aos limites, tanto físico, quanto intelectual, social e espiritual. No CNE tem como patrono S.João de Brito;
Clã; Comunidade (CNE- Maritimos) - 18 aos 22 anos. São os Caminheiros/Companheiros, que se organizam em equipas/companhas de 4 a 8 elementos. Tem como objetivo trabalhar o serviço ao próximo, como forma de melhorar a sociedade em que vivemos. No CNE tem como patrono S.Paulo.

[editar] Conjuntura
Apesar do número de Escoteiros parecer elevado em números absolutos, é pouco relevante se analisado demograficamente. Considerando os benefícios do Escotismo o número de atendidos poderia ser muito maior, quem lê os documentos escritos por Baden-Powell compreende que ele foi um homem de vanguarda na educação, há um século atrás ele já defendia muito do que hoje é considerado como novidade na educação: vida e trabalho em pequenos grupos, liderança e o uso da ludo educação (jogos), definição de objectivos, importância do exemplo como principal educador são apenas alguns exemplos dentre sua brilhante obra.

O escotismo brasileiro é, hoje, dirigido por uma Única instituição: a União dos Escoteiros do Brasil – UEB, dividida em escritórios regionais distribuídos por diversos estados da federação, certa de 30 profissionais são remunerados para administrar 45 mil voluntários distribuídos por unidades locais de atuação: os Grupos Escoteiros. Nestes Grupos, através dos voluntários, é que se colocam em prática os programas educacionais para jovens. Em Portugal, o CNE e a AEP agrupam-se na Federação Escutista de Portugal, que é a associação reconhecida pela OMME. Apesar da enorme diferença de tamanho (o CNE, com 75 mil jovens, é 37 vezes maior que a AEP) e de implantação (a AEP concentra-se na zona da capital Lisboa) o relacionamento é próximo e muito cordial. Ambas as associações estão divididas em regiões, parecidas mas não coincidentes, uma vez que as regiões do CNE se baseiam nas dioceses católicas e a AEP nos distritos civis. No CNE, as regiões maiores (Braga, Porto, Coimbra, Lisboa) estão divididas em Núcleos.


Todos os adultos que trabalham com jovens são voluntários. Em Portugal, a frequência de cursos é obrigatória antes do adulto ser dirigente. Muito mais do que apenas fornecer actividades, o objectivo dos dirigentes é acompanhar os jovens no seu crescimento, permitindo a estes realizarem as actividades de que gostam, e aprendendo e desenvolvendo-se no processo.

A Organização Mundial do Movimento Escutista define como Princípios do Escutismo 1 - Dever para com Deus (crença e vivência de uma Fé, independentemente de qual seja) 2 - Dever para com os outros (participação na sociedade, Boa Acção, serviço ao próximo) 3 - Dever para consigo próprio (crescimento saudável e auto-desenvolvimento)

O Método Escutista baseia-se em 7 pilares essenciais, sem os quais não se pode considerar Escotismo, a saber: 1 - Sistema de Valores (condensados na Lei, Princípios, Promessa) 2 - Sistema de Patrulhas (a vida em pequenos grupos de jovens) 3 - Sistema de Progresso (conjunto de propostas de actividades e objectivos organizados em níveis) 4 - Presença de adultos (irmãos mais velhos que orientam e evitam percalços) 5 - Aprender fazendo (educação pela acção) 6 - Contacto com a Natureza (palco priviligiado da acção, contacto com a criação 7 - Método Projecto (concepção de objectivos, enquadramento imaginário e actividades pelos jovens)





“Passei e, por muito que eu viva, jamais esquecerei às coisas que lá aprendi”. John Bunjan, in “O Peregrino”.

2007-01-05 11:36:32 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Sim.

2007-01-05 11:36:22 · answer #4 · answered by . 6 · 0 0

fui escoteiro do 57º GEAR capitão Lemos Cunha no Rio de Janeiro dos 10 aos 18 anos
Passei pela tropa júnior
sênior
Pioneiro
Curso de chefia no 51º GEAR Rubem Berta

2007-01-05 11:34:11 · answer #5 · answered by WebMaster 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers