Concordo em número e grau. Mas é sempre bom totarmos algumas medidas de segurança:
Segurança Pessoal - Nas Ruas
Não deixe folhas de cheques assinados no talão.
Não ande sozinho. Sempre que for possível, não se exponha gratuitamente à ação dos delinquentes, passeando desacompanhado por locais ermos e ou em horas avançadas. Em uma festa ou reunião espere pela companhia de um amigo para sairem juntos. Uma forma de prudência é antecipar-se ao perigo, prevenindo-se;
Quando estiver só, escolha seu trajeto, evitando passar por locais desertos e ou pouco iluminados. Mantenha-se alerta ao cruzar com suspeitos e não pare para atender pedidos que lhe despertem desconfiança. Caminhe junto à guia da calçada e atravesse a rua a qualquer sinal de perigo. Ao pressentir a aproximação de estranhos em atitude suspeita entre no primeiro local habitado que encontrar e peça ajuda
Não carregue consigo grandes importâncias em dinheiro ou outros valores. Se o fizer por necessidade imperiosa, procure guardar o numerário de modo seguro e discreto, evitando grandes aglomerações, onde agem os punguistas e descuidistas, assim como em lugares sem movimento onde poderão roubá-lo. As mulheres devem carregar suas bolsas firmemente seguras entre o braço e o corpo, mantendo a mão sobre seu fecho. Siga diretamente para seu destino quando portar valores, não parando em bares ou casas de diversão
Ao parar em pontos de ônibus procure os que se situam em locais de grande movimento, preferencialmente aqueles localizados à porta dos estabelecimentos comerciais
Patrimônio - Veículos
Mesmo estando em sua residência, mantenha seu veéculo trancado, com sistema de alarme ativado.
Procure não parar na via pública. Em casos extremos, procure fazê-lo em locais movimentados e bem iluminados.
Ao estacionar o veículo defrente a sua residência ou garagem certifique-se de que todas as portas estejam trancadas e não de ixe os vidros entreabertos. Se tiver, acione os dispositivos de segurança.
Patrimônio - Residências
Não comente sua viagem perto de pessoas estranhas
Comunique sua ausência a um vizinho de confiança, fazendo contato com ele constantemente para saber se está tudo bem
Combinar com os vizinhos códigos de emergência para sinalizar situaçôes de perigo.
Não deixe jóias ou dinheiro dentro da casa, mesmo que seja dentro de um cofre. Utilize cofre de bancos.
Ao sair de viagem, procure carregar seu veículo dentro da garagem, evitando que pessoas estranhas percebem que você ira se ausentar.
Se puder, instale aparatos de segurança, tais como cadeasos, travas em portas e janelas, olho mágico, interfone, porteiro eletrônico, grades de proteção, ferrolhos, etc...
Desligue a campanhia, assim você deixará em dúvida quem a quiser usar para apenas verificar se o proprietário está ou não em casa.
Evite colocar cadeado no lado externo do portão. Isto poderá denunciar a ausência de seus moradores.
Só deixe as chaves de sua residência com pessoas de absoluta confiança.
Se possível, instale um aparelho de fotocélula para acender e apagar as luzes externas á noite e de dia, respectivamente.
Suspenda a entrega de jornais, revistas, gêneros alimentícios, etc.
Em ausências prolongadas, peça a um parente ou vizinho para visitar sua casa, para demonstrar a presença de pessoas ( abrir janelas, regar jardim, recolher correspondçncia).
Ao sair para o trabalho ou passeio, verificar se todas as portas e janelas estão trancadas. Não esquecer de trancar o portão.
Antes de abrir o portão de sua residência, principalmente á noite, procure verificar se nas imediações se não há nenhum indivíduo em atitude suspeita.
Se possuir animal ( cachorro ), deixá-lo, durante a noite, solto no quintal.
Instale grades nas janelas, alarmes, olho mágico, etc..., e habitue-se a usar estes recursos á noite ou quando a casa estiver vazia.
Não deixe luzes acesas durnte o dia, pois isso significa ausência de moradores. Evite aspecto de abandono.
Cuidados contra estelionatários
Cuidado com benzedeiras, rezas, e despachos. Denuncie os exploradores da credulidade pública e jamais permita que um deles entre em sua casa.
Não compre tapetes havidos como de procedência estrangeira de "turistas" desconhecidos em aperturas financeiras... é o conto do Magliari; são produtos nacionais de baixa qualidade, desprovidos de etiquetas, negociados como falso contrabando, por preços várias vezes superiores ao real.
Ao vender qualquer de seus bens, não se impressione com o alto preço ofertado, investigue antes a idoneidade do comprador.
Não acredite em "honrosas ofertas" de compra de lotes de terreno por telefone. Há malandros que vivem á custa do chamado trabalho de macaco, ou seja, conversa fiada pelo telefone para impingir terrenos "frios" aqueles que crêem estar falando com pessoas de projeção.
Reserve seus donativos e óbulos para entidades idôneas credenciadas pelo Serviço Social do Estado e Serviço de Fiscalização das Associações de Caridade. Não confie na conversa de angariadores que não exibam credenciais legítimas.
Não acredite em "Revelações" e Profecias feitas por ciganas que apareçam em sua casa. Elas só desejam se apropriar de seus valores. Chame a polícia.
Uisque falsificado é antes de tudo um produto nocivo a sua saúde. Acautele-se contra os espertalhões que vendem gato por lebre.
Quando estiver transportando valores não se deixe distrair por qualquer motivo. Cuidado com os descuidistas que vigiam e que querem furtá-lo.
Não dê esmolas pelo telefone ou pelo correio. No geral quem solicita dessa forma não tem coragem de fazê-lo pessoalmente. é vigarice.
Não se deixe levar pelas promessas de curandeiros e charlatões que falam em curas milagrosas. Eles só querem apropriar-se de seu dinheiro em prejuízo de sua saúde.
Cuidados ao viajar
Evite carregar consigo passaporte e cheques de viagem. Em caso de extravio, furto ou roubo comunique imediatamente à Polícia local.
Não ande sozinho em becos, vielas e locais desertos; Acautele-se contra pessoas desconhecidas que o abordarem em casas de diversão.
Em restaurantes abertos não pendure bolsas, máquinas fotográficas ou câmeras de vídeo nas cadeiras e nem as coloque no chão.
Não revele seus dados pessoais a pessoas desconhecidas ainda que sejam eventuais companheiras de viagem.
Utilize somente os serviços de taxi cujos motoristas tenham identificação pessoal à vista. Não use taxi que esteja fora do ponto oficial.
Evite ostentar jóias caras e nem exiba grandes quantidades de dinheiro.
Guarde todos seus valores no cofre forte do hotel, inclusive passaporte e passagens de volta.
Não abra a porta de seu apartamento sem identificar com segurança o visitante. Mantenha-a permanentemente trancada.
Não troque dinheiro com carregadores, agenciadores ou desconhecidos que o abordarem em aeroportos e estações rodoviárias ou ferroviárias. Procure casas de câmbio ou Bancos autorizados.
Não atenda funcionários do hotel que queiram oferecer serviços não solicitados. Comunique à Gerência.
Cuidado com crianças
Não converse com estranhos. Diga para procurarem sua família mas não forneça o endereço.
Não aceite presentes, balas, chocolates ou outros doces de pessoas que você não conhece. Fale claro que você não quer e se afaste deles.
Procure não andar sozinho. Arrume sempre companhia entre seus amigos e se sentir medo ligue para a polícia e explique seu problema.
Quando estiver esperando condução para ir para a escola ou para voltar para casa, evite os pontos de parada em locais escuros e sem movimento.
Se alguém o atacar, tentando agarrá-lo, esperneie e grite bem alto muitas vezes pedindo ajuda.
Se outras crianças o agredirem para roubar, não resista e entregue o que pedirem. Assim que puder peça ajuda da polícia.
Não acredite em estranhos que dizem trazer recado de seus familiares. Peça a uma pessoa amiga que confirme o que estão dizendo.
Se for seguido por estranhos na rua, entre na primeira casa habitada e peça socorro.
Cartão de Crédito e Caixas Eletrônicos
Não escolha a data de nascimento nem repita o mesmo número várias vezes, como senha de seu cartão magnético. Mantenha sigilo absoluto sobre a sua senha.
Nunca guarde o cartão e a senha no mesmo lugar.
Não aceite ajuda de pessoas desconhecidas, que lhe ofereçam isenção de tarifas e outras vantagens financeiras. Se desconfiar que elas se fazem passar por funcionários, avise a gerência da agência. Quando necessitar de esclarecimentos, recorra aos funcionários conhecidos ou identificados.
Exija que as pessoas atrás de você, na fila, observem os limites das faixas que garantem a privacidade do uso dos caixas eletrônicos. Fique alerta à aproximação de estranhos. Não admita a ação de intrusos ou curiosos quando estiver operando o sistema. Instrua seus familiares e amigos a fazer o mesmo. Os malandros visam de preferência pessoas mais idosas ou aquelas que apresentam dificuldades em lidar com equipamentos eletrônicos.
Ao digitar sua senha coloque o corpo bem junto ao teclado, impedindo que seja vista por estranhos que estejam próximos.
Não empreste nem ceda seu cartão magnético, em hipótese alguma. Esteja alerta à presença de pessoas suspeitas no interior da cabina ou nas proximidades.
Tome especial cuidado com esbarrôes aparentemente acidentais, que o façam temporariamente perder de vista seu cartão magnético. Não saia da agência antes de se certificar de que o cartão que lhe foi devolvido é realmente o seu.
2007-01-05 11:46:59
·
answer #4
·
answered by olhos cor de mel 3
·
1⤊
0⤋