English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Com isso só me confirmei de que meu filho é criançona de tudo.

Ele tomou essa atitude porque o proibimos de sair quando ele fica MUITO TEMPO NA RUA SEM SABERMOS POR ONDE ANDA.

Não o proibimos de sair, mas quando ele extrapola os horários e não nos dá satisfação da onde está e com quem eu e meu marido ficamos muito nervosos.

o que fazer?

2007-01-05 01:32:07 · 15 respostas · perguntado por Maurinha 1 em Educação e Referência Outras - Educação

15 respostas

Veja a sua colocação: "ele fica muito tempo na rua sem sabermos por onde anda"
Esse é o "X" da questão.
durante muito tempo ele ficou fora de casa, e vocês não se aperceberam, agora, repentinamente vocês tentam brecar essa brecha, é natural que ele quer voltar para onde esteve "esse tempo todo fora de casa".
Não subestime seu filho, ele não é uma "criançona", não se engane, tente conversar com ele, sem raiva, com paciência, mostre pra ele o amor, não a raiva.
Vá encurtando o tempo dele na rua, sem ruptura abrupta, faça ele vê a importância de vocês na vida dele, o lar, a familia.

2007-01-05 01:46:27 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

A única coisa que vocês devem fazer, é manter uma relação diária de diálogo, isto é pai e mãe.
Não adiante conversar só para brigar ou dar bronca, isso não funciona.
O adolescente precisa muito da presença do pai e da mãe nessa sua fase da vida, mesmo que tente demonstrar o contrário.
É a fase da contestação!

2007-01-08 21:24:49 · answer #2 · answered by Vanessa 5 · 0 0

nessa idade fica dificil dizer o que deve ser feito , passei dificuldade com adolescente e no passado ajudava uma boa conversa , hoje eles não querem nem nos ouvir falar, uma rebeldia sem tamanho , penso que a atitude que vocês tomaram foi a mais acertada ,nada melhor do que bons castigos na hora exata deixe seu marido assumir essa situação e se mantenha calma , dessa forma você pode analizar e assumir o controle da situação

2007-01-06 13:59:36 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Já vi assisti a uma situação como essa e a solução foi a seguinte: Chame seu filho p/ conversar e trate-o de forma que ele não se sinta chamado de "criança". Faça-o se sentir um "homenzinho responsável". Elogie os pontos positivos dele. não evidencie os pontos negativos, pois isso "cutuca" e só atrapalha nestes momentos. Procure ouvi-lo, mesmo que ele fale muitas bobagens não o interrompa... deixa ele falar até cansar (é normal ele falar bobagens, pois não tem experiência de vida e diz se baseando no pouco que viveu). Quando ele der oportunidade, faça algum comentário (mas não em tom de obrigação). Durante esse bate-papo tente demonstrar seus sentimentos de mãe e pai a ele (sem se alterar, ok!), faça-o se sentir bem e seguro; e depois peça pra ele se colocar no seu lugar. Ah! E talvez não seja um papo de um dia, pode ser q vc tenha q trocar idéias c/ ele mais uns dias. O objetivo é comovê-lo, tocá-lo, fazê-lo sentir um pouquinho de peso da responsabilidade e enxergar não só o lado dele mas tbém o lado da mamãe e do papai.
Na situação que conheci, isso funcionou muito bem. O adolescente mudou de idéia, reconheceu q estava cometendo um grande erro e até pediu desculpas aos pais. Não sei se será o caso de vcs, mas espero que dê certo, né?!
Boa sorte!!
Bjs,

2007-01-05 11:37:12 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Vocês estão com razão, seu filho não tem idade para ficar até tarde na rua sem dar satisfações, porém se ele já se julga dono do seu nariz que ele siga seu caminho, mas sabendo que vocês continuam sem concordar com o que ele faz. Isso é coisa de criança, chame ele para uma conversa junto com seu marido, e mostre a ele que a vida não é assim como ele pensa, que ele tem que estudar muito ainda para construir um futuro, e que a maioria das amizades não leva a lugar nenhum, algumas levam até a lugares péssimos, como cadeia ou cemitério. E que vocês só querem o melhor para o futuro dele. Ele vai compreender.

2007-01-05 11:32:05 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

agora me liga que te conssolo, ou tc pra mim leosb_leal@yahoo.com.br

2007-01-05 09:59:13 · answer #6 · answered by leonardo 2 · 0 0

Converse com seu filho na boa sem brigas e palavrões, talvez vocês não se dão conta, mas o filho de vocês pode achar vocês muito rigorosos, converse com ele, fala que vocês o ama e que ele não precisa sair de casa por causa disso, porque ele ainda não é adulto o suficiente para sair de casa, vai por mim falo por experiência própia, as vezes uma palavra muda tudo, não ignore o seu filho e isso que ele fez não foi uma atitude de crianção, foi uma atitude sem pensar é assim mesmo adolecente pensa que pode tudo mas com o tempo muda.

2007-01-05 09:55:57 · answer #7 · answered by Dulce 4 · 0 0

Às vezes é difícil para os adolescentes ficar sob as ordens de pessoas que se preocupam com eles, quando nessa fase da vida, só o que se quer é ser independente e desestabelecer os laços da infância.

Mostre para o seu filho que com 15 anos ele já tem idade para assumir as algumas responsabilidades e traçar os seus caminhos sozinho, mas que sempre vai ter os pais por perto se precisar.

Acho que, claramente, neste caso, castigo não vai adiantar. Diga para ele (sem se exaltar) como tu te sentes quando ele não dá notícias, por ele ser tão importante pra ti.

2007-01-05 09:50:16 · answer #8 · answered by Ronaldos 2 · 0 0

Conversa, muita conversa com seu filho, com autoridade....15 anos é uma idade de rebeldia, isso é normal, causando afliçãoem vcs pais.Uma psicoterapia dando limites e disciplina de comportamento pode ser adequado para seu filho, mas com amor.Sugiro alguns livros do Içami Tiba sobre educação de adolescentes...

2007-01-05 09:48:08 · answer #9 · answered by JAS 7 · 0 0

Cris, te aconselho a tentar sentar e conversar com ele.
A fase que ele vive é muito confusa, e ele faz interpretações muitas vezes achando que as pessoas estão contra ele. Tenha paciência e coloque as cartas na mesa. Se ele quer poder fazer o que gosta, terá que balancear fazendo também o que precisa, dê tarefas dentro de casa para que ele de conta e ensine-o noções como o porque de poupar o dinheiro.


Boa sorte!

2007-01-05 09:46:39 · answer #10 · answered by Plínio 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers