É claro que não!!! Sou negra, de origem humilde e com um Q.I. dentro da média, mesmo assim, fui aprovada em três vestibulares de uma universidade federal e um concurso público; desses três ingressos no ensino superior, concluí duas faculdades (Educação Artística - habilitação em Desenho e Direito) e estou quase me aposentando (se as novas regras permitirem) no serviço público. Nunca fiz "cursinho pré-vestibular" (as aspas é por ironia, mesmo) e nunca recebi quaisquer benefícios ou prerrogativas - aliás, nunca aceitaria ser tratada de forma diferente, porque eu não sou diferente de ninguém...
Sou absolutamente contrária às cotas porque elas são um estigma que vão perseguir o suposto "beneficiado" pela vida afora ("-Tá vendo aquele negrão? Só se tornou médico porque entrou no sistema das cotas..."). Não se faz inclusão excluindo a possibilidade de igualdade. Deve-se investir no ensino de 1º e de 2º grau, para formar vestibulandos com reais condições de igualdade e não distribuir cotas para acentuar a desigualdade e marcar para sempre a carreira profissional de uma pessoa. É desumano para ambas as partes: quem não se classifica mesmo somando mais pontos e quem se classifica "de favor".
Existe uma outra questão que diz respeito à miscigenação no Brasil: aqui, são raras as famílias que podem ser classificadas como de raça ariana (geralmente, são descendentes diretos de europeus); a maioria dos brasileiros é fruto de uma mistura de raças que torna muito difícil a identificação de afro-descendentes (outra expressão que eu abomino, porque pessoas nascidas no país são brasileiras e não "afro-descendentes").
Finalmente, acredito que o sistema de cotas especiais no vestibular fere o direito constitucional de igualdade. Quando prestamos prova em um vestibular ou em um concurso público, qual a recomendação que sempre vem em destaque nas instruções? Não identificar a prova! Entendo que com a nova regra as provas dos "cotistas" devem ser identificadas, para integrarem um grupo especial na hora da correção... e isto não me parece um procedimento que esteja de acordo com os ideais de democracia e desenvolvimento do nosso país!
2007-01-05 00:49:05
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não concordo... isso é uma forma de discriminação, todos tem capacidade de passar em qualquer faculdade, baste q estude ....
2007-01-05 03:23:34
·
answer #2
·
answered by val 1
·
0⤊
0⤋
É, realmente, esse sistema é injusto. Além de ser uma outra forma de descriminação. Já que todos têm direito à educação, todos são iguais, e deveriam ser iguais também na hora da prova. Não é porquê o cara é "privilegiado" por esse sistema que ele pode ter só 150 e tirar sarro da cara de quem teve 180.
O Brasil consegue estragar tudo.
Eles deviam retirar esse sistema mesmo. Dando prioridade aos que tiram notas abaixo do necessário e eliminando os que tiram acima, não adianta muita coisa.
2007-01-05 01:00:12
·
answer #3
·
answered by melissa prado 2
·
0⤊
0⤋
Com certeza ão é dando uma colherzinha de chá quanto ao estudo que vão se redimir por anos e anos de opressão e preconceito. Não concordo com esse negócio de cotas, pra ninguém, nem com cor diferente, nem com tamanho nem nada. Tenho diversos amigos que se esforçam pra caramba e entram em excelentes faculdades apenas contando com o seu esforço em estudar o suficiente. Nnao tem essa de falta de acesso à informação e recursos. Existem bibliotecas públicas, não é? Acesso aos livros, todo mundo tem! Força de vontade é o que falta a muita gente.
Agora, uma questão interessante: quanto mais facilidade, menos esforço a pessoa vai ter que fazer, certo? E como é que essas pessoas se mantém dentro de universidades federais???? Para muita gente que rala durante muito tempo pra entrar numa dessas já é difícil entrar!
E.... PRA QUE DISCRIMINAR MAIS???
2007-01-05 00:51:17
·
answer #4
·
answered by Nany Souza 2
·
0⤊
0⤋
Na verdade, pelo que me falaram, a questão não é somente dar uma vaga para negros por causa da cor... parece que essas tais cotas foram criadas para, digamos, se redimirem, pedirem desculpas aos negros pela escravidão que sofreram em nosso país... vendo por esse lado, eu até concordo... pq a sacanagem que o povo fez com eles... merece sim, algum tipo de castigo... mas se não fosse assim, tb não concordaria....
2007-01-05 00:30:26
·
answer #5
·
answered by Cristiane B 1
·
0⤊
0⤋
Isso sim, é discriminação...
Um ensino pobre como está o nosso e ainda por cima esse paternalismo todo...
É coisa para ganhar voto...ser bonzinho e pai dos pobres...
Se tivéssemos um ensino fundamental e médio de primeira categoria, se poderia entrar na faculdade sem nem mesmo prestar vestibular...Há casos, aqui no Pará, de alunos de 5a. série que ainda não sabem ler...Que condições tem esse ser de se sair bem numa faculdade? No 2o. grau é uma lástima!!!
2007-01-04 23:57:31
·
answer #6
·
answered by ella 4
·
0⤊
0⤋
Concordo com você.
Cota em universidade é discriminação, seja com branco,negro,índio,deficiente,etc.
A educação tem que ser gratuita e para todos.
Sem essa de vestibular.
As pessoas tiram notas baixas porque o ensino básico é, com o perdão da palavra,uma M.*****.
2007-01-04 23:56:07
·
answer #7
·
answered by Carlos 3
·
0⤊
0⤋
Essas cotas, eu acredito que seja uma forma de discriminação, de preconceito, fazendo isso, estão falando que os negros não tem capacidade de estudar e entrar numa faculdade como as pessoas de outras raças......abraço
2007-01-04 23:50:57
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu acho que as cotas são uma forma de discriminação que queriam combater criando esse sistema. Se uma pessoa negra tem capacidade, não precisará das cotas especiais. Já pensou, na Universidade, todos apontando para a pessoa e dizendo: "ah, esse aí só passou por causa das cotas!". Fica muito chato.
2007-01-04 23:45:18
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋