Acho que vocês dão uma importancia demasiada para esse fato. Mesmo como maior potência mundial a China ainda assim não será capaz de dar a sua população a igualdade social, as seguranças no campo trabalhista, o respeito a tratados internacionais sob diversas áreas. Isso tudo sem contar com a questão ambiental que no caso daquele pais já está perigosamente próxima dos limites aceitáveis e em muitas províncias já passou a muito desses limites.
No sertão nordestino brasileiro vive-se muito melhor que em milhares de localidades na China e assim continuará durante muitos anos mesmo depois de aquele pais se tornar a maior potencia mundial. Somos a maior economia da America do Sul, ainda assim, de forma geral, os chilenos vivem melhor que nós. Ser uma potência economica por si só não quer dizer nada.
Mesmo como maior potência a China permanecerá como periferia, assim como o Brasil. A posição chinesa se mantem pelo seu imenso mercado consumidor e uma maior inserção dos chineses dentro do cenário mundial alem de outros tantos aspectos de menor vulto mas também importantes, algo que a India ainda tem dificuldades em alcançar.
Se isso será bom ou ruim para nós, dependerá de nossa capacidade de se aproximar daquele mercado e nosso senso de oportunidade no que tange a sermos capazes de se antecipar a uma nova realidade.
Se a China potencializar a inserção de sua população a uma melhora em suas qualidades de vida, acho que o Brasil se dará muito bem afinal qualidade de vida passa por alimentação, por exemplo, e sendo o Brasil o "grande celeiro do mundo" isso nos favorecerá muito.
Mas confesso que tenho uma esperança. Com maiores pressões no consumo e já que as tecnologias não acompanham tal pressão, sem contar que as questões ambientais não pode ser colocadas de lado. Quem sabe o crescimento (e desenvolvimento) da China e India não provoquem também um desenvolvimento em regiões da África e Ásia através da necessidade de alimentação e materias-prima. A integração do mundo através do comércio poderia gerar um "boom" nas relações humanas. A subida da China poderá gerar um crescimento sem precedentes para toda humanidade. Se isso não provocar o fim do mundo, certamente provocará o inicio de uma era melhor.
Espero!
Valeu?
Barbosa!
2007-01-05 00:34:42
·
answer #1
·
answered by BARBOSA® 7
·
1⤊
1⤋
Eu sou d origem chinesa e claro q estou gostando disso tudo! Sinceramente não sei se a China q será superpotência daqui uns 20 anos (minha opinião) terá o mesmo perfil d hj qto a política e economia. Agora não esperem uma China 100% ocidentalizada, isso é bobagem! Estamos falando d uma civilização q possui uma cultura + antiga e na minha opinião mto + superior em conhecimento sabedoria q a ocidental e "largar" essa cultura p/ adotar a ocidental, francamente! Cá entre nós, vc trocaria uma Ferrari por um fusca? É claro q qdo há diferenças d cultura, sempre haverão d existir os preconceituosos q acham q só a cultura deles é q presta, a dos outros é estranha, etc, etc. - pergunta p/ os inúmeros chineses q vivem no Ocidente se eles não sofreram pequenas e mtas vezes imperceptíveis demostrações d preconceito por parte dos ocidentais. Tranquilizo a todos q tem essa preocupação: jamais ataquem a China como fizeram os europeus no século XIX, pq dessa vez o furo é + embaixo! A China já conhece o caráter d alguns povos "defensores" da liberdade e dos direitos humanos....
2007-01-05 07:58:56
·
answer #2
·
answered by boiler_viewer 6
·
2⤊
1⤋
pod ser possivel, mas o China ter qua arcar com mt recursos e apoio de paises....pois o EUA, não eh a potencia, ele fica sendo a potencia porque muitos paises a tem assim, mais exitem muitos outros paises que são as potencias.EX:as coreas, japão e ate a propria china!
2007-01-05 07:46:23
·
answer #3
·
answered by Ander 4
·
1⤊
0⤋
BINGO! Sempre digo que quando isso acontecer, eu felizmente estarei morto e enterrado...
2007-01-05 07:38:08
·
answer #4
·
answered by Blabla U 6
·
1⤊
0⤋
È bem possivel! Isto seria o caos .A China està super adiantada
em tecnologia e logicamente no comercio internacional .Com certeza nosso pais que ja consome de quase tudo que vem de là corre esse risco.
2007-01-05 07:52:33
·
answer #5
·
answered by Coka 1
·
1⤊
1⤋
Acho pouco provável. Se a economia da China continuar a crescer assustadoramente, como tem acontecido, o mais provável é que daqui aproximadamente 200 anos ela chegue perto do Brasil. Agora superar o EUA é difícil, é mais fácil o Chile. Lembre-se que estamos falando de um país socialista e que agora é que está descobrindo as vantagens do capitalismo.
Existem países europeus que têm mais chances.
2007-01-05 15:10:05
·
answer #6
·
answered by Douglas o sabe tudo 2
·
0⤊
1⤋