Sou d origem chinesa e na cultura oriental isso não é visto c/ bons olhos, apesar d não haver impeditivos legais, digamos assim. Na minha opinião uma arte marcial não é como um shampoo q vc usa um, na semana seguinte usa outro e na semana seguinte outro....as artes marciais são expressões culturais específicos dos povos orientais: o kung-fu é produto e orgulho chinês, assim como o karatê o é em relação a cultura japonesa, o tae-kwon-do em relação a cultura coreana, etc. Mas aki no Ocidente a prática das artes orientais dificilmente aborda a questão filosófica talvez por diferença d questões culturais-filosóficas. Em outras palavras, arte marcial no Ocidente é só uma prática esportiva, ao contrário da visão oriental.
2007-01-05 01:34:26
·
answer #1
·
answered by boiler_viewer 6
·
1⤊
0⤋
Se ele for realmente um "mestre" ele não vai considerar "traição" temos acima de tudo que ter um bom senso!!! Se o teu mestre for realmente homem vai entender!!!
Eu particularmente acho que não tem nada a ver, porque você deve ter os teus motivos para ter parado de treinar!!!
Treinei Capoeira em academias diferentes, e percebi que o mestre espera que realmente o aluno continue treinando com ele, mas também devido a diversos outros problemas você não pode treinar com ele como estudo, deslocamento até a academia e o trabalho. O que gera a imcompatibilidade de horários e quando você está de folga não poder treinar com o mesmo mestre. Eles entendem isso também, a não ser que adaptem o horário de aula a tuas folgas!!!
Nós capitalistas vemos como um comércio, você vai a uma academia, paga para treinar e quando não temos condições de pagar ou queremos mudar de academia, simplesmente mudamos porque encontramos uma academia melhor ou mais próxima de casa!!! São relações de consumo!!!!
2007-01-05 05:31:59
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Bobagem cara, meu pai praticou, Karatê, Tae Kwon Do, Judô, kung Fu, Jiu Jitsu e agora quer fazer Krav Magá. Que problema existe nisso, pratique o que vc quiser com quem vc quiser, este é um país livre.
2007-01-04 22:55:33
·
answer #3
·
answered by salazar 4
·
2⤊
0⤋
Oi eu sou praticante de karatê.
Eu acho que não é traição não, o seu antigo mestre por acaso ainda não da mais aula? Porque se ele ainda é professor você pode voltar a praticar com ele.
Sem problemas o seu antigo professor não é criança ela entenderá por qualquer motivo que seja.
E se você gosta de kung-fu porque mudar de arte?
Eu acho que você não deveria.
Mais afinal quem decide é você.
Espero que consiga resolver esse problema.
2007-01-05 03:07:27
·
answer #4
·
answered by Thamynha 2
·
1⤊
0⤋
Olá. Como você postou anônima, não sei seu nome.
O Kung Fu (ou Wu Shu) é um ramo de estudo milenarmente desenvolvido na região da atual China.
Antigamente era comum nesta região a abertura de escolas de Kung Fu. Mas "escola" tinha um significado mais abrangente do que o existente hoje em dia.
Eram centros de treinamento de artes marciais de tempo integral, onde o mestre geralmente morava com muitos alunos.
Era como uma grande família.
Todos acabavam ajudando nos serviços do centro.
E existia muita rivalidade. Havia disputas acirradas de luta entre as escolas, no sentido de se sobressaírem em termos de técnicas.
Neste contexto, era absurdo um aluno deixar uma escola para ingressar em outra, trocando de professor e mestre.
Era como se fosse uma traíção.
Mas o Kung Fu não era treinado somente nestes lugares. Havia também os centros filosóficos budistas/taoístas, onde monges treinavam o corpo e a mente para a paz, sendo o Templo Shao Lin o mais conhecido por nós ocidentais, devido aos muitos filmes feitos.
Com o êxodo chinês dos últimos dois séculos, esta arte marcial acabou sendo levada para muitos países ocidentais e ensinada para os não sino-descendentes.
Acabou se tornando uma luta que poderia ser aprendida em escolas mais tradicionais como a nossa, na qual o aluno permanece somente o tempo do treino, e geralmente paga uma mensalidade.
Isto em nada deturpa ou tira a essência do Wu Shu. Apenas o adapta aos nossos costumes.
Inclusive hoje na China este tipo de ensinamento é amplamente utilizado, inclusive no atual Templo Shao Lin, onde qualquer pessoa do mundo pode passar uma temporada estudando e praticando esta arte.
Depois de todo este comentário, chegou a hora de te responder.
Tudo que é feito por seres humanos, carece de perfeição.
Nós temos defeitos e qualidades e temos que aceitar isto.
Assim ocorre com os mestres, professores, alunos, ajudantes e fãs de Kung Fu.
Parece-me que este seu antigo mestre (ou professor, pois mestres mesmos, reconhecidos, são difíceis de achar aqui no Brasil) possui uma mente mais limitada no sentido de abrir os horizontes dos alunos.
Um verdadeiro mestre não só aprovaria que você estudasse com outros professores, e até outras artes marciais, como também deveria incentivá-lo ao máximo a tomar este caminho.
O próprio Mestre (este sim, reconhecido) Bruce Lee passou sua vida lutando contra estes preconceitos.
Ele dizia: "Seja como a água que adapta-se ao recipiente que a contém".
Ou seja, adapte-se ao ambiente, aos outros seres humanos. Estude aquilo que te fortalece o corpo e a mente, e descarte o que te limita.
Ele chegou a estudar Karatê e Esgrima, entre outras coisas, para poder crescer como ser humano e atleta.
Não ligue para o ódio. Ninguém no mundo consegue agradar a todos. Sempre haverá quem não goste de você, e quem te diga para desistir, esquecer, não enfrentar as dificuldades.
Os fracassados acreditam sempre no que os outros dizem, e não fazem nada para mudar a si mesmos.
Os realizados acreditam sempre em si mesmos e estão em constante mudança.
Deixe seu professor pra lá. Se houver alguma dificuldade com ele, tente lhe explicar que você quer aprender mais. Ele mesmo acabará, um dia, aprendendo isto.
E, legalmente, eticamente e moralmente, não há impedimentos para que você cumpra seu destino. Siga em frente. Busque outro professor. Se não agradar, busque outros.
Você pode encontrar mais dados sobre isto nas associações nacionais de Kung Fu, aqui do Brasil. Entre em contato com eles. Você verá que pode treinar sim onde você quiser. Deixei alguns links abaixo (em referências) para consultas.
Um grande abraço fraternal
Paz e luz
William
2007-01-05 00:05:27
·
answer #5
·
answered by Will Kung-Fu 2
·
1⤊
0⤋
Tente treinar outro estilo de Kung Fu. Eu também parei de treinar por motivo de trabalho, mas estou com muita vontade de voltar. Kung Fu é superação e perseverança. Em se tratando de traição, talvez um de vocês não seguiu à risca o segundo e o terceiro juramento do Kung Fu. Só depende de você voltar a treinar.
2007-01-04 23:04:36
·
answer #6
·
answered by Leo Lé 6
·
1⤊
0⤋
não entende de fidelidade marcial, mas se vc nao tem vontade de continuar com o mesmo mestre, é pq de alguma forma, ele falhou com vc...
tenta descobrir onde, conversa com ele e nao desista do seu esporte
bjs
pcat
2007-01-04 22:50:53
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
jackie chan se eu não me engano luta wushu shaolin, wushu moderno e Hapkido, e ainda sim é adorado na china. Inclusive as musicas dele (sim jackie é cantor) fazem muito sucesso lá.
isso de fidelidade a arte marcial existia ate a pouco tempo, mais não existe mais, você pode sim mudar de mestre (ou professor) ou ate mesmo praticar outra arte marcial, nada te impede, mais se você gosta realmente de kung fu não precisa praticar outra arte marcial só por causa do seu antigo mestre, mude de academia que não terá problema nenhum. O meu professor de wushu moderno saiu de de outro estado pra dar aula em Brasília em outra associação, e não teve problema algum, alias acho que o único problema foi o fato de ele ter que refazer todos os exames de faixa novamente (mais isso porque ele é professor) não se preocupe porque isso não vai acontecer com você.
2007-01-08 10:18:34
·
answer #8
·
answered by Pensante 3
·
0⤊
0⤋
Cara amiga(o) anônima(?!?), em primeiro lugar boa tarde!
Sobre às suas dúvidas,eu discordo dessa sua postura, pois quem realmente ama aquilo que faz,não abandona(pode parar por um breve período de tempo,mas jamais abandona o que começou); fugir do caminho da sua arte raiz,só pelo fato do seu mestre,não condiz(ou teve uma postura ética,da qual lhe desagradou),não ira resolver seu problema em nada,igual à nada.Faça o seguinte:
* Venha fazer uma aula de Sipalkido ou Hapkido ( KiJutsu-Ryu) comigo.Eis o meu e-mail. eclamyr_daruma_20040@yahoo.com.br
Abs.Fraternos.
Kyu Sa Nim Eclamyr Daruma
Ou se desejar,acesse o meu site:
amantes do hapkido( amantesdohpkido@grups.com.br).*
2007-01-06 05:21:10
·
answer #9
·
answered by Eclamyr_Daruma 4
·
0⤊
0⤋
Aff!!!
2007-01-04 23:46:02
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋