English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

7 respostas

Através da força gravitacional.

2007-01-04 21:53:05 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

A Lua influencia a Terra por atração gravitacional. Todos os corpos exercem sobre os outros essa força. eu, aqui da minha casa, exerco sobre você, e vice-versa. só que a lua ´´e imensa, portanto exerce muuuita força sobre a Terra, por isso as marés.

2007-01-05 13:33:08 · answer #2 · answered by Geólogo 1 · 0 0

Cientificamente comprovado é q a Lua influencia nas marés, mas influência nos cabelos isso é aí é coisa d comercial d TV p/ vender calendário d corte d cabelo

2007-01-05 08:21:17 · answer #3 · answered by boiler_viewer 6 · 0 0

LUA
Entre o mito e a ciência

A ação da lua cheia sobre o homem vem sendo registrada, há muito tempo, como um dos fatores responsáveis pelo aumento da agressividade humana. Tal idéia foi institucionalizada através de diversas lendas e histórias como a dos lobisomens e a do Chapeuzinho Vermelho.

Miguel Glugoski



Não há ninguém que não se impressione com a Lua. Seu calculado e sempre repetido passeio pelo céu, começando como risquinho de luz no horizonte até formar uma bola perfeita de fogo frio e, depois, desaparecer aos poucos, inspira poetas e músicos, estimula superstições e encanta cientistas. Em milhares de anos, os povos foram colecionando histórias em torno do satélite da Terra, atribuindo-lhe forças benignas ou malévolas que influenciariam todas as atividades humanas. É o agricultor que semeia e colhe em determinadas fases da Lua, o criador de gado que só castra seus animais na lua cheia, o candidato a careca que evita cortar a juba na crescente, a mulher grávida que foge do banho de lua para não ter filho mentalmente fraco. Já foi pior. Em nome da Lua, responsabilizada pela agressividade humana, se caçavam pessoas transformadas em lobisomens na meia-noite da lua cheia.
Se na maioria dos casos é fácil identificar o mito, em outros a fronteira entre a crendice e a ciência é uma linha para pesquisa. Porque não há dúvida de que alguma força a Lua possui e a exerce sobre o universo. Assim, ninguém duvida que as marés se devem às forças conjugadas de atração da Lua e do Sol sobre a Terra, balançando ritmicamente as águas oceânicas. E foi pensando nos limites entre folclore e conhecimento empírico que um dos astrônomos brasileiros mais conhecidos, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, está para publicar o livro Lua, do mito à ciência. A obra do pesquisador titular do Museu de Astronomia e Ciências Afins, do Rio de Janeiro, autor de mais de 50 títulos, entre os quais o Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica, deve ser lançada no próximo ano.Outro professor, Salim Simão, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP de Piracicaba, de tanto observar que o pessoal do campo se guiava pelas fases da Lua nas atividades de plantio, não apenas de hortaliças como de bambus, decidiu tirar as dúvidas a limpo. Por longos anos foi plantando e semeando os mesmos bambus e as mesmas hortaliças em fases diferentes da Lua, e comparando os resultados. Sua conclusão: é mito. Mas não convence os camponeses. Em Cunha, no Vale do Paraíba, Oracy Pereira de Almeida, 44 anos, mais de 20 semeando, plantando e criando boi, reage: "A ciência está errada". A ciência não está errada, pelo menos quando explica as marés. Segundo o professor Mourão, "apesar das inúmeras crenças sobre a influência da Lua no meio ambiente terrestre, a única comprovada cientificamente é a que provoca o fenômeno das marés. Tal fenômeno consiste na oscilação periódica do nível das massas líquidas que envolvem o nosso planeta, movimento que resulta da ação conjunta das atrações que a Lua e o Sol exercem sobre os mares e oceanos. Sua intensidade depende também do movimento de rotação da Terra e das condições locais do relevo submarino onde ocorrem". Mourão ensina que "a força que dá origem às marés é diretamente proporcional à massa do astro que a exerce e inversamente proporcional ao cubo da distância desse astro. Isso significa que a ação lunar tem uma influência duas vezes superior à solar apesar da maior massa do Sol. As grandes diferenças entre as massas da Lua e do Sol são compensadas pela maior proximidade do nosso satélite". O astrônomo acrescenta: "A ação da Lua e do Sol desenvolve forças elementares periódicas. O período de cerca de um dia constitui a maré diurna, cuja amplitude está relacionada à declinação dos astros que a produzem. Por outro lado, a maré simidiurna reúne as oscilações de período próximo a 12 horas, que depende, relativamente, da pouca inclinação do astro e resulta principalmente da rotação terrestre e da ação conjunta da revolução da Terra e da Lua".
Nas marés, tudo bem. Mas a Lua também estaria influenciando o clima, como acreditam caiçaras e roceiros? O halo que aparece em noites de lua cheia estaria indicando prolongamento de estiagem? O professor Mourão não acredita nisso: "Parece claro que a influência luminosa da Lua sobre o tempo meteorológico seja muito pouco provável. Com efeito, quando a Lua se encontra acima do horizonte para uma metade do globo terrestre, a sua influência deveria ser a mesma pelo menos para todos os lugares que possuem a mesma latitude e estejam sob as mesmas condições geofísicas. Na realidade, isso não ocorre".
"Por outro lado", continua o professor, "limitamo-nos às radiações luminosas da Lua. Devemos, de início, considerar a lua cheia, pois coincide com a época em que a Lua é mais intensamente luminosa para poder influenciar o tempo. No entanto, convém assinalar que em termos energéticos a lua cheia nos envia sessenta milésimos (0,06) da luz do Sol. Serão necessários 416 dias consecutivos de luas cheias para que a Terra receba a energia luminosa que o Sol nos envia em um minuto."
Daí porque, para o astrônomo, "parece mais do que lógico ser impossível defender uma hipótese segundo a qual a energia luminosa da Lua tenha alguma influência sobre o clima. Com referência à ação gravitacional que também depende da distância sendo, porém, ao contrário da radiação luminosa, mais intensa à medida que o corpo se encontra mais próximo, a influência da Lua é mais intensa pela sua proximidade da Terra em relação à maior distância do Sol. Apesar de o Sol possuir massa muito superior à da Lua, sua maior distância da Terra reduz sua influência".
Mourão admite que haja alguma influência da Lua sobre a atmosfera, mas "ela é quase desprezível para que possa produzir efeitos sobre o clima. Trata-se da influência gravitacional da Lua sobre o envoltório gasoso que envolve a Terra". E explica: "Se a atração gravitacional da Lua e do Sol desloca as massas líquidas dos oceanos -marés oceânicas -ela age também do mesmo modo sobre as massas sólidas dos continentes -marés terrestres -e, finalmente, age ainda sobre as massas gasosas da atmosfera -marés atmosféricas. Estas últimas permanecem extremamente reduzidas em seus efeitos, contrariamente aos líquidos e sólidos que são incompressíveis. Toda variação no nível dos oceanos em um ponto repercute sobre o outro lado dos oceanos. Ao contrário, como os gases da atmosfera são compressíveis, um deslocamento vertical de massa atmosférica em determinado local se traduz por uma simples alteração de pressão nesse ponto".
À revelia da ciência, o folclore universal registra centenas de crenças relacionadas com as fases da Lua. Vem dos gregos o mito de que em noite de luar não se deve matar veados ou corsas, porque são animais consagrados a Diana ou Selene (a própria Lua). Mostrar dinheiro para a lua cheia dá sorte, ele se multiplica. Mas castrar porco na minguante dá bicheira e o animal pode morrer. Nos salões de cabeleireiros, o movimento cresce na lua minguante.
A própria linguagem sofre influência lunar. Quem apresenta comportamento estranho está de lua ou vive no mundo da Lua. Há Lua para tudo.

2007-01-05 06:02:17 · answer #4 · answered by Valério Saito 3 · 0 0

Acho que deve ser por causa da força da gravidade ... que puxa as coisas para o seu centro ... se a lua cheia consegue fazer as mares subirem e os bebês nascerem antes do tempo por que não pode puxar os nossos cabelos... de repente ela puxa para cima, mas como a força gravitacional da terra é maior por que a sua massa é maior então ela puxa nos cabelos para baixo ... isso deve com certeza ajudar nossos cabelos a crescerem...

2007-01-05 05:57:09 · answer #5 · answered by Dan@ 6 · 0 0

Pela proximidade dela na terra, muda a atmosféra e a força gravitacional.

bjs

2007-01-05 05:44:50 · answer #6 · answered by % Pc & Ks % 2 · 0 0

Sim. Existe pouco influência pelo campo gravitacional.

2007-01-05 06:41:53 · answer #7 · answered by Marcel 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers