English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Ia conduzindo o meu carro e tinha uma garrafa de agua com gás, aberta e bebida até meio. Depois foi fechada. Ficou esquecida no banco de trás e ontem enquanto conduzia ouvi um estrondo grande e estilhaços de vidro por todo o lado. Pensei que me tivessem partido um vidro...quando reparei que os vidros eram verdes...só ai reparei que a garrafa tinha explodido e espalhado estilhaços por todo o lado. Qual a explicação?
PS- Pensei na pressão...mas mesmo assm acho estranho, já tinha sido aberta, estava a meio e a tampa era daquelas de metal que se moldam facilmente com os dedos...não seria normal a rolha ceder primeiro do que o vidro expllodir?

2007-01-04 21:25:14 · 10 respostas · perguntado por johnnnny_2006 2 em Ciências e Matemática Física

10 respostas

O vidro é uma substância de difícil controle durante o processo de fabricação. Durante o resfriamento (fase plástica) ele é trabalhado para se dar a forma final, de embalagens, placas, tubos, blocos etc.
Se não houver um processo de anelagem (tratamento térmico similar ao recozimento do aço) ele cria tensões internas que fazem o vidro explodir sem razão aparente.
Muitas explodem ainda nas prateleiras das fábricas.
Um pouco d'água na garrafa ainda pode criar regiões de temperaturas diferentes que tornam ainda mais crítico o processo.

2007-01-05 08:23:56 · answer #1 · answered by Obs. Phoenix 7 · 1 0

Conforme a lei zero da Termodinâmica, a temperatura deve estar relacionada com uma grandeza física que caracterize o estado de um corpo e que seja igual para dois corpos quaisquer que se encontrem em equilíbrio térmico. Assim, é a energia cinética média do movimento de translação das partículas (átomos ou moléculas) do corpo que possui esta propriedade excepcional. Se, em média, os valores da energia cinética são iguais para as partículas de dois corpos, não existe fluxo efetivo de energia entre eles.
Este último resultado da Teoria Cinética permite avaliar a velocidade das moléculas de um gás qualquer. Definindo a velocidade quadrática média (vqm) como a raiz quadrada do valor médio do quadrado das velocidades moleculares, para um gás ideal de densidade r:

2007-01-08 10:20:59 · answer #2 · answered by adericleverson 7 · 0 0

Tensoes residuais é a causa.

O calor, a pressão e alguma vibração podem ter ajudado a iniciar, mas a energia para fazer o vidro estourar vem de tensoes internas do vidro decorrentes do processo de fabricação.

Isso assusta mesmo, já estourou na minha cozinha uma xícara que estava no escorredor de pratos, estava lá, seca, a mais de 4 horas. Eu e dois amigos estavamos conversando e do nada estorou. Mas era de vidro pirex que é propositadamente feito com tensoes internas para obter mais resistencia. Provavelmente, no meu caso, como moro em Sao Paulo perto de grandes avenidas alguma vibraçao na frequencia exata entrou em ressonância com a frequencia natural da xicara fazendo ela explodir.
Não é a toa que tem aquelas coisas de desenho animado onde alguem canta uma nota aguda e faz explodir vidros.

O pior é que tem gente que quando se depara com algo que nao consegue explicar já começa com espiritos, fantasmas e coisas sobrenaturais...

2007-01-08 07:29:28 · answer #3 · answered by Tia do Batima 2 · 0 0

con certeza o gáz foi um dos fatores pra isso acontecer, juntando com a temperatura e pressão! agora responda: como um copo deixado numa pia da cozinha pode se partir ao meio sem ninguém tocálo e não ter nada dentro dele? foi oque aconteceu comigo uma vez. fiquei muito grilado com isso.

2007-01-08 04:41:04 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 1

é uma mistura de pressão e temperatura...
Com o aumento de temperatura, as moléculas dentro da garrafa (tanto de gas quanto de agua) aumentam de velocidade. Com isso a pressao dentro da garrafa aumenta e chega a um ponto em que o vidro da garrafa nao suporta mais. Quanto a rolha, provavelmente ela resiste a pressoes maiores do que o vidro.

2007-01-05 00:57:20 · answer #5 · answered by Carla 2 · 0 1

Devia estar muito quente dentro do carro e como era água era com gás, com o calor deve ter liberado o gás dentro da garafa e expandido como a rolha era daquelas difíceis de abrir a pressão aumentou e a garrafa estorou ... pelo menos é o que eu acho ...

2007-01-04 21:50:56 · answer #6 · answered by Dan@ 6 · 1 2

temperatura

2007-01-04 21:27:15 · answer #7 · answered by Tira Teima 5 · 0 1

Caro colega,

Se o tempo estava quente, provocou uma dilatação não somente do gás da água (aumentando a pressão), como também uma leve dilatação do vidro da garrafa. As duas dilatações juntas resultaram, provavelmente, na explosão da garrafa.

2007-01-04 21:35:12 · answer #8 · answered by Verbena 6 · 0 2

O q acontece é que a pressao vai aumentando por causa do gas e por causa do calor ate q a garrafa nao aguenta mais e estoura.

2007-01-04 21:34:32 · answer #9 · answered by Gui 2 · 0 2

garrafa terrorista cuidado!!!!ou vc tá bebendo demais e está vendo coisas

2007-01-04 21:28:13 · answer #10 · answered by IRANILDO HEXA 2 · 0 2

fedest.com, questions and answers