cada um tem motivos diferentes ,mas a depressão faz parte de todos os motivos
2007-01-04 14:21:02
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
De um modo geral, define-se suicídio como a ação pela qual alguém põe intencionalmente termo à própria vida. É um ato exclusivamente humano e está presente em todas as culturas.
Do ponto de vista da Doutrina Espírita, o suicídio é considerado um crime, e pode ser entendido não somente no ato voluntário que produz a morte instantânea, mas em tudo quanto se faça conscientemente para apressar a extinção das forças vitais. Importa numa transgressão da Lei Divina. É sempre uma falta de resignação e de submissão à vontade do Criador
Percorrendo a história da humanidade, notamos que na Antigüidade os hebreus foram os que menos cometeram o suicídio. As Escrituras registram apenas o suicídio de Abimileque, de Saúl, de Aquitofel, de Zambri e pouco mais.
Nos povos orientais, o suicídio é um fato vulgar e normal. Os japoneses adotam o haraquiri, ritual de suicídio usando a espada. São famosos os camicases, pilotos japoneses, membros de um corpo de voluntários que no fim da 2.ª Guerra Mundial, treinados para desfecharem um ataque suicida contra objetivos inimigos, especialmente navios. Na Índia não se contam os suicídios senão aos milhares.
Na história do Egito, tornou-se célebre o suicídio de Cleóprata.
Em Cartago eram também freqüentes os suicídios. Amílcar matou-se humilhado por uma derrota e Aníbal suicidou-se para não cair nas mãos dos seus inimigos. Códio, rei de Atenas, matou-se para livrar o seu país dos horrores da guerra.
Na Idade Média, período caracterizado por uma maciça dominação religiosa, o suicídio diminuiu, pois quem o cometesse não recebia as bênçãos da Igreja. Na renascença, período de maior liberdade religiosa, o suicídio recrudesceu e continua até nos dias atuais, principalmente explicados pelos problemas causados pela Revolução Industrial e pelo Capitalismo nascente, os quais diminuíram os apelos à Religião. (Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira)
Socialmente o suicídio é um ato que se produz no marco de situações anômicas (desorganizadas) em que os indivíduos se vêem forçados a tirar a própria vida para evitar conflitos ou tensões inter-humanas, para eles insuportáveis. Para Émile Durkheim, a causa do suicídio só pode ser sociológica. Em seu estudo caracterizou três tipos de suicidas:
a) suicida egoísta. A pessoa se mata para não sofrer mais;
b) suicida altruísta. A pessoa se mata para não dar trabalho aos outros (geralmente pessoas de idade);
c) suicida anômico. A pessoa se mata por causa dos desequilíbrios de ordem econômica e social. Exemplo: a Revolução Industrial, tirando empregos de algumas pessoas, estimulou-lhes o suicídio. (Enciclopédia Encarta)
2007-01-05 09:03:07
·
answer #2
·
answered by kao kabeci ilê 7
·
0⤊
0⤋
Fraqueza mental.
no meu ponto de vista, nao existe motivo para eu me matar. Agora, se eu estiver com um problema mental....
2007-01-04 22:51:49
·
answer #3
·
answered by Carlos Maxwell 2
·
0⤊
0⤋
A pessoa não encontrar a solução para um problema, que aparentemente não ela não vê solução.
2007-01-04 22:49:42
·
answer #4
·
answered by BB 3
·
0⤊
0⤋
eu não acho que uma pessoa que se suicida seja covarde, porque acredito que para chegar ao ponto de tirar a própria vida tem que ter muita coragem. Acho que o desencanto, a falta de perspectiva de futuro, a falta de fé e principalmente a falta de amor por si mesmo é que motiva esse ato. Gostaria que todas as pessoas que pensam em suicídio olhassem a vida de um jeito diferente, vendo que a vida vale a pena ser vivida , que se hoje tudo parece estar ruim, que amanhã vai estar melhor. Ter fé e acreditar que a vida vale a pena ser vivida. Quem acredita em vida após a morte como eu acredito, também sabe que o espírito de quem se suicida não fica em paz. então não vale a pena., melhor enfrentar as dificuldades e continuar a viver.
2007-01-04 22:48:12
·
answer #5
·
answered by abbade.rosa 5
·
0⤊
0⤋
Um motivo!
Varia desde uma briga de casal até todos seus parentes morrerem!
Poxa, essa pergunta tem uma abrangencia gigantesca...
Tem gente que se mata por pouco, tem gente que se mata por ter medo do que a vida tem a oferecer, tem gente que se mata por seguir cultos, tem gente que se mata por tropeçar na hr de fingir que ia se matar...
Seja qual for o motivo... uma pessoa se mata pq acha que isso resolve os problemas!
2007-01-04 22:47:41
·
answer #6
·
answered by Tayshiro 1
·
0⤊
0⤋
falta de amor proprio.
2007-01-04 22:36:35
·
answer #7
·
answered by lily 4
·
0⤊
0⤋
o medo de vida, desepero...
2007-01-04 22:31:30
·
answer #8
·
answered by ddd 2
·
0⤊
0⤋
A falta de suporte .....para vivenciar um momento dramático.
2007-01-04 22:23:39
·
answer #9
·
answered by Betty 6
·
0⤊
0⤋
Desespero, pelo fato de achar que não tem mais solução além da morte. E também para fugir de alguma coisa.
2007-01-04 22:23:26
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A falta de amor próprio. De não sentir mais Deus dentro de si, pela total descredibilidade na vida, por aceitar as coisas da forma errada e prejudicial como se encontram e de sem apresentar solução a curto prazo.
Falta de fé, de respeito pelos que o amam, falta de amor para o próximo e para si mesmo. Falta de esperança. Depressão.
Que Deus cuide dessa pobre alma.
2007-01-04 22:22:36
·
answer #11
·
answered by Alvinho 2
·
0⤊
0⤋