Quem não souber que a obra da qual você está falando é Dom Casmurro precisa, no mínimo, voltar pro colégio, né...
Quanto a Capitu ter ou não ter traído bentinho, bom, essa já é uma discussão muito mais difícil. Acho que estudei esse livro pela primeira vez na minha sexta série e, depois dela, discuti sobre ele muitas outras vezes. O que posso te dizer das minhas discussões é que nunca ninguém chegou realmente a uma conclusão definitiva. Mas vou te falar qual é a minha opinião.
Como não tenho um exemplar em mãos e faz muito tempo que o li pela última vez, vou me abster da citação, apenas comentando sobre as partes que, para mim são conclusivas. São duas essas partes: a primeira é uma passagem em que ele fala sobre o filho; ele chega, salvo engano, a falar que acha seu filho muito mais parecido com seu melhor amigo (desculpe, mas não lembro o nome dele... hehehe) do que consigo próprio. De fato, esse seu amigo é muito apegado ao menino. A segunda passagem é a do enterro do amigo de Bentinho; Capitu fica visivelmente abalada com o ocorrido, mais do que seria de se esperar... muito estranho...
Por outro lado, o fato de o livro ser, na realidade, a visão de Bentinho sobre sua própria vida, deixa dúvidas se não era apenas a mente enciumada dele que o fazia imaginar coisas...
2007-01-04 13:54:11
·
answer #1
·
answered by L 3
·
0⤊
0⤋
O nome do livro é Dom Casmurro.
Este livro é contado sob o visto de vista de Bentinho, marido de Capitu, portanto ele é parcial. Não há como ter 100% de certeza se ele foi traido ou não, porque para isso vc precisa confiar no ponto de vista de Bentinho.
Pense que se o livro tivesse sido contado por Capitú ele teria um desfecho diferente.
O que vc pode achar que é uma evidência de traição, pode não passar de um devaneio do narrador
2007-01-04 21:28:18
·
answer #2
·
answered by dark jazz 5
·
2⤊
0⤋
A obra é Dom Casmurro.
Partindo do princípio que tudo tem dois lados, e que sempre um lado depende do outro para existir, podemos dizer que para Bentinho, o narrador da história, a traição existiu... Mas Capitu se mostra inocente, inclusive da suspeita desta traição. O livro mostra evidências dos dois lados da traição, e aí está a maestria do autor. O leitor pode escolher em que acreditar, pois a verdade absoluta...Bem, esta verdade é relativa!!! Depende do conceito de traição que cada leitor adota. Depende do que cada um tem como valor, do que cada um acredita, e, porque não, de seus próprios preconceitos! Machado de Assis foi um gênio em escrever este romance. Esta discussão não terá fim nunca!
2007-01-07 20:24:48
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A obra é Dom Casmurro.
Não houve traição, Bentinho arquiteta toda a trama do possível adultério, está tudo na intencionalidade do personagem. Basta ler Edmund Husserl, o famoso fenomenólogo para compreender que a consciência é sempre consciência de algo.
2007-01-07 12:03:04
·
answer #4
·
answered by Antonio Alves Jr. 2
·
0⤊
0⤋
O nome da obra é Dom Casmurro.
Bentinho ( que é o marido de Capitu e narrador da história ), teve uma infancia superprotegida ppr sua mãe, tanto que nem à escola ele ia: tinha aulas particulares em casa. Desse modo, acabou se tornando uma pessoa de certa forma ingênua, senssivel e emocional. Além disso, o próprio Bentinho confessa ter uma imaginação bastante fértil. Capitu, por outro lado, é uma mulher com uma personalidade forte e marcante. Os 2 se conheceram durante a infaância, e a inteligencia, a extroversão e e sua presença de espirito sempre fascinaram Bentinho, que a tinha como uma espécie de enigma que ele não conseguia desvendar. Além disso, a capacidade de dissmulação de Capitu acentuava ainda mais a ingenuidade de Bentinho.
Os dois se casaram, e a ingenuidade de Bentinho, somado à personalidade misteriosa de sua mulher ( pelo menos para Bentinho), o levam a um ciume obssessivo: qualquer gesto de capitu deixava-o desconfiado. Todos estes temores são ampliados pelo fato de seu filho com Capitu ( e isso sua mulher admite ) ser muito parecido com um amigo de Bentinho.
Esses são os fatos, resumidamente...Como a história é narrada pelo ciumento Bentinho, não se pode ter certeza de que a sua versão bate com a realidade, pois ela não é 100% confiável, devido ao seu ciúme e sua grande capacidade de imaginar.
Eu, em particular, acho que Capitu traiu sim seu marido.
Espero ter ajudado :)
2007-01-04 22:08:28
·
answer #5
·
answered by vc sabe quem 1
·
0⤊
0⤋
bom... o nome da obra é dom casmurro...
e machado de assis deixa sugestoes de uma possivel traição de capitu, mas nada disso é comprovado...
dom casmurro nao gostava de ver sua mulher com seu melhor amigo... e via em seu filho, traços que lembravam o amigo...
é dificil saber se os argumentos propostos por dom casmurro são verdades porque a obra só tem a versao a dele.. o narrador personagem só nos mostra uma visão da historia...
As vezes o filho dele nem parecia com o melhor amigo... e tudo nao passava de suspeitas de um cara extremamente ciumento
2007-01-04 21:57:59
·
answer #6
·
answered by Mila 4
·
0⤊
0⤋
Dom Casmurro. Ah, não trabalho de literatura do 1º ano do 2º grau, não.
2007-01-04 21:56:18
·
answer #7
·
answered by poeta 6
·
0⤊
0⤋
é Dom Casmurro, não estou com o livro aqui por isso não posso argumentar em cima de partes do livro. Mas afirmo que como no livro Bentinho é o narrador, a visão fica parcial . Ele dá a sua visão do assunto e não há como Capitu se justificar!! Mas como na época o machismo imperava há de se comprender , apesar de achar que Machado foi um autor que era " amigo" das mulheres em sua narrativas. Enfim é isso todo o livro só conta a visão e as desconfianças de Bentinho e nós temos que chegar as conclusões sozinhos ... Eu particulamente acho que tudo não passou de delirios de Bentinho, apesar de que o filho deles parecia muito com o melhor amigo dele e Capitu chorava muito no velorio do mesmo!!
2007-01-04 21:54:19
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A Capitu não traiu...o Bentinho é que era um grande ciumento!
2007-01-04 21:50:09
·
answer #9
·
answered by Batemão 5
·
0⤊
0⤋
Eu li o "Dom Casmurro" de Machado de Assis, mas já faz muito tempo e nem tenho mais o livro para extrair a prova contundente da traição de Capitu ao Bentinho. Lembro-me entrato que bem no fim do livro havia uma parte que deixava bem evidente a traição, quando fazia a alusão a aparência física do filho com outro personagem, cujo nome também não me lembro. Li também comentários de renomados críticos literários que classificam o tema central do livro como "traição conjugal".
2007-01-04 21:45:51
·
answer #10
·
answered by VICORREMGA 4
·
0⤊
0⤋