Talvez nenhuma imagem dos ciganos seja mais antiga, mais divulgada e por isso mais difícil de ser modificada do que aquela de que o cigano sempre foi, ainda é, e sempre será um ladrão, quando não apanhado em flagrante, pelo menos um ladrão em potencial. A fama de serem ladrões persegue os ciganos desde a sua chegada na Europa, no início do Século XV.
Não resta dúvida de que entre os ciganos de então, como ainda hoje, havia quem, por motivos dos mais diversos - mas principalmente para a família, a mulher e os filhos não morrerem de fome ou de frio - , furtava pequenas quantidades de animais, frutas, legumes ou tubérculos, ou lenha para cozinhar e se aquecer. Os animais preferidos eram aqueles que serviam para a alimentação daquele dia, ou seja animais pequenos que cabem facilmente numa panela ou no espeto, como galinhas e gansos. Os documentos históricos não registram o roubo e a matança de gado bovino, embora às vezes um leitãozinho ou um bode também não eram desprezados. Mais tarde surgiu ainda a fama de eles serem ladrões de cavalos e de criançinhas. Hoje em dia, pouca coisa mudou e os ciganos continuam temidos como ladrões de galinhas e até a lenda de eles roubarem criançinhas continua viva.
Obviamente, nem tudo é pura invenção ou fantasia. Quanto ao furto de alimentos e de pequenos objetos, os próprios ciganos não negam que, quando necessário, o praticam e que suas idéias sobre a propriedade privada divergem um pouco das idéias dos gadjé, mas que também existem algumas regras básicas.
Em primeiro lugar, os ciganos só furtam quando obrigados a isto por necessidade. Yoors, um belga não-cigano, que conviveu uns dez anos com ciganos Lowara na Europa, explica isto melhor: “Por força de circunstâncias adversas, alguns ciganos são forçados a praticarem ladroagem de subsistência [subsistence thieving] - isto é, obter suas necessidades diárias mínimas da terra ou de seus proprietários legais: capim para seus cavalos, lenha, batatas ou frutas, e naturalmente a proverbial galinha perdida. De um modo geral, eles consideram todo o mundo gajo [não-cigano] como um domínio público”. [15]
Diga-se de passagem que a maneira mais comum de os ciganos obterem estes bens é através da compra. Mas o que fazer quando não possuem dinheiro para isto ou, o que também é muito frequente, quando o proprietário ou o comerciante simplesmente se recusa a fazer negócios com ciganos? Não será por causa disto que os ciganos deixarão seus filhos passar fome, ou de alimentar seus animais. E neste caso, apropriar-se de tudo que é produzido pela Natureza (água, capim, lenha, ovos, galinhas etc.) não é crime. Uma galinha ciscando num lugar deserto é propriedade de quem? Por acaso, pode ser proibido tirar leite de uma vaca pastando livremente na beira de uma rodovia, ou seja num pasto público? Da mesma forma, como é que cortar lenha para cozinhar pode ser crime, mesmo quando o matagal inútil está numa área cercada com arame farpado? E encontrando uma fruteira, será que é crime tirar algumas frutas para consumo próprio? Na ótica de muitos ciganos tudo isto permitido, e por isso conflitos e mal entendidos entre ciganos e gadjé são às vezes inevitáveis.
2007-01-04 09:16:08
·
answer #1
·
answered by ? 3
·
3⤊
1⤋
Tenho origem cigana por ancestrais do lado paterno e conheço um pouco da história pelos livros e pela contação de histórias reais.
Nossa gente sempre foi vista como malfeitores, pois sendo nômades era muito mais fácil fazerem coisas erradas e culparem os ciganos que já tinham ido embora, e assim cresceu e correu mundo. Também o misticismo, crenças, danças, liberdades, alegria, facilidade de negociar e ter muito ouro.....
Nunca roubaram criancinhas, nunca mataram por prazer, o que move a vida cigana é a LIBERDADE e a FÉ, de mãos dadas com o respeito à natureza e a todos os sere humanos.
Até hoje não são respeitados, onde chegam são mal vistos.
Tempos atrás em uma cidade do RJ um acampamento cigano tradicional se instalou como sempre fazia naquela época, em uma das cabanas uma linda ciganinha de 16 anos, casada e grávida de 8 meses foi atingida por várias balas de revólver durante a noite enquanto dormia, ação de rapazes de "ótimas famílias locais", que fizeram da cabana alvo para brincar.
Ela não resistiu e se foi estupidamente junto com seu bebê.
E assim é, claro que este tipo de violência acontece com todos, mas com eles foi simplesmente por serem ciganos.
O povo cigano tem rígidas leis éticas e morais, não existe infidelidade, estupro, roubo, imoralidade...........existe muita sensualidade, misiticismo, alegria,fé.........
2007-01-04 17:46:26
·
answer #2
·
answered by F@d@Virtu@l 5
·
1⤊
0⤋
Os ciganos, viviam como nomados e à margem da lei.
Por isso eram estigmatizados por serem considerados ladrôes e vagabundos.
Por essa razão eles não eram aceites na sociedade, e muitos ciganos por fortes crenças racistas, foram dizimados no holocausto.
Beijokinhas
2007-01-04 17:29:29
·
answer #3
·
answered by Soraya 6
·
1⤊
0⤋
Infelizmente ainda são....
2007-01-04 17:17:08
·
answer #4
·
answered by Pasquim 3
·
1⤊
0⤋
Porque os ciganos sempre foram um povo misterioso cheio de tradições e crenças. Um povo fechado a outras pessoas. verdadeiros ciganos não aceitam pessoas não ciganas entre eles. Sofreram muitas perseguições devido as pessoas acreditarem que eles eram feiticeiros, praticante de bruxarias e magia negra, supersticiosos, jogavam pragas.
2007-01-04 17:13:37
·
answer #5
·
answered by bbluckylove 3
·
1⤊
0⤋
Somos pessoas do mundo muitos perseguem por descriminação, outros por que acreditam que roubamos crianças rsrs que isso é uma grande mentira, outra coisa é por que construimos acampamentos em terras que não nos pertence ,o que as pessoas não sabem é que somos humanos como qualquer outro só não temos muitas chances para mostrar isso para o mundo.
2014-09-26 11:21:00
·
answer #6
·
answered by Cigana Dandara 1
·
0⤊
0⤋
Os ciganos , povo nomade , foram acusados do mesmo crime que os nazistas acusaram os Judeus . De explorarem e não assumirem a cidadania do pais que os acolheu .
Eles simplesmente não se misturam com o povo local , com raras excessões eles se organisam em associações ou vivem em seus grupos explorando comercialmente a polulação sem assumir nacionalidade ( Judeu-Alemão, Judeu-Russo, e assim por diante)
Por essa caracteristica estes povos não foram bem vistos por regimes nacionalistas .Por motivos obvios.
2007-01-05 20:22:25
·
answer #7
·
answered by jose b 7
·
0⤊
0⤋
Segundo os ensinamentos que, os Ciganos seriam os verdadeiros "filhos do vento" e teriam sido guiados à cidade de SINDI na Índia por um Rei onde seriam felizes para sempre. Realmente viveram felizes por um bom período, até que foram expulsos de suas cidades pelos muçulmanos, que ávidos de riquezas, terras e poder, se apoderaram daquele reino. Razão porque foram obrigados a vagar de lugar em lugar...
Esses deslocamentos se tornaram constantes, levados pelas perseguições dos mais abastados. Perseguições essas que foram aumentando com o passar dos anos pelo agrupamento de militares, desertores e mendigos que se juntavam aos Ciganos para tentarem sua sobrevivência.
Por outro lado, tais deslocamentos passaram a ser feitos em obediência a princípios culturais discutíveis ante a cultura ocidental, isto porque, quando o acúmulo de velhos e imprestáveis atingia um certo número, iniciava-se uma marcha, onde só os fortes sobreviveriam. Era o estado de necessidade! Outra versão que pretendia justificar a saída do povo Cigano de Sindi , teria sido o de um Rei Persa ter mandado vir da Índia 10.000 Luros , que era o nome atribuído pelos Persas aos ciganos e que teria por finalidade o preenchimento de território, e o entretenimento dos seus súditos com a música e o misticismo Cigano.
Outro fato que deve ser ressaltado é a confusão que alguns historiadores fizeram da origem dos Ciganos quando pretenderam que alguns teriam origem no Egito. Ledo engano. Na verdade, essa versão foi fornecida pelos Persas para justificarem a presença de povos de cultura diferente naquele território. Aliás, essa semelhança com os Turcos serviu para que, como aqueles, passassem a ser perseguidos pelos Católicos sob a alegação de que eram bruxos, feiticeiros e que tinham parte com o demônio, servindo, ainda como argumento à quiromancia, à magia, à cartomancia e à prática da previsão do futuro associada aos ciganos. Aliás, existem duas versões da Igreja Católica que serviam para condenar os Ciganos, ou seja, a de que eles teriam sido citados na Bíblia (Gênesis 9:25) como descendentes de Cam e, portanto, malditos, ou outro absurdo: que teriam sido os ciganos que teriam fabricado os pregos para crucificar Cristo ou, ainda, segundo uma outra versão, mais ridícula que a primeira: que teriam sido os Ciganos que roubaram o quarto prego, tornando assim mais dolorosa a crucificação do Senhor.
Fugindo das perseguições, os Ciganos cada vez foram mais perseguidos e massacrados. Na Sérvia e na Romênia foram mantidos em escravidão por quase um século, quando eram torturados até a morte para verificarem quanto tempo um Cigano agüentava sofrer. Mais tarde, os Nazistas tiveram a mesma atitude dos Sérvios e Romenos, onde, juntamente com judeus foram submetidos a Torturas e experiências científicas, tais como, mutilação e esterilização. Aliás, segundo os estudos e documentos da época, calcula-se que quase um milhão de Ciganos tenham sido eliminados nos campos de concentração.
Depois da guerra, os ciganos foram libertos e assumiram diversas posições na Sociedade que se formava e se espalharam por toda a Europa formando novos clãs! Embora não existam números exatos de Ciganos por falta de recenseamento este povo que forma a única Nação sem território do Planeta tem atualmente cerca de 12 milhões de pessoas.
2007-01-04 21:11:57
·
answer #8
·
answered by anjinha loira 2
·
0⤊
0⤋
não sei
2007-01-04 20:28:29
·
answer #9
·
answered by fonseca.flavia 2
·
0⤊
0⤋
pq as pessoas sao preconceituosas,,,,nao eh facil aceitar pessoas diferentes da sua realidade......
ciganos jah foram vaaaaarrriiiiaaassss x confundidos c/ povos nomades qualquer, mtas pessoas ( ainda hoje!!) ficam c/ 1 visao errada desse povo.....
NEM TODO NOMADE EH CIGANO.....
cigano eh 1 povo, 1 raça, mesmo q nomade, nao significa q todo nomade eh cigano....nao tem nada a ver 1 coisa c/ a outra...
E CIGANO NAO EH AQELAS MULEZINHAS ESTRANHAS Q FICAM LENDO MAO NO CENTRO DA CIDADE, FUMANDO E TDS ESTRUPIADAS E MULAMBENTAS.....
isso NAO EH CIGANO, e sim, sao pessoas loucas de ma fé q usam 1 nome...
cigano de verdade nao eh aproveitador..
cigano nao tem nada a ver c/ aqela imagem de ladroes, aproveitadores...isso nao existe!! gente assim nao merece ser chamado de cigano...
cigano eh 1 povo mto religioso, tradicionalista, respeitador, e livre !!!!
e foi por causa de todas essas visoes erradas q os ciganos foram ( e ainda sao!) perseguidos..... por pessoas ignorantes, diga-se de passagem...
a cultura cigana eh riquissima !!!! vale a pena procurar saber ( em lugares serios, por favor!) sobre esse povo !!!!
gostei da tua pergunta!! bjos!! =D
2007-01-04 17:30:14
·
answer #10
·
answered by brida_joanadarc 3
·
0⤊
0⤋