Eu ouvi que se chama equilíbrio metastásico. Quando você põe uma garrafa cerveja (ou uma lata de refri, ou uma garrafa dágua) no congelador, a água vai se contrair muito até os 4 graus Celsius. Daí até os 0 graus ela vai se dilatar (é algo muito peculiar da água) ficará gélida, mas até passar dos 4 graus ela não congela. No entanto é possível que, embora a temperatura do freezer esteja a -5 graus, a água não tenha congelado ainda, porque as pontes de hidrogênio (que formam a estrutura da água, com os H ligando-se aos O de outras moléculas e vice-versa) não se reorganizaram na estrutura cristalina do gelo. Esse é o equilíbrio metastásico: não era para acontecer, já era pra ter congelado, mas está daquele jeito por um fio. Por isso que, quando há uma alteração brusca no sistema (agarrar a garrafa ou balançá-la, por exemplo) ele assume a forma que deveria, e a cerveja congela. Reparou que garçons de restaurantes pegam a garrafa do freezer com todo o cuidado, sem agarrar no meio dela? É para evitar que ela congele e o vidro (que tem coeficiente de dilatação muito baixo, mas isso é outra história) se parta. O equilíbrio metastásico ocorre também em soluções supersaturadas. As saturadas são aquelas em que fica "corpo de chão" (o açúcar no fundo da xícara), mas se você as aquece e as resfria rapidamente não haverá corpo de chão mesmo que devesse
t+++++++++
2007-01-04 06:14:00
·
answer #1
·
answered by lutfe 2
·
0⤊
2⤋
Olá Junior,
Na temperatura ambiente a cerveja, engarrafada e pressurizada por conta de geração de CO2 proveniente da fermentação alcoolica, está na forma líquida, em equilíbrio com o seu vapor. Quando deixamos a cerveja no congelador, por vezes conseguimos que a mesma alcence temperaturas abaixo dos zero graus célsius sem que ela congele. Isso também ocorre facilmente com um refrigerante e isso ocorre por dois motivos. Primeiro porque o açucar, caramelo e outros constrituintes intereferem no ponto de congelamento do líquido, que fica inferior ao da água. Segundo porque a pressão estabelece uma nova condição de equilíbrio para o congelamento. A água congela a zero graus célsius somente quando na temperatura atmosférica. No ambiente pressurizado da garrafa esta temperatura é menor e por isso a cerveja consegue ficar gelada abaixo de zero grau.
Quando abrimos a cerveja, mudamos o estado das coisas. A cerveja que estava a uma temperatura abaixo do ponto de congelamento da água, fica submetida a uma condição onde ela deveria estar congelada. Ela está num estado que chamamos de "fluido supercrítico". Qualquer fornecimento de energia neste momento, seja por choque, seja devido ao aquecimento de uma mão, ou mesmo pelo bater da garrafa na mesa, arranca o fluido de seu estado supercrítico (termodinamicamente instável) e o conduz a um estado termodinâmico onde o solido é a fase de equilíbrio. (experimente tirar um refrigerante do congelador, abri-lo devagar e de um peteleco nele. Ele congela instantâneamente).
Dia destes eu dormi e esqueci uma garrafa de coca no congelador a noite toda. Quando lembrei, retirei ela vagarosamente, coloquei sobre um filete de água e algum tempo pra fornecer energia a ela de forma controlada, e depois a abri. Ela não congelou instantâneamente, apesar de ser notável que a umidade do ar ao seu redor se depositava nas paredes, formando uma grossa capa de gelo.
Quando minha namorada me vê fazendo essas coisas ela me acha estranho.
Espero que tenha aproveitado a explicação.
ps: A resposta do Lutfe é muito interessante, pois dá a visâo microscópica do mecanismo de formação do fluido supercrítico. A visão que passei aí em cima é uma visão termodinâmica, menos sujeita a questionamentos devido a complicações que podem ser introduzidas pelo modelo em questão.
2007-01-04 14:37:26
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
A cerveja é uma mistura em que a água é o constituinte mais abundante. As outras substâncias que formam a solução fazem com que o arranjo molecular da água fique desordenado modificando o ponto de solidificação da água. Quando pegamos ou abrimos a garrafa, acontece um fenômeno físico chamado choque térmico. O calor cedido à garrafa causará um desarranjo mistura que estava estável e conseqüentemente haverá uma reorganização das moléculas de água que apresentavam-se desordenadas, daí tem-se o inicio de uma cristalização. A cerveja então congela.
2007-01-04 14:17:22
·
answer #3
·
answered by Poeta Gino 5
·
2⤊
0⤋
Ja vi que o salomao falou bastante coisa, porem tem um ponto crítico que não foi mencionado. É um fenomeno físico chamado NUCLEAÇÃO.
Vou tentar contribuir pra uma visão mais completa do trecho abaixo da resposta dele :
"Qualquer fornecimento de energia neste momento, seja por choque, seja devido ao aquecimento de uma mão, ou mesmo pelo bater da garrafa na mesa, arranca o fluido de seu estado supercrítico (termodinamicamente instável) e o conduz a um estado termodinâmico onde o solido é a fase de equilíbrio."
No nivel molecular o que ocorre é que a agua líquida tem um arranjo molecular amorfo (sem forma definida, desorganizado) e no estado sólido o arranjo molecular é cristalino (organizado, segue uma geometria hexagonal, por iso a forma "arborea" que lembra algumas folhas de arvores dos cristais de gelo).
Essa energia mínima de um choque ou do contato da mao é necessária para fazer surgir os primeiros cristais (a tal da nucleação). Uma vez que eles aparecem no meio da faze líquida eles crescem aproveitando o potencial termodinâmico do estado metaestático, ou seja, se aproveitam da temperatura abaixo do ponto de solidificaçao do líquido e crescem até a temperatura média chegar ao p. de solidificação, onde a fase sólida e líquida coexistem em equilibrio (dessa vez estável). aí param e começam a derreter.
Espero ter ajudado.
2007-01-04 16:58:35
·
answer #4
·
answered by Tia do Batima 2
·
1⤊
0⤋
Por que sua mão esta quente então ocorre choque térmico.
Igual é quando vamos ver se uma pessoa está com febre, na testa sempre temos que colocar a mão com a palma dela pra fora porque a palma da mão é mais quente.
2007-01-04 14:13:47
·
answer #5
·
answered by Paulo Ricardo 1
·
0⤊
0⤋
Ocorre um choque térmico com o calor das mãos e a garrafa gelada!!
2007-01-04 14:08:07
·
answer #6
·
answered by Marcio l 2
·
0⤊
0⤋
Simples, as moléculas da cerveja quando ela está bem gelada estão em um estado transitório entre o líquido e o sólido, quando você pega na cerveja a sua mão transfere calor para ela e isso mais o ligeiro aumento da pressão faz com que o equilíbrio seja perturbado e por isso ela congela.
2007-01-04 14:18:14
·
answer #7
·
answered by Raphael M 6
·
0⤊
1⤋
Choque térmico
2007-01-04 14:14:47
·
answer #8
·
answered by archi 3
·
0⤊
1⤋
é simples...tudo é fisica......
2007-01-04 14:07:39
·
answer #9
·
answered by vanessinha 2
·
0⤊
2⤋