English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Olá.

A frase é do Presidente Lula, sobre o uso do caixa 2 em campanhas do PT, durante visita à França.

Vide: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/crise_lula/frases.html

O objetivo da questão é propiciar uma reflexão política e ideológica sobre o cidadão brasileiro, não um embate político-partidário.

Você concorda que "se ele pode eu também posso"? Ou "se todos são corruptos ninguém se salva"? Ou, ao melhor de Maquiavel: "Os fins justificam os meios"?

Acredita que o brasileiro tolera a corrupção porque não há alternativas ou por falta de iniciativa própria (movimentação da opinião pública)?

Acredita que se você, hoje cidadão brasileiro indignado, amanhã fosse um parlamentar: Agiria diferente?

Aguardo as respostas: A melhor leva 10 pontinhos!

Obrigada a todos que responderem, afinal: "Tese X Antítese = Síntese", tal qual na Teoria de Georg Wilhelm Friedrich Hegel.

B-jos para todos.

2007-01-04 05:24:39 · 6 respostas · perguntado por Si 7 em Governo e Política Política

6 respostas

Lula, como outros politícos, refletem e reforçam valores e desvalores de seus eleitores. Mais do que das inegáveis deficiências do sistema educacional, o Brasil é vítima de tormentosa crise de valores, não se podendo olvidar que estes informam e balizam aquele.

Para ser eleito, o político há que dizer, mais do que propor fazer o que exige o bem de todos, o que agrada os ouvidos de seus eleitores, e, para ser reeleito, realizar, mais do que convém ao país, o que vai ao encontro dos interesses desses mesmos eleitores, além de continuar adoçando-lhes os ouvidos.

Chega-se, assim, ao âmago da questão, aos valores éticos dos eleitores, vez que são eles que os posicionam entre os extremos que condicionam e determinam sua conduta, como altruísmo e egoísmo, honestidade e desonestidade, trabalho e lazer, disciplina e indisciplina, método e improvisação, etc.

Mas, se passamos por crise de valores, como debelá-la? Eis a esfinge, ou a deciframos ou ela nos devora.

Max Weber bem mostra, em "A ética protestante e o espírito do capitalismo", a importância dessa ética para o trabalho e o conseqüente desenvolvimento social.

2007-01-05 13:07:06 · answer #1 · answered by podocarpo 7 · 2 0

Nada pois so vai melhorar quando esses filhos da **** resolver olhar para o povo enves de olhar pro bolso

2007-01-10 05:54:09 · answer #2 · answered by Zona sul 1 · 1 0

Acho que infelizmente essas expressões, como "se ele pode eu também posso", é algo que já está enraizada na cultura do Brasil. E isso vem acontecendo descaradamente nos altos patamares do governo, onde "eu reajusto meu salario do jeito que eu quiser e, se vc quiser também, faça igual, afinal, daqui de cima ninguém cai mesmo", como pudemos ver com a Dep. Angela Guadagnin, dançando em plena câmara dos deputados, quando seus "colegas" foram absolvidos da cassação!
Mas não sei, continuo esperançoso de que as coisas ainda estão a favor do vento e, sinceramente, penso que todos temos que ter esperança no futuro de nossa nação, pois, mesmo com tantos roubos, desvios, caixa2.. enfim.. onde tudo acaba em pizza!!, os bancos do governo anda engordando cada vez mais, graças ao crescimento das riquezas que produzimos.
É isso aí, temos que lutar para ser-mos ainda melhores, mas antes, temos que limpar essa sujeira que está no congresso!!

2007-01-04 13:52:18 · answer #3 · answered by cayki 1 · 1 0

Eu acho que falta iniciativa nossa mesmo porque sabemos que o Brasil está ruim e ainda toleramos isso.Somos um povo acomodado em relação à política.

2007-01-04 13:41:13 · answer #4 · answered by Jonathan Capixaba 2019 7 · 1 0

meu bisavo dizia
meu avo falava
meu pai repetia
eu digo:
POLITICO É TUDO LADRAO, NÃO SE SARVA UM.

2007-01-04 13:28:17 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

EU ACHO QUE É TUDO BALELA,A ***** TA AI JA FAZEM 500 ANOS E ENQUANTO O POVO NAO PARENDER A VOTAR A TEORIA NAO VAI JUDAR EM NADA

2007-01-04 13:26:15 · answer #6 · answered by CHUCK NORRIS RAFA TE AMO 7 · 1 0

fedest.com, questions and answers