Teogonia (ΘΕΟΓΟΝΙΑ - do grego theos, deus + genea, origem) é um conjunto de deidades que formam a mitologia de um povo. É também considerada doutrina sobre a origem dos deuses e, quase sempre, a origem do mundo.Os primeiros pré-socráticos, como já se adiantou, foram os da Escola Jônica, dividida em Escola Jônica Antiga (Tales, Anaximandro e Anaxímenes) e Escola Jônica Nova (Heráclito, Empédocles, Anaxágoras).
Os antigos jônios se ocuparam apenas do elemento primordial da constituição de todas as coisas, sem muito se preocuparem com as causas das transformações:
- para Tales o elemento primitivo era a água, que disse ser divina,
- para Anaximandro era o indefinido,
- para Anaxímenes era o ar.
Os da Escola Jônica Nova desenvolveram o problema das causas que operam as transformações no elemento primitivo; estas causas já não seriam de índole teológica, à maneira como o mundo era explicado pelos mitos.
Heráclito admitia dois princípios contrários a operar e que ele denominava antropomorficamente de guerra e paz. Supondo que o elemento primordial fosse o fogo, estas duas forças contrárias o transformavam, ora na direção da solidificação, ora de retorno ao estado móvel do fogo.
Diferentemente, Empédocles, que admitia 4 elementos (fogo, ar, água e terra), denominava as duas forças contrária de amor e ódio.
Finalmente Anaxágoras de Colófon, o último dos grandes jônios e que foi para Atenas, onde foi o filósofo do século de Péricles, renunciou ao dualismo dos contrários, e estabeleceu uma multiplicidade de partículas semelhantes (as homeomerias), as quais seriam movimentadas e ordenadas por uma delas, considerada inteligente, por isso denominada Nous, ou Logos. A partir deste ser, desenvolveu a idéia de um Deus exterior ao mundo.
Não restou clareza sobre como Anaxágoras entendia o Nous. Ele é uma coisa entre as outras coisas e não exatamente um Deus. De qualquer maneira é uma preocupação com a causa, cuja índole seria atuante e, de certo modo, inteligente. Dali se encaminhava o assunto para a discussão da existência de um Deus, concebido ao modo filosófico.
Repudiou Anaxágoras a mitologia, mas de outra parte abriu a discussão metafísica da divindade, concebida a partir do conceito de causa.
Aristóteles, que admitirá um Deus como causa externa e inteligente do mundo, elogiará por isso a Anaxágoras.
Mais racionalistas foram as escolas pré-socráticas do Ocidente. O racionalismo dos eleatas foi monista e o dos pitagóricos foi claramente dualista.
Estes, os pitagóricos, distinguiram radicalmente entre matéria e espírito. Neste particular estiveram sob a influência externa do zoroastrismo (vd 122) e do orfismo (vd 129). Tiveram prosperidade, com grande influência, sobretudo sob a forma de neopitagorismo (vd 251).
2007-01-04 03:51:51
·
answer #1
·
answered by Marcelo Pinto 4
·
0⤊
0⤋
Teogonia é a teoria sobre o surgimento dos deuses na antiga mitologia. Não só de seu surgimento, como sua atuação junto à natureza e à sociedade.
Felicidades.
2007-01-04 06:52:01
·
answer #2
·
answered by Chester 6
·
4⤊
0⤋
É a doutrina sobre a origem dos deuses e do mundo.
"No começo era o Caos. Era o espaço aberto, a pura extensão ilimitada, o abismo sem fundo.
De repente, surgiu a primeira realidade sólida: Gaia, a Terra.
Ela deu ao Caos um sentido: limitou-o. Instalou nele o chão, o palco...."
Hesíodo - A criação do mundo.
2007-01-04 08:14:35
·
answer #3
·
answered by nine 2
·
2⤊
0⤋
R=Teogonia (ΘΕΟΓΟΝΙΑ - do grego theos, deus + genea, origem) é um conjunto de deidades que formam a mitologia de um povo. É também considerada doutrina sobre a origem dos deuses e, quase sempre, a origem do mundo.
2007-01-04 03:38:54
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Teogonia (ΘΕΟΓΟΝΙΑ - do grego theos, deus + genea, origem) é um conjunto de deidades que formam a mitologia de um povo. É também considerada doutrina sobre a origem dos deuses e, quase sempre, a origem do mundo.
Teogonia de Hesíodo
Também conhecida por Genealogia dos Deuses, é um poema mitológico de Hesíodo (séc. VIII a.C.). Trata da gênese dos deuses, descreve a origem do mundo, os reinados de Cronos, Zeus e Urano, e a união dos mortais aos deuses, desta forma nascendo os heróis mitológicos. As personagens representam aspectos básicos da natureza e do homem, expressando assim as idéias dos primeiros gregos sobre a constituição do universo.
Traduções
Há uma tradução integral da obra feita por J.A.A. Torrano, em versos e precedida de estudo, em Teogonia - a origem dos deuses (São Paulo: Iluminuras, 1991 - bilíngüe), e uma feita por A.E. Pinheiro, em Teogonia / Trabalhos e Dias (Lisboa: Imprensa Nacional, 2005).
2007-01-04 03:28:49
·
answer #5
·
answered by WebMaster 7
·
1⤊
0⤋
estudo da origem dos deuses da mitologia grega e romana.
2007-01-04 03:28:14
·
answer #6
·
answered by salazar 4
·
1⤊
0⤋
É um conjunto de deidades que formam a mitologia de um povo. É também considerada doutrina sobre a origem dos deuses e, quase sempre, a origem do mundo.
2007-01-04 03:28:07
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
e tehffftgrrt7ftftttgibbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbgggggggggggggggggbbbbbbbbbbbbbbbbbuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiuuuuuuuuutj
2015-08-13 09:19:52
·
answer #8
·
answered by Ana 1
·
0⤊
0⤋
Teogonia: teogonia é uma palavra composta de gonia e theos, que, em grego significa “as coisas divinas”, “os seres divinos”, os deuses”. A teogonia é, portanto, a narrativa da origem dos próprios deuses a partir de seus pais e antepassados.
2014-09-11 02:47:56
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Teogonia (ΘΕΟΓΟΝΙΑ - do grego theos, deus + genea, origem) é um conjunto de deidades que formam a mitologia de um povo. É também considerada doutrina sobre a origem dos deuses e, quase sempre, a origem do mundo.
2007-01-04 04:48:20
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋