English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

na grécia antiga.

2007-01-03 22:58:30 · 4 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Mitologia e Folclore

4 respostas

Calíope A de bela voz Poesia Épica Tabuleta ou pergaminho e uma pena para escrita
Clio A Proclamadora História Pergaminho parcialmente aberto
Erato Amável Poesia de Amor Pequena Lira
Euterpe A doadora de prazeres Música Flauta
Melpômene A poetisa Tragédia Uma máscara trágica, uma grinalda e uma clava
Polímnia A de muitos hinos Música Cerimonial (sacra) Figura velada
Tália A que faz brotar flores Comédia Máscara cômica e coroa de hera ou um bastão
Terpsícore A rodopiante Dança Lira e plectro
Urânia A celestial Astronomia Globo celestial e compasso
filhas de Mnemosine e Zeus.

2007-01-03 23:45:02 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 1

* Clio (a quem confere fama) era a musa da História, sendo símbolos seus o clarim heróico e a clepsidra. Costumava ser representada sob o aspecto de uma jovem coroada de louros, tendo na mão direita uma trombeta e na esquerda um livro intitulado "Tucídide". Aos seus atributos acrescentam-se ainda o globo terrestre sobre o qual ela descansa, e o tempo que se vê ao seu lado, para mostrar que a história alcança todos os lugares e todas as épocas.
* Euterpe (a que dá júbilo) era a musa da poesia lírica e tinha por símbolo a flauta, sua invenção. Ela é uma jovem, que aparece coroada de flores, tocando o instrumento de sua invenção. Ao seu lado estão papéis de música, oboés e outros instrumentos. Por estes atributos, os gregos quiseram exprimir o quanto as letras encantam àqueles que as cultivam.
* Tália (a festiva) era a musa da comédia que vestia uma máscara cômica e portava ramos de hera. É mostrada por vezes portando também um cajado de pastor, coroada de hera, calçada de borzeguins e com uma máscara na mão. Muitas de suas estátuas têm um clarim ou porta-voz, instrumentos que serviam para sustentar a voz dos autores na comédia antiga.
* Melpômene (a cantora) era a musa da tragédia; usava máscara trágica e folhas de videira. Empunhava a maça de Hércules e era oposto de Tália. O seu aspecto é grave e sério, sempre está ricamente vestida e calçada com coturnos.
* Terpsícore (a que adora dançar) era a musa da dança. Também regia o canto coral e portava a cítara ou lira. Apresenta-se coroada de grinaldas, tocando uma lira, ao som da qual dirige a cadência dos seus passos. Alguns autores fazem-na mãe das Sereias.
* Érato (a que desperta desejo) era a musa do verso erótico. É uma jovem ninfa coroada de mirto e rosas. Com a mão direita segura uma lira e com a esquerda um arco. Ao seu lado está um pequeno Amor que beija-lhe os pés.

Eustache Le Sueur
Eustache Le Sueur

* Polímnia (a de muitos hinos) era a musa dos hinos sagrados e da narração de histórias. Costuma ser apresentada em atitude pensativa, com um véu, vestida de branco, em uma atitude de meditação, com o dedo na boca.
* Urânia (celeste) era a musa da astronomia, tendo por símbolos um globo celeste e um compasso. Representam-na com um vestido azul-celeste, coroada de estrelas e com ambas as mãos segurando um globo que ela parece medir, ou então tendo ao seu lado uma esfera pousada uma tripeça e muitos instrumentos de matemática. Urânia era a entidade a que os astrônomos/astrólogos pediam inspiração.
* Calíope (bela voz), a primeira entre as irmãs, era a musa da eloqüência. Seus símbolos eram a tabuleta e o buril. É representada sob a aparência de uma jovem de ar majestoso, a fronte cingida de uma coroa de ouro. Está ornada de grinaldas, com uma mão empunha uma trombeta e com a outra, um poema épico. Foi amada por Apolo, com quem teve dois filhos: Himeneu e Iálemo. E também por Eagro, que desposou e de quem teve Orfeu, o célebre cantor da Trácia.

2007-01-04 07:09:14 · answer #2 · answered by Ysis 2 · 1 0

As noves Musas são elas:

Calíope >a de bela voz
Clio > A Proclamadora
Euterpe > A doadora de prazeres
Melpômene > A poetisa
Polímnia > A de muitos hinos
Tália > A que faz brotar flores
Terpsícore > A rodopiante
Urânia > A celestial

2007-01-04 07:06:18 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Desculpe, Vidinha, mas em se tratando de "musas", tenho que me estender um pouquinho, pois talvez estou falando de VOCÊ, não e mesmo? Diz a mitologia grega que o Hélicon, monte da Beócia (na Grécia) era consagrado às nove musas (irmãs entre si, filhas de Júpiter e de Mnemósine, e que presidiam as artes liberais, especialmente a eloqüência e a poesia. Pelo mito, a finalidade de terem nascidos irmãs era para demonstrar que todas as artes guardam estreitas relações entre si, com Clío presidindo à História; Euterpe à Música; Tália à Comédia; Melpóneme à Tragédia; Terpsicore à Dança; Érato à Elegia; Polimnia à poesia Lírica; Urânia à Astronomia e Calíope à Eloqüência). Conforme a narrativa, as musas habitavam não só o Hélicon (hoje Paleovuono), como também os montes Parnaso (origem do termo “Parnasianismo”, hoje o Liacura) e o Pindo (hoje, o Agraía), daí os nomes das musas e montes que até hoje inspiram as pessoas sensíveis às artes; Aliás, dentre as nove musas filhas de Zeus, a primeira delas, Euterpe, desde criança tinha o dom de modular a voz com suavidade e de combinar os sons que ouvia dos pássaros, dos ventos, das cachoeiras, inventando o canto e criando a “melodia” (do grego meloidía, isto é, canto cadenciado), e por ser esta considerada a Primeira Arte - criada pela primeira “musa” - por isso foi denominada de “Música”. Só não te dou mais detalhes, por não desejar disputar com outra "musa", chamada Ysis (vide acima), que merece os 10 pontos. Então, não inspira qualquer um? Ah sim, parabéns pela bela pergunta, que expande horizontes. Getúlio (Rio, Verão/2007).

2007-01-04 07:34:26 · answer #4 · answered by Origem9Ω 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers