Tivemos jogadores temperamentais em nosso futebol, porém como Heleno de Freitas foram poucos. Aqueles da velha guarda, certamente se lembram dêle. Era um craque na mais pura acepção da palavra. Jogava um futebol altamente refinado. Seus passes sempre chegavam redondinhos, nos pés dos companheiros. Para ele, uma firula, um drible bem dado, uma bola no meio das pernas tinha muito mais valor do que um gol "de canela", ou uma bola que entrava só por capricho. Enfim, o homem era CRAQUE mesmo. Seu problema de temperamento era provocado pela doença que acabou com sua vida ainda jovem, a tuberculose (naquele tempo era fatal) que atacara seu cérebro.
Heleno de Freitas (qual botafoguense não se lembra dêle ?) teve muitas passagens, daquelas ditas célebres. Quando seu passe não era convenientemente aproveitado, era capaz de parar no campo, dirigir-se ao "perneta", lembrando tudo que sua mãe eventualmente fizera na vida...
Um dos casos registrados, deu-se com um jogador argentino, chamado Valsechi. Após algumas tentativas de tabela, quando Heleno dava aquele passe "açucarado" e aguardava, logicamente, a devolução adequada da "tabela" tentada, não se aguentou ao ver outra bola que o Valsechi "devolvia" ao adversário, ao invés de seus pés. Parou em campo e enquanto a jogada prosseguia, ele simplesmente chegou-se ao gringo, dizendo:
"Veja nossas camisas. São iguais. Mesmas cores, preto e branco, mesmas listras verticais, mesmo escudo, calção preto, tudo igual, certo?
Valsechi, timidamente disse:"Si, cierto."
"Então, seu gringo idiota (já aos berros) POR QUE VOCE ESTÁ PASSANDO A BOLA PARA ELES, QUE TEM CAMISA VERDE E VERMELHA???"
Heleno deixou nosso convívio ainda jovem, aos trinta e poucos anos, vitimado pela doença que atrapalhou sua vida, e que nunca foi tratada. Sua vida poderá servir de alerta para todos os jovens que se preocupam sempre em viver o momento, esquecendo-se de que existe um futuro que deve ser planejado para que possa ser vivido. Heleno, apesar de sua doença, sempre viveu na boemia, desregradamente. Era comum chegar no dia do jogo, bêbado, entrar no campo e "estraçalhar". Treino era palavrão. Enfim tudo o que um atleta não deve fazer. Devido seu modus-vivendi, morreu na mais completa miséria, somente recebendo ajuda de alguns poucos amigos que ainda se lembravam de seu grande futebol.
2007-01-03 09:55:04
·
answer #1
·
answered by Marivaldo L 6
·
1⤊
0⤋
Heleno de Freitas, nasceu em 12 de dezembro de 1920, em São João Nepomuceno.
Foi um futebolista brasileiro, e foi considerado o primeiro craque problema do futebol brasileiro.
Tinha um gênio muito intempestivo que muitas vezes o fazia ser expulso de campo e lhe traria muitos inimigos.
Recebeu o apelido de Gilda pela torcida do Fluminense.
Antes de encerrar sua carreira, foi internado em um sanatório onde veio a falecer em 8 de novembro de 1959, em Barbacena*
2007-01-03 17:51:06
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Pelo o que meu Pai diz ele era Tipo do Edmundo: Problematico.
2007-01-03 17:50:06
·
answer #3
·
answered by *Anica* 4
·
1⤊
0⤋
Nunca houve um homem como Heleno, este é o título da biografia de Heleno de Freitas. Grande center full q atuou pelo Botafogo e teve passagens pela seleção, jogou nos anos quarenta e morreu louco em Barbacena em decorrencia da sífilis. Além disso era de família de classe média alta e formado em direito.
Isso não é cola é conhecimento.
2007-01-03 17:47:22
·
answer #4
·
answered by baretta 6
·
1⤊
0⤋
Um "Garrincha" mais antigo. Era um craque que não vi jogar, era um que saía as noites, bebia, fumava (cigarro), que morreu no interior de MG numa clínica de psiquiatria.
Era sempre provocado pela torcida adversária que o chamava de "Gilda" um grande sucesso no cinema na época, o que o deixava com raiva e aí que ele jogava mais.
Depois de dar uma cabeceada na bola ele tirava um pente do calção e penteava o cabelo, sempre engomado.
Agora era muito brigão e toda hora era expulso.
2007-01-03 21:02:24
·
answer #5
·
answered by manoxanxa 7
·
0⤊
0⤋
omeirelles!
Começou em 1934 jogando pelo juvenil do Botafogo, clube que aprendeu a amar, e logo se tornou sócio-atleta. Ainda nos juvenis, teve um rápida passagem pelo Fluminense. Retornou ao Botafogo onde permaneceu até 1948, quando foi contratado pelo Boca Junior da Argentina, onde passou pouco tempo. Quando voltou ao Brasil, vestiu a camisa do Vasco da Gama onde conquistou seu único título de campeão carioca em 1949. Brigou com o treinador Flávio Costa e foi jogar na Liga Pirata da Colômbia. Em 1951 retornou ao Brasil e assinou com o América carioca. No clube de Campos Sales somente jogou 35 minutos e foi expulso. Foi também, seu primeiro e único jogo no maracanã. A partida foi contra o São Cristovão e o América perdeu por 3x1.
Heleno de Freitas era quase perfeito em tudo. Nos gols de classe. Nas jogadas de alta categoria. E nas cabeçadas maravilhosas. Entretanto, Heleno estava doente e não sabia. A sífilis corroía sua cabeça e isso lhe criava muitos problemas. As vezes, não entendia os erros dos companheiros que lhe passava uma bola errada. Por isso, brigava com os colegas, xingava os adversários, discutia com os árbitros. Se Heleno de Freitas não fosse um craque maravilhoso, ninguém o suportaria. Foi campeão brasileiro e sul-americano defendendo por muitos anos as seleções cariocas e brasileiras.
Heleno ganhou fama e dinheiro. Viveu sempre entre mulheres bonitas e homens inteligentes. Em Buenos Ayres, quando jogou pelo Boca Junior, se tornou intimo da família do presidente Peron. No Museu do Esporte, existente na Colômbia, foi erguido um busto em sua homenagem as suas grandes jogadas que tanto encantaram os colombianos.
Heleno nunca quis ir ao um médico para fazer um exame rigoroso e um tratamento sério da doença que o atormentava. Ele era genioso e quando abandonou o futebol, por insistência de amigos e parentes, foi examinado e constatado sífilis na cabeça em estado bastante adiantado. Heleno teve que ser internado num sanatório na cidade de Barbacena em Minas Gerais. No dia 8 de dezembro de 1959, a imprensa brasileira noticiava a morte Heleno de Freitas. Morria um dos mais elegantes jogadores do futebol brasileiro.
Heleno de Freitas, não conseguiu ser Campeão pelo Botafogo, outrossim, quando saiu do Botafogo para o Boca Junior, nesse ano o foi Botafogo Campeão.
Um forte abraço.
2007-01-03 18:10:33
·
answer #6
·
answered by RuyLFreitas 7
·
0⤊
0⤋
yo
2007-01-03 18:05:47
·
answer #7
·
answered by Karlos KunKel 3
·
0⤊
0⤋
Não, eu ñunca ouvi falar desse personagem.
2007-01-03 17:42:39
·
answer #8
·
answered by Vanessa 5
·
0⤊
0⤋