Mahabharata
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Mahabharata (em sânscrito, grande Índia) é o grande épico hindu, ditado por Krishna-Dwaipayana Vyasa, o compilador. Sua versão completa, incluindo o Bhagavad Gita, supõe-se que seja do século 8 a.C..
Textos hindus
Shruti
Vedas
Rig Veda
Sama Veda
Yajur Veda
Atharva Veda
Brahmanas
Aranyakas
Upanishads
Smriti
Itihāsas
Mahābhārata
Bhagavad Gītā
Ramayana
Puranas
Tantras
Sutras (Lista)
Stotras
Ashtavakra Gita
Gherand Samhita
Gita Govinda
Hatha Yoga Pradipika
Inspirou o filme homônimo, onde os atores eram de nacionalidade e raças variadas, para indicar a universalidade dos temas tratados neste livro.
2007-01-05 00:06:58
·
answer #1
·
answered by John - Se chamarem digam que saí 7
·
0⤊
0⤋
Para comerçar você escreveu o nome errado se chama´poema Mahabharata”,
Esta peça é uma adaptação de um poema épico do HinduÃsmo, o “Mahabharata”, a maior obra literária alguma vez escrita. Esta obra é composta por dezoito livros e é quinze vezes mais extensa que a IlÃada e oito vezes mais longa que todos os poemas homéricos reunidos.
Mahabharata: uma peça em que as personagens são bonecos feitos de metal, pano, cartão, madeira, (…), movidos por um actor apenas, que lhes dá voz e vida.
A história narrada pelo poema é mÃtica. Aliás, crê-se que o próprio autor dos versos seja também uma personagem mÃtica, sagrada para a cultura hindu que, além de autor e narrador da trama, seria paralelamente uma das personagens – Krishna1.
Mahabharata conta a história trágica de dois clãs de primos, descendentes de Krishna, que por sua vez descendia do rei Bharata. O próprio nome da obra significa isso mesmo. Numa tradução menos literal, “Mahabharata” pode verter-se como “Grande história (ou guerra) dos descendentes de Bharata”. Estas duas famÃlias disputaram o trono e acabaram por se envolver numa guerra sangrenta, da qual ambas saÃram sem glória. Na busca do equilÃbrio e da ordem, as duas famÃlias acabaram por se destruir uma à outra.
Mas o propósito desta obra não é simplesmente relatar a história do conflito entre as duas famÃlias, mas através dela representar a luta entre a ordem, a lei, simbolizada pelo clã dos Pandava e o caos, simbolizado pelos Kaurava, no fundo, a luta entre o bem e o mal. O poema retrata também a luta interior de cada ser em busca da sua verdadeira identidade.
Esta obra pode ser uma metáfora da cultura indiana, mas também de toda a humanidade. No poema existe uma passagem que ilustra isso mesmo: “ Tudo o que está no mundo está no Mahabharata, o que não está no Mahabharata não está em mais parte nenhuma.”
Um aspecto que gostaria de salientar em relação à representação é o trabalho admirável do actor e encenador Massimo Schuster. Além de já conjugar estas duas funções, concilia ainda, em palco, os papéis de actor, marionetista e narrador da história.
2007-01-03 08:44:03
·
answer #2
·
answered by dannydaky 2
·
0⤊
0⤋
E' um dos epicos mais longos que existe da historia humana, acredita que deve ter mais de 100 mil versos. Mas e' uma histora bela que conta as aventuras de Arujuna e seus irmaos pandawa (pandawa = 5). Arujuna era amigo intimo de Krisnha. Krishna veio na forma de humano mas os homens nao o aceitaram. Ele prometeu que reincarnaria cada vez que o homem se afastasse de Deus. Tem o famoso discurso de Krisnha que e' o ponto mais alto do Marabaratha quando Arujuna corre com sua carruagem de guerra na frente do campo de batalha e do outro lado ele ve os seus irmaos. Entao ele diz que nao ira' combater sua familia. Krishna salta sobre a carruagem de Arujuna e faz o grande sermao "O SEU DEVER". Muito lindo.
2007-01-03 08:35:58
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Na que encontrei e contei são vinte.(20).
2007-01-03 08:33:18
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
vamos ver 1,2,3
mais vai
conta que tu vai sabe
2007-01-03 08:27:47
·
answer #5
·
answered by emersonrs10 5
·
0⤊
0⤋