Durante minha juventude me encantei com as propostas do Comunismo (socialismo é a denominação da segunda fase de implantação do comunismo, a primeira é a revolução armada pela qual os pobres, ou proletários, tomam o poder).
Com o estudo aprofundado do tema (naquele tempo comunista tinha que estudar muito sobre a doutrina, e não ficar repetindo chavões panfletários) acabei me dando conta de que toda a idéia era falha pois parte do pressuposto de que as pessoas são cooperativas como as abelhas e só competem porque o sistema obriga.
O fato é quie o ser humano está mais próximo da definição de Macchiavelli, que dizia que todo homem é mau, vil e sedento de poder, coisa que se provou nos ultimos 50 mil anos de evolução.
Os homens são mais afeitos aos lobos do que as abelhas, por isso o comunismo nunca se implantara no mundo.
2007-01-03 05:22:05
·
answer #5
·
answered by Zoing 5
·
2⤊
0⤋
As definições viraram uma bagunça e é normal a dúvida.
Em primeiro lugar, vamos deixar claro que comunismo é uma forma de socialismo, nos moldes de ex_União Soviética, Alemanha Oriental, China do tempo do Mao. Ainda existem Cuba e Coréia do Norte. Como sabemos, esse regime, felizmente já era, foi desmantelado. Todas as propriedades eram do governo (leia dos governantes), toda a economia estava em mão dos governantes, e naturalmente a corrupção era desenfreada ( e é em Cuba e Coréia do Norte). O povo. não tinha perspectiva de crescimento, vivendo num regime totalmente assistencialista.
Por outro lado temos o capitalismo, que não é um regime perfeito, mas o menos pior que se conseguiu até hoje, pois oferece a oportunidade de cada um ter sua propriedade, seu trabalho e o crescimento de cada um depende também de seu esforço. Infelizmente, esse regime funciona melhor em países onde os governos oferecem ao povo a oportunidade de crescimento, através de uma educação de alta qualidade, preparando os jovens para a vida, ou seja, aprendendo a concorrer, a ser um empreendedor.
Citamos como exemplo atual a Coréia do Sul, cujo povo era ignorante e mais pobre que nós em 1970, e hoje é quatro vezes mais rico. Nesse curto espaço de tempo ( em relação à História) deram um passo gigantesco.
Em nosso país podemos dizer que sempre imperou o capitalismo selvagem. O que seria? As empresas pagam muito mal, porque o governo não cumpre com sua função básica e essencial que seria oferecer educação de qualidade. Com isso, somente a classe rica acaba frequentando Universidades Federais e saem com os melhores empregos( isso de uma forma geral).
Nosso povo, mal formado, acredita que os ricos são responsáveis por isso, quando na verdade são nossos governos que não querem alterar a estrutura, mantendo a ignorância, os baixos salários, pela falta de mão de obra especializada, e recorrendo a políticas assistencialistas. Ou seja, o capital não respeita seus trabalhadores, e o governo não faz sua parte.
Muitos países, hoje, mantém um governo socialista, preocupado com seu povo, mas com a parte econômica totalmente aberta, sem concorrer com a iniciativa privada, como vemos aqui com Banco do Brasil, Caixa, Petrobrás. etc.Governo não existe para cuidar de bancos, refinarias. É para zelar pelo seu povo.
Os governantes, para defenderem essas estatais( e continuarem com suas mutretas) colocaram na cabeça do povo que é dele, quando na verdade, pertence aos governantes que estão no poder. Todos os países que foram para o primeiro mundo, tomaram dois cuidados: privatizaram tudo, mas para que seu povo não fosse explorado pelo capital, ofereceu alta qualidade de ensino, de forma que por serem cultos, têm salários mais altos. Só para mostrar a diferença: enquanto um metalúrgico gabaritado, num montadora , na Europa, ganha U$65,00 por hora de trabalho, no Brasil não passa de US$15,00.
Isso foi um exemplo de alguém que se dedicou muito , lá e cá.
Infelizmente, o Brasil quer ir para o primeiro mundo, mas não mexe (de propósito), uma palha para alterar nossa Educação.
Em sã consciência: um aluno não estuda para as provas, não faz trabalhos e no final do ano , via Conselho de Escola é aprovado. Ou seja: um finge que estuda e a escola finge que ensina. No final, qual nosso Congresso, acaba em rodada de pizza. Seria essa escola que vai nos levar a uma maior renda?
Que sirva de alerta aos comunistas de carteirinha: olhem para a China, ,ex-comunista, hoje com governo socilaista, mas com a economia escancarada para as empresas, na maioria americanas. Mesmo lá, só vai sobreviver quem estudar, e o governo está oferecendo educação de qualidade, permitindo, inclusive, que grandes Universidades americanas lá se instalassem.
Essas Universidades, tentaram entrar no Brasil. Perguntem se o MEC deixou...
Por isso que vemos o Chile, socialista sim , mas economicamente capitalista, que nem quer saber de Mercosul, aderiu à Alca e oferecendo uma nova educação aos jovens chilenos, está se preparando para entrar no seleto 1º Mundo. China e Índia fazem o mesmo. E nós, quando vamos mudar?
Resumo: país rico não é o que tem riquezas minerais, mas o que tem um povo culto. Daí a diferença entre Japão ( território pobre) e nós, com todas nossas riquezas minerais e vegetais.
Trocamos um vagão de soja( 50 toneladas) por uma plaquinha de computador (200 gramas). Seja qual for o governo, precisamos conhecer e desenvolver tecnologia..só estudando, com qualidade. mas isso só é lembrado em época de eleições. Hoje não é falta de dinheiro para a Educação nosso problema, mas a alteração profunda da linha pedagógica, que é cópia da extinta Alemanha-Oriental, que nem existe mais...e que a parte Ocidental até hoje luta para tirar do atraso...
É isso que queremos?
Acorda, Brasil....
2007-01-04 04:16:28
·
answer #11
·
answered by Gilberto C 5
·
0⤊
0⤋