A síndrome e o transtorno andam juntos enquanto são constituídas pelo conjunto de sinais e sintomas que caracterizam uma determinada patologia. Enquanto não se identifica a patologia continuamos a chamar esse conjunto de sinais e sintomas de síndrome. No momento em que se define a patologia, o quadro passa a ser chamado de transtorno.Tanto a síndrome como o transtorno podem ser orgânicas ou funcionais, sendo chamado de orgânico quando caracteriza-se por representar um problema em um determinado órgão em mal funcionamento detectável, ou seja, quando é causada diretamente por anomalias estruturais cerebrais, neuroquímicas ou neurofisiológicas do paciente. Normalmente o que nos facilita a caracterização de determinado distúrbio de orgânico é quando o paciente apresenta prejuízos cognitivos consideráveis, como a falta de memória, dificuldade muito grande de orientação, cálculos freqüentemente errados, erros graves de julgamento, falta de compreensão da linguagem, etc
O distúrbio orgânico é considerado uma síndrome quando o médico suspeita de uma causa orgânica mas ainda não possui dados clínicos suficiente para essa confirmação. A partir do momento que essa causa orgânica é identificada esse distúrbio passa a ser considerado um transtorno mental orgânico.
2007-01-03 01:29:22
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
30⤊
1⤋
é um associado do clube dos patas. socio opata PPS
patas para sempre!
2007-01-03 09:32:30
·
answer #2
·
answered by Cid byspo 1
·
1⤊
0⤋
Nossa, tem amigos nossos que escreveram tanto sobre este assunto e escreveram errado.
"Sociopata" nada mais é que o "Tio Patinhas", quando inventou de casar e teve que repartir toda sua fortuna com a esposa "pata", ai Ela se tornou sócia dele em tudo o que Ele tinha.
Então o "Tio Patinhas" ficou "SÓCIO DA PATA" ou seja, "SOCIOPATA", da esposa dele.
Uffa, consegui explicar...
2007-01-06 21:23:05
·
answer #3
·
answered by Seletivo 4
·
0⤊
0⤋
associação dos patos
2007-01-06 18:14:05
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
eu sou sociopata e dai... eu nao sinto remorso nao sinto carinho agio com mta loucura, ja roubei nunca matei. nao roubo mais o problema q eu nao tenho sentimentos, como outras pessoas... sera que eu sou ou nao sou....ea resposta e nao julgue as pessoas se sou ninguem tem nada a ver com isso... da vida de cada um e de cada um...
2007-01-06 17:13:02
·
answer #5
·
answered by daniel a 1
·
0⤊
0⤋
Acho que é aguém que gosta de destruir sociedades. ahuahauaau
2007-01-06 14:22:10
·
answer #6
·
answered by Isis 3
·
0⤊
0⤋
Por que ?
Quer dar vazão à sua agressividade ?
2007-01-04 21:06:31
·
answer #7
·
answered by Betty 6
·
1⤊
1⤋
Espero que te ajude a faze a definição, pesquisei alguns sities:
TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE - 4
PERSONALIDADE PSICOPÁTICA
A psicopatologia em geral e a psiquiatria forense em especial têm dedicado, há tempo, uma enorme preocupação com o quadro conhecido por Psicopatia (ou Sociopatia, Transtorno Dissocial, Transtorno Sociopático, etc)
Trata-se de um terreno difícil e cauteloso, este que engloba as pessoas que não se enquadram nas doenças mentais já bem delineadas e com características bastante específicas, a despeito de se situarem à margem da normalidade psico-emocional ou, no mínimo, comportamental. As implicações forenses desses casos reivindicam da psiquiatria estudos exaustivos, notadamente sobre o grupo de entidades entendidas como Transtornos da Personalidade.
Índice dessa página:
Historia do conceito - Cardamo, Pinel, Prichard, Morel, Koch e Gross, Kraepelin, Schneider, Cleckley, Henry Ey
Personalidade Psicopática; traços e características
Personalidade Psicopática; principais sintomas
Personalidade Psicopatica e Moral
Sociopatia e o Assassino ******
Renato Sabbatini
A maioria das pessoas não consegue entender como surge uma personalidade criminosa e anti-social, como a de Francisco Pereira, o "maníaco do Parque", estuprador e assassino ****** que matou dez mulheres em poucos meses, em São Paulo. Sua advogada e seus pais falam em "doença" e psicopatia, e que Francisco merece respeito e compaixão, ao invés de punição severa. O próprio criminoso alega ter um "lado ruim" que o domina de forma incontrolável e o leva a fazer esses atos, e declarou ser um psicopata para pelo menos uma das vítimas que dele escapou.
Até que ponto ele está falando a verdade ? Em nosso sistema penal atual, a justiça precisa saber com certeza se Francisco foi levado aos seus crimes por um distúrbio mental ou nervoso pelo qual não tem culpa, ou se ele teve livre arbítrio e plena consciência do que estava fazendo e de suas conseqüências.
Francisco exibe muitas das características que a psiquiatria associa ao que se chama de sociopatia, ou distúrbio da personalidade anti-social. O sociopata tem inteligência normal ou acima do normal, exerce um considerável charme pessoal e, em geral, não tem nenhuma ansiedade, depressão, alucinações ou outros sintomas e sinais indicativos de neurose, pensamento irracional ou doença mental. Normalmente são serenos, tranqüilos, têm presença social considerável e boa fluência verbal. Muitas vezes são líderes em sua família ou grupo social, e se distingüem em algo, podendo ser admirados por isso. A grande maioria das pessoas, em contato com o sociopata, é incapaz de imaginar o seu lado "negro", que alguns conseguem esconder com sucesso a maior parte da vida, através de uma vida dupla.
O que há de anormal na personalidade sociopata ? O mais impressionante é a sua total falta de remorso ou de vergonha pelos crimes que pratica, o que levou no passado à designação de "insanidade moral", ou "insanidade sem delírio". O sociopata é um egocêntrico patológico, totalmente auto-centrado e incapaz de qualquer forma de amor ou ligação sentimental com outras pessoas. Manifesta total desprezo pelos outros seres humanos, e tem um déficit grande na capacidade de sentir emoções (uma das teorias mais aceitas é da hipoexcitabilidade emocional). Por causa disso, o sociopata não aprende com a punição, modificando seu comportamento. A atitude dele, ao reconhecer que seu comportamento não é aceito pela sociedade, é escondê-lo, jamais suprimí-lo. O comportamento anti-social é geralmente de natureza impulsiva, e pode assumir diversas formas, desde a irresponsabilidade, a mentira deliberada e o comportamento objecionável (como agressividade e mudanças súbitas de temperamento), até a violência gratuita e radical contra outros seres humanos, como a tortura, o estupro e a morte.
Qual é a causa da sociopatia ? Ela é tratável ? A verdade é que ninguém sabe. Até agora não foram identificadas alterações cerebrais significativas nos sociopatas, a não ser algumas mudanças do eletroencefalograma, que indicam um cérebro imaturo. Existem teorias de que a formação familiar na primeira infância é um determinante importante: forte rejeição, falta de amor, mas principalmente falta de disciplina e punição. Muitos filhos de pais com distúrbios anti-sociais acabam sendo sociopatas.
No entanto, realmente parece haver algo anormal, biologicamente. Desde pequenos, os sociopatas manifestam tendências e comportamentos que são altamente indicativos de como serão quando adultos. A criança sociopática, por exemplo, é imune à punição, e não é afetada pela dor. Nada parece funcionar para modificar seu comportamento: repreensão, surras, castigos, etc. Os pais desistem, normalmente, o que agrava a situação. Além disso, a criança sociopática apresenta uma história de torturar ou matar pequenos animais, pequenos furtos, agressão a coleguinhas de escola ou professores, de desafio aberto à autoridade dos pais e professores, mentiras sistemáticas e irresponsabilidade geral com seus deveres.
O mais assustador é que entre 1 a 4 % da população é sociopata em maior ou menor grau. Praticamente 100 % dos assassinos seriais são sociopatas, e nos casos mais severos, a doença pode evoluir para canibalismo, práticas ritualisticas de morte e tortura, e outras formas bizarras e assustadoras. Não existe cura nem tratamento para a sociopatia. Todos os especialistas são unânimes em reconhecer que é praticamente impossível tratar um sociopata, pois ele não tem ansiedade, e é totalmente imune à punição. Os sociopatas violentos como Francisco precisam ser trancafiados para o resto da vida no manicômio judiciário, para que a sociedade seja preservada de seus atos (o filme "Silêncio dos Inocentes" mostra um sociopata típico nessa situação, o Dr. Hannibal Lecter). Ou então executados por eles, como acontece em muitos países onde existe a pena de morte para crimes hediondos.
Esse dado poderá contribuir para o debate sobre a adoção da pena de morte na sociedade brasileira, que tantos estão pedindo.
2007-01-03 09:39:35
·
answer #8
·
answered by olhos cor de mel 3
·
1⤊
1⤋
Quem padece de sintomatologia, manifestação de sintmas, de inadaptação social, para a convivência com uma ou mais pessoas. Trat-se da definição para doente social, aquele que está temporária ou definitivamente para o convivio social saudável e nutritivo consigo mesmo e as demais pessoas.
De alguna forma o autista é um sociopata, porque não cpnsegue estabelecer trocas saudáveis com o ambniente externo a ele. Os assassimnos seriais os ****** killlers são casos mais óbvios de sociopatas. Mas todo aquele que tem extremada e continua dificuldade de manter relações sociais saudáveis, estátveis e adequadas às normas de vboa convicência pode ser considerado sociopata que naturalmente tem gradações de severidade e de ressocialização ou "cura".
2007-01-05 12:56:08
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
As características dos sociopatas englobam, principalmente, o desprezo pelas obrigações sociais e a falta de consideração com os sentimentos dos outros. Eles possuem um egocentrismo exageradamente patológico, emoções superficiais, teatrais e falsas, pobre ou nenhum controle da impulsividade, baixa tolerância para frustração, baixo limiar para descarga de agressão, irresponsabilidade, falta de empatia com outros seres humanos, ausência de sentimentos de remorso e de culpa em relação ao seu comportamento.
Essas pessoas geralmente são cínicas, incapazes de manter uma relação leal e duradoura, manipuladoras, e incapazes de amar. Eles mentem exageradamente sem constrangimento ou vergonha, subestimam a insensatez das mentiras, roubam, abusam, trapaceiam, manipulam dolosamente seus familiares e parentes, colocam em risco a vida de outras pessoas e, decididamente, nunca são capazes de se corrigirem. Esse conjunto de caracteres faz com que os sociopatas sejam incapazes de aprender com a punição ou incapazes de modificar suas atitudes.
Quando os sociopatas descobrem que seu teatro já está descoberto, eles são capazes de darem a falsa impressão de arrependimento, falseiam que mudarão "daqui para a frente", mas nunca serão capazes de suprimir sua índole maldosa. Não obstante eles são artistas na capacidade de disfarçar de forma inteligente suas características de personalidade.
Na vida social, o sociopata costuma ter um charme convincente e simpático para as outras pessoas e, não raramente, ele tem uma inteligência normal ou acima da média.
2007-01-04 16:02:35
·
answer #10
·
answered by Ricardo 6
·
0⤊
1⤋