Yorubá é uma religião tradicional formada por uma antiga civilização(a religião dos Òrìsà, o Candomblé do Brasil).
Toda religião é eminentemente de transmissão oral, e a despeito disso, com a linguagem oral, se expressa os orins (cânticos), àdúràs (rezas), Ofos (encantamentos) e oríkìs (louvações). É através dela que se conversa com os Òrìsàs.
Assim, como toda língua tem seus próprios significados, o YORUBÁ, também possui uma espécie de dicionário que traduz os significados de suas expressões na língua nativa. Através dela preservaram grande parte dos seus rituais, cânticos e liturgia com sua língua litúrgica falada quase que fluentemente em seu bojo, pelas pessoas mais proeminentes, mas, infelizmente em número bem restrito.
A língua oficial nos cultos Kétu, Ègbá, Ifón e Ìjèsà, é o Yorùbá, que apesar disso é também muito utilizada nos cultos de origem Angola e Jeje. Apesar de pouco conhecido pela grande maioria dos adeptos da religião, o yorùbá é amplamente falado de maneira empírica apenas mecânica e meramente Mimética, repetindo-se o que foi dito e decorado anteriormente.
Diz algumas pessoas, que o Yorúbá é uma língua morta e está para o culto aos Òrìsà assim como o Latin está para o Catolicismo. Mas, isso é um engano, yorùbá é uma língua viva e dinâmica e é falado ainda nos dias atuais por cerca de 20 a 25% da população da Nigéria e possui elevado número de dialetos, cuja língua oficial é o Inglês, introduzido ali pelos colonizadores.
No Benin, são mais ou menos 20 a 25% também de sua população, dentre outrostantos dialetos, que falam o Yorùbá como sua primeira língua ou segunda, dependendo do aculturamento.
O Yorùbá é a primeira língua de aproximadamente 30 milhões de Africanos Ocidentais, e é falada pelas populações no Sudoeste da Nigéria, Togo, Benin, Camarões e Serra Leone.
A língua também sobreviveu em Cuba (onde é chamada de Lukumi) e no Brasil (onde é chamada Nagô), termo que inicialmente era usado pejorativamente, querendo significar "gentinha, gentalha, ralé".
À parte de vários dialetos, existe o Yorùbá padrão, que é usado para propósitos educacionais, (e.g., em jornais, revistas, no rádio, TV e em) (escolas). Esta forma padrão é compreendida por oradores dos vários dialetos que atuam como tradutores do Yorùbá oficial para o dialetal e vice-versa.
No Brasil o interesse pelo Yorùbá dá-se principalmente entre as pessoas adeptas da Religião dos Òrìsà, que recebe o nome genérico e popular de Candomblé, não importando a origem se Yorùbá, Fon (Jeje) ou Bantu (Angola).
2007-01-03 01:03:18
·
answer #1
·
answered by anjinha loira 2
·
1⤊
0⤋
Olá,
Encontrei no google alguma coisa ... talvez seja os mesmos resultados que vc já tenha encontrado ... Todo caso ...
http://yle.iya.nom.br/yleiya/dicionario.html
http://www.terra.com.br/esoterico/monica/colunas/2005/01/26/000.htm
http://www.fietreca.org.br/apostilayorubaportugues.htm
http://paginas.terra.com.br/religiao/baradoloju/dicionario_yp.htm
Este último é para fazer encomendas de um dicionário yorubá.
http://www.mundoteatral.com.br/zdic.html
Espero ter ajudado.
Feliz ano novo.
2007-01-03 10:15:46
·
answer #2
·
answered by Sweet Lady 2
·
1⤊
0⤋
Yourubá é a língua falada na Nigéria e também a língua utilizada nos terreiros de Keto e Nagô em todo o Brasil.
Dicionários podem ser encontrados em livrarias especializadas.
2007-01-03 09:28:39
·
answer #3
·
answered by DISCÍPULO 7
·
1⤊
0⤋
Iorubás
Os Iorubas constituem o segundo maior grupo étnico na Nigéria, representando 18% da população total aproximadamente. Vivem em grande parte no sudoeste do país; também há comunidades de iorubas significativas no Benin, Togo, Serra Leoa, Cuba e Brasil.
Os iorubas são o principal grupo étnico nos estados de Ekiti, Kwara, Lagos, Ogun, Ongo, Osun, e Oyo. Um número considerável de iorubas vive na República do Benin, ainda podendo ser encontradas pequenas comunidades no campo, em Togo, Serra Leoa, Brasil e Cuba.
A maioria dos iorubas é cristã, com Igrejas da Nigéria (Anglicana), Católica, Pentecostal, Metodista, e igrejas Indígenas de que são adeptos. O Islã inclui aproximadamente um quarto da população ioruba, com a tradicional religião yorùbá respondendo pelo resto.
Os iorubas têm uma história urbana que data de 500 D.C. As principais cidades iorubas são Lagos, Ibadan, Abeokuta, Akure, Ilorin, Ogbomoso, Ondo, Ota, Shagamu, Iseyin, Osogbo, Ilesha, Oyo e Ilé-Ifè.
O dicionário eu não encontrei, um abraço!
2007-01-06 21:41:01
·
answer #4
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
Só sei que os gays da Bahia falam Yorubá... se eles tem o dicionário é outra história ... rs. ... é sério!
Vc me lembra alguém que eu conheço...com essa pergunta... nome e óculos... Se puder mande me um e-mail ... estou curiosa para ver se estou ficando louca ... hahahaha ...
dai_ana_mll@yahoo.com.br
Feliz Ano Novo!
2007-01-03 08:51:43
·
answer #5
·
answered by Dan@ 6
·
0⤊
1⤋
É algum dicionário de lingua indigena.
2007-01-03 08:52:06
·
answer #6
·
answered by †|-|¡ägö 5
·
0⤊
2⤋