English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Peruano.

2007-01-02 17:59:40 · 3 respostas · perguntado por nayara 1 em Entretenimento e Música Música

3 respostas

Olá, Bom dia

Eu não conhecia, agora que pesquisei comecei a conhece-lo

Cantos de latino América

A rua é o palco iluminado de músicos que subsistem com uma pequena estrutura material, mas que são capazes de divulgar sua arte

Texto e fotos: Paulo Lima


José Collantes chega para mais um dia de trabalho. No palco improvisado montado ao lado do prédio da Caixa Econômica Federal, no centro de Aracaju, cantará um variado repertório de canções até o final da tarde. Estará encerrado mais um longo show. Mesmo fazendo umas paradas para almoço e descanso, deixa no chinelo qualquer apresentação feita por músicos em espaços tradicionais, cuja duração não costuma ultrapassar 2 horas, incluindo o bis da platéia. Collantes terá tocado para um público rotativo de centenas de pessoas que param, espiam, ouvem e vão embora.

Violão, flauta de pan e uma engenhoca com as músicas programadas lá dentro. Este é o cenário. E, naturalmente, um pequeno mostruário com CDs à venda. Collantes se apruma todo, empunha o violão, aperta um botão dentre uns tantos outros botões, e a música começa a fluir pelo calçadão afora, espalhando o seu canto plangente da latino América.

Dicen que la distância es ser olvido, diz a melodiosa canção que será repetida ao longo do dia. Collantes, um hombre com ar pacato e gestos lentos, veio de terra distante. Peruano de Lima, 36 anos. Começou a se interessar por música aos 9 anos. Em portuñol, ele vai abrindo as páginas do seu diário de bordo.

Está no Brasil há 8 anos. Vem seguidamente a Aracaju, lá se vão 4 anos. Já rodou todo o Nordeste, "pelo Maranhon, Ceará" e centro do País, "demonstrando a cultura e a música latina". Nas capitais fica uns meses. Costuma levar o seu trabalho mais para cidades pequenas do interior.


Ao todo, já gravou 13 CDs instrumentais, "com flauta de pan e instrumentos andinos". Cantados são 3 trabalhos. O público de Aracaju foi agraciado com o lançamento do seu último CD, um acústico, "muito pedido, o pessoal gostou muito".

Em Lima, começou a tocar violão, cantar um pouquinho. "A música vai crescendo, crescendo e a gente vai aprendendo um pouco mais a cada dia". Collantes vem de família de músicos, "pero eles non ejercen a profisson". Músico de rua, já fez apresentações em lugares grandes para todo tipo de evento. "O trabalho de rua é para demonstrar o trabalho cultural que a gente faz".

Os CDs são gravados em estúdio particular em São Paulo, através da Associação Cultural Macchu Picchu, que congrega uns 40 a 50 músicos, entre peruanos, bolivianos e alguns brasileiros.

Das andanças, há somente um registro grave: há 4 anos sofreu um acidente com o grupo com o qual viajava, na altura do estado da Bahia. "Felizmente ningún saiu com dano físico. Deus presente, a gente sai adelante", explica Collantes, escandindo sempre as vogais, influência marcante do espanhol.

A sua música já atravessou oceanos. "Morei 8 anos na Alemanha". É na América Latina, contudo, que Collantes concentra o saldo da sua experiência. Morou no Equador, Colômbia, Bolívia e quase todo o continente americano.

Foi o Brasil, porém, que ele escolheu como seu território afetivo. "Gostei muito aqui do Brasil." Não de todo o Brasil, explica: "Non tanto hablando o comércio, mas a cultura do povo, muito alegre, acolhedora".

A surpresa ficou para o final. José Collantes é engenheiro têxtil de formação, profissão que chegou a exercer algum tempo numa empresa no Peru, mas largou tudo. "Eu estudei e não ejerco porque me sinto mejor fazendo lo que estou fazendo, cultura e arte, e dá para seguir trabajando", diz, misturando idiomas e deixando de lado limites entre culturas e fronteiras.

2007-01-02 21:44:59 · answer #1 · answered by Ricardão 7 · 0 0

conheço... ele aqui e muito famoso na minha cidade Vertente do Lerio que fica a 500 Km de Santarem... ele aqui faz o maior sucesso nas zonas e nos cabares...

2007-01-03 02:46:23 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

To por fora.... ele canta o que?

2007-01-03 02:06:23 · answer #3 · answered by Alucard 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers