Bom infelizmente não vou dar a você uma resposta mais densa ou pesquisada agora. Mas apresentarei para você alguns toques superficiais, como é superficial sua consideração sobre os dois temas importantes.
NACIONALISMO - O pool nacionalista que tenho conhecimento iniciou após a Revolução Francesa e aumentou com o processo de construção de algumas nações európeias que temos conhecimento hoje ambas em situações próximas no tempo: Itália e Alemanha em fins do Século XIX. o Eco da França em 1789 e a Independência dos EUA após a Guerra dos Sete Anos e o rompimento com o Sistema Absolutista libertou os EUA da Inglaterra em 4 de julho em 1776, em 7 de setembro de 1822 no Brasil. Ou seja unificou-se povos com línguas comuns, traços comuns, culturas comuns em forma de nações, a maioria como hoje está configurado o mapa.
Foi um desejo fruto de um grande movimento social nesses países, alguns com revoltas, alguns com revoluções internas, alguns com mortes, alguns com persistência até chegar aonde estão hoje.
Em nome do nacionalismo, muitos homens cometeram sandices como Hitller, Stalin, Pinochet. No Brasil, a questão de GV está presa ao que era fundo de palco da época a "Guerra Fria" ou seja, havia um terceiro interessado em manter nas terras sulamericanas a "Democracia" sem a infiltração do Comunismo que chegou em Cuba.
Os interesses norte-americanos fizeram o Brasil e o Exército seu aproximar-se do Tio Sam. Até enviar tropas na segunda Grande Guerra Mundial em 1945.
O Brasil passou como aliado a ser "amigo" dos americanos.
O Governo brasileiro de GV fez politicas bastante populares numa época que já havia a Intentona Comunista de Luis Carlos Prestes e Olga Benário e a tentativa de mudar de regime e de poder.
Em nome dessa "amor" ou caso entre EUA x Brasil, muita gente boa morreu, foi exilada, sofreu e Olga morta na câmara de gás sem direito a defesa. Luis Carlos padeceu na cadeia por longos anos.
A filha de Olga foi expatriada: Anita Garibaldi.
O Nacionalismo era cheio de paixão. Exageros e cometia verdadeiros crimes em nome dele.
Os EUA e a INGLATERRA são mestres nisso. A Alemanha fez isso tmbem. O americano faz isso em quase todos os filmes norte-americanos, louva e sauda a Industria do Cinema no país mais decantado e odiado: EUA.
Getulio, foi apenas um "bode expiatório" e morreu como morreu sofrendo nas unhas implacáveis do jornalista Carlos Lacerda.
Monteiro Lobato era Nacionalista e defendia o Estado Brasileiro, através dele encontramos petróleo nessas terras.
Euclides da Cunha era Nacionalista, através dele ficamos conhecendo sobre o Brasil que o Brasil não conhece.
PATRIOTIMSO - Considero o "patriota" exemplar é o americano que manda soldados pra o Iraque para dominar o povo e acaba morrendo lá mas não sai e a bandeira deles está la, e eles se orgulham daquela bandeira, não é o caso do Brasil.
O Brasileiro com "b" reduzido, é o ser que não sabe o que quer, tem medo de falar, é analfabeto e ignorante político, não sabe se afiliar em partido algum, não participa da vida pública e vive criticando seus governantes.
O Brasileiro nunca soube ser patriota, não canta o Hino Nacional, desconhece os autores de sua letra, critica mais do que conhece, detesta falar bem do seu país, está sempre a elogiar outros países e outros estrangeiros e desconhece completamente Martha Rocha, Carmem Miranda, Santos Dumont, Oswald de Andrade, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Carlos Gomes, Osvaldo Cruz,
Paulo Freire, Sérgio Buarque de Holanda, Machado de Assis, Euclides da Cunha, Fernanda Montenegro. Vive falando mal de si mesmo. Enquanto que O Senna soube ser patriota, o Cestinha do Brasil Oscar, Pelé, Hortênsia, Popó, Tarsila do Amaral, nós não sabemos porque as cores são verde e amarela, ou porque tanta estrela ou porque "Ordem e Progresso"ou isso ou aquilo.
Conhece o Caminho de São Tiago de Compostela, Paris, Miami, a Disney, a Europa, até o Japão! mas não conhece as grutas de Lençois ou Itacimirim, nem Fernando de Noronha.
Francamente. Ser nação é coisa bem diferente.
FALTA EDUCAÇÃO
2007-01-02 17:59:07
·
answer #1
·
answered by ÍNDIO 7
·
0⤊
0⤋
.
Oi Soneca. Sou eu. Lilia.
De soneca você não tem nada, heim!
Obrigada por ter respondido a minha pergunta. Legal.
Seguinte, amor. Entendo da seguinte forma, sem dicionários ou algo mais. São meus sentimentos.
Nacionalis(t)mo é tudo o que se refere aos interesses internos de uma Nação. G. Vargas foi um nacionalista. Os governantes são eleitos pelo povo para este fim (pelo menos é o que se espera, sem entrarmos em detalhes da corrupcao - uma vergonha!...).
Patriotismo é o amor que sentimos pela "Pátria-Mãe" e o respeito que devotamos aos seus símbolos. É sair em defesa da honra, dos direitos e do território.
É gritar bem alto: Brrraaaasiiillllllll!!! Brrraaaasiiiillllllll silll sill silll!!! E vibrar de emoção e orgulho ao ver a bandeira brasileira tremulando no ar. Cantar o hino nacional de boca cheia, achar ele o mais lindo do mundo e ver outras nações nos aplaudindo de pé!
Fique na Paz e Feliz 2007***!!!
.
2007-01-05 02:15:17
·
answer #2
·
answered by Lilia 7
·
0⤊
0⤋
.
Eu diria numa maneira bem simples e direta:
NACIONALISMO: É o poder que o povo tem para atuar contra qualquer injustiça ou ações ilícitas de políticos corruptos, ou seja, é a LUTA DO POVO pelos seus direitos(coisa que não foi despertada ainda).
PATRIOTISMO: É a manutenção do Nacionalismo.
.
2007-01-03 03:40:09
·
answer #3
·
answered by Skyer 2
·
0⤊
0⤋
nacionalismo: valorização, exacerbação de td aquilo que é nacional, feito no país, etc...
patriotismo: amor à pátria.
SIMPLÍSSIMO
2007-01-03 02:34:09
·
answer #4
·
answered by Nívea 3
·
0⤊
0⤋
Soneca, fiquei pensando na sua pergunta, muito difícil de responder pois a diferença e é muito tênue. Tenho muito orgulho de ter nascido no Brasil e ao mesmo tempo, vergonha de ter nascido num país tão rico e tão injusto. Não sei se teria a coragem de arriscar um filho meu para defender a atual situação do país, como fazem os americanos. Como diz a anedota,quando Deus criou o mundo, deu tudo para o Brasil, menos o povo. A anedota estava errada, não foi o povo, foi a elite burra e egoísta que não se apercebeu da necessidade do povo para crescer. Precisamos de consumidores, não de trabalhadores como mão de obra barata. Enquanto os empresários não entenderem isso, ficaremos marcando passo para os países ricos.
2007-01-03 01:58:07
·
answer #5
·
answered by leocaixaforte 7
·
0⤊
0⤋
"Nacionalisto" é uma palavra resultante de um erro de digitação.
"Patriotismo" é um sentimento de valorização da Pátria, que, se não for acompanhado de bom senso, não leva a nada...
2007-01-03 01:57:47
·
answer #6
·
answered by Arthur Dog-dog 5
·
0⤊
0⤋
Patriotismo é por a mao no peito na hora do hino, usar roupas com a bandeira do pais, essas coisas
Nacionalismo é a vontade de conseguir seu lugar de qualquer jeito. Os rebeldes espanhois do grupo ETA sao nacionalistas, eles travam uma guerra para conquistar a liberdade.
2007-01-03 01:36:38
·
answer #7
·
answered by J :) 5
·
0⤊
0⤋
Patriota é aquele q ama a sua pátria, enquanto o nacionalista também ama mas de forma exarcebada, regeitando tudo o que vem de fora, como cultura, indústrias e colocando-se perante aos outros sempre com superioridade. O patriotismo é necessário para um povo q quer se desenvolver, mas o nacionalismo é um cancêr.
2007-01-03 01:20:59
·
answer #8
·
answered by baretta 6
·
1⤊
1⤋