English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-02 15:39:26 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

11 respostas

É quando você acha que é o único certo, não dá ouvidos a ninguém e para você só existe a sua religião. É muito triste, mas é na verdade o princípio da derrocada final.

2007-01-02 15:48:27 · answer #1 · answered by b@u$$0 2 · 0 0

sintomas do fanatismo?simples: e quando vc acredita que os politicos nao vao roubar mais...que o governo vai extiguir o imposto de renda... que vc vai ganhar na mega sena...que a Rede TV vai um dia ganhar pra globo em ibope...que os padres se case... que as TJs recebam transfussao de sangue... e por fim :fanatismo e vc acreditar que Edir macedo e RR Soares se transformes em um dia em homens religiosos de coraçao ...

2007-01-03 03:05:06 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Acho que vc se torna fanático por alguma coisa quando você não consegue parar de pensar nela. Fica com uma idéia fixa, e todos dizem que não é o certo (pela razão) e vc vai contra pensando que é, isto é, se iludindo.
Entendeu?

2007-01-03 02:44:28 · answer #3 · answered by padeirogaucho 6 · 0 0

O extremismo e o fundamentalismo.

2007-01-03 01:30:32 · answer #4 · answered by salazar 4 · 0 0

1* nao respeitar opiniao alheia 2* achar q so o q vc pensa é certo 3* todos erram vc nao .se vc tem algum destes sintomas vc é fanatica

2007-01-03 01:07:44 · answer #5 · answered by lili 2 · 0 0

Olá!
"sintomas"
Veja o quanto é difícil responder a isso:
§-Primeiro, para que descrevesse os sintomas, teria eu que ser fanático em alguma área para "sentir" o "efeito".
§-Mas como eu já fui meio "fanático" por música, antes de ter trabalhado como DJ durante quase uma década (e por isso enjoei de música), posso dizer que o "sintoma" é tipo uma carência que a pessoa tem e sente, que deve preencher o "espaço" com algo que o "anime". Por isso é que existe fanatismo no futebol, só a título de exemplo.
§-Então por outro lado, para saber que sintoma é a lógica de "ser" dentro do próprio sintoma, precisa de alguma forma (se VER) do lado de fora primeiro, para tão somente depois descobrir que era só "fanatismo".
§-Antes de "escapar" do fanatismo, a pessoa não consegue sequer se imaginar como fanática. E usando mais uma vez o exemplo do "futebol", a pessoa vai a um estádio e passa pelo maior sufoco da vida, para só então depois de muitos anos descobrir que em momento algum ela jamais ganhou nada "com aquilo" que os outros fazem em suposto nome de "futebol de torcida e não de CAMPO".
§-Então acho que usando o meu ex-fanatismo por música, posso dizer que uma vez que "enjoemos" por algum motivo daquilo, passamos a "ver melhor o que acontecia", pois que finalmente estaremos do "lado de fora".
§-Se não é a melhor das formas de explicar, pelo menos se analisarmos algo que já nos afetou de alguma maneira na vida, poderemos sim: "Observar os sintomas"!
Abração do amigo, Adelso de Castro.

2007-01-03 00:32:47 · answer #6 · answered by Adelso de Castro 4 · 0 0

e quando os cara fica loucos e comesam a matar os outros em nome sei la d qwem **** sacanagem e pura inveja dos comedores d areia d um pais q tem um povo mais bem criado do planeta

2007-01-03 00:24:14 · answer #7 · answered by marcelushildebrando 1 · 0 0

1. Certeza de uma verdade única e que essa verdade é compreendida só por você e seus iguais.
2. Total impossibilidade de flexibilização das opiniões.
3. Falta de análise contextual - sócio-histórica - dos fundamentos do que se defende.
4. Radicalidade nas atitudes: quem é igual, ou adula, fica; quem é diferente, discorda, fora.
5. Intolerância a qualquer diferença, expressa em indiferença, desqualificação, menosprezo.

2007-01-02 23:59:54 · answer #8 · answered by Camaradad´água 4 · 0 0

OBSSESSÃO por alguma coisa, religião, etc. a pessoa fica como que cega, e vinte e quatro horas por dia só fala sobe aquele assunto. eu tive uma empregada que tive que dispensá-la por ser fanática por uma religião. se alguém fosse lá em casa, ela corria para a sala de visitas e começava a pregar o evangelho, com a bíblia na mão e tudo o mais. Era fanática, acabou enlouquecendo e abandonada pelos irmãos em cristo outro exemplo os povos do oriente médio com suas religiões, vivem em guerra

2007-01-02 23:59:42 · answer #9 · answered by ciririka 7 · 0 0

Em nossa época, supostamente dominada pela ciência e pela tecnologia, o fanatismo parece ser uma reação made in recalcado do inconsciente da humanidade. Fanatismo, vem do latim fanaticus, quer dizer "o que pertence a um templo", fanum. O indivíduo fanático ocupa o lugar de escravo diante do senhor absoluto, que, pode ser uma divindade, um líder mundano, uma causa suprema ou uma fé cega. O fanatismo é alimentado por um sistema de crenças absolutas e irracionais que visa servir à um ser poderoso empenhado na luta contra o Mal. Ou seja, o fanático acha que pode exorcizar pessoas e coisas supostamente possuídas pelo demônio" , "combater as forças do Mal" ou "salvar a humanidade" do caos.

Os sintomas do fanatismo

Os sintomas do fanatismo, em grupo, são: orações, privações, peregrinações, jejum, discursos monológicos e martírios que podem terminar com o sacrifício da própria vida visando salvar o mundo das "trevas" ou do que ele entende ser "o mal" [4] .


O fanatismo parece surgir de uma estrutura psicótica. O fato do sujeito se ver como o único que está no lugar de certeza absoluta, de "ter sido escolhido por Deus para uma missão "x", já constitui sintoma suficiente para muitos psiquiatras diagnosticarem aí uma loucura ou psicose. Mas, seguindo o raciocínio de Freud, vemos que "aquilo que o psicótico paranóico vivencia na própria pele, o parafrênico experiência na pele do outro" , ou seja, somos levados a supor que o fanatismo está mais para a parafrenia que para a paranóia.

2007-01-02 23:57:38 · answer #10 · answered by Priscix 5 · 0 0

.
Segundo Voltaire:

O fanatismo é para a superstição o que o delírio é para a febre, o que é a raiva para a cólera.

Aquele que tem êxtases, visões, que considera os sonhos como realidades e as imaginações como profecias é um entusiasta; aquele que alimenta a sua loucura com a morte é um fanático. (...)

O mais detestável exemplo de fanatismo é aquele dos burgueses de Paris que correram a assassinar, degolar, atirar pelas janelas, despedaçar, na noite de São Bartolomeu, os seus concidadãos que não iam à missa.

Há fanáticos de sangue frio: são os juizes que condenam à morte aqueles cujo único crime é não pensar como eles.

Quando uma vez o fanatismo gangrenou um cérebro a doença é quase incurável.

Eu vi convulsionários que, falando dos milagres de S. Páris, sem querer se acaloravam cada vez mais; os seus olhos encarniçavam-se, os seus membros tremiam, o furor desfigurava os seus rostos e teriam morto quem quer que os houvesse contrariado.

Não há outro remédio contra essa doença epidémica senão o espírito filosófico que, progressivamente difundido, adoça enfim a índole dos homens, prevenindo os acessos do mal porque, desde que o mal fez alguns progressos, é preciso fugir e esperar que o ar seja purificado.

As leis e a religião não bastam contra a peste das almas; a religião, longe de ser para elas um alimento salutar, transforma-se em veneno nos cérebros infeccionados.
.

2007-01-02 23:49:16 · answer #11 · answered by Juarez dos Reis Correa 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers