English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-02 14:35:36 · 14 respostas · perguntado por Wes 1 em Artes e Humanidades Filosofia

14 respostas

Não basta estar vivo para existir, é preciso pensar. E compartilhar o pensamento, idéias com outras pessoas.

2007-01-02 14:41:49 · answer #1 · answered by رماضان قاريم 7 · 1 0

"cogito, ergo sum" - esta é a célebre frase de Descartes. Segundo ele, é a única verdade da qual está fundada todo o seu pensamento. Em um certo momento de sua vida, ele questiona todo o ensinamento q recebeu, verificando não todos os pensamentos, mas o fundamento do qual estava assentado todos os pensamentos. Assim, ele questiona a existencia de tudo. Logo, ele chega a esta "verdade fundamenta: eu sou, eu existo". Depois deste ponto, ele vai formulando e provando a existencia das outras coisa, por exemplo, Deus.

Crítica: Santo Tomás de Aquino criticou esta frase de Descartes. Ele disse que para pensar é necessário antes existir, e não o contrário. Qualquer dúvida contate-me o e-mail, e informe a sua dúvida. Apenas tentei ser sintetico.

Eu disse primeiro q os outros!!!!!!!!!

2007-01-02 14:44:33 · answer #2 · answered by Carlos R 2 · 1 0

Sinceramente, não sei. Os animais, a natureza, o céu o mar e tantas outras coisas(que teoricamente não pensam), porem existem. Como disse Sócrates: "Só sei que nada sei."

2007-01-02 14:42:57 · answer #3 · answered by E♥M♥Y 5 · 1 0

Com todo o respeito a descartes, o simples fato de pensar não prova nada. Uma pedra existe, e posso constatar isso por diversos meios: posso tocá-la e sentir sua presença física; posso utilizar-me de diversos aparelhos constatar sua presença através de vibrações ou radiação que ela por ventura emita. Mas uma pedra, com toda a certeza, não pensa (exceção feita, talvez, aos aerolitos, mas só o Chapolin pode dizer... hehehe).

A diferença (óbvia) entre Descartes e uma pedra, é que Descartes pensa e sabe que pensa. Ele se equivoca, entretanto, apesar de sua genialidade, quando coloca a existência como pressuposto do pensamento. Mas, como querem alguns, o oposto de sua afirmação também não é verdadeira. Existir só é pressuposto de pensar para seres capazes de tal ato. Por mais que uma pedra exista, ela nunca irá pensar.

Minha opinião é de que o sentido verdadeiro desta célebre frase é: "Penso, logo SEI que existo". Pensar é pressuposto para o ser humano conjecturar sobre a existência de todas as coisas ao seu redor e da sua própria. De fato, há quem diga: "Penso e, na verdade, acho que não existo e nada existe".

2007-01-02 15:08:20 · answer #4 · answered by L 3 · 0 0

Quer dizer que o fato de você pensar lhe dá a consciência que existe. Você é o depositário da existência da sua raça, sua evolução, sua história, seu conhecimento. Os animais não tem nada disso, evoluem pela seleção natural, reagem por instinto, seu grande objetivo é passar seus genes adiante. O ser humano fraco por sobreviver pela sua inteligência, no reino animal só os mais fortes, fisicamente, sobrevivem. Os animais reagem ao meio, e interagem com o mesmo, nós seres humanos, por termos consciência da nossa existência, temos o poder de escolha o que nos dá total responsabilidade pelo futuro do nosso planeta.Tcháu!!!

2007-01-02 15:03:03 · answer #5 · answered by leocaixaforte 7 · 0 0

Tese: Penso. Logo existo.
Antítese: Uma estátua existe sem ao menos poder pensar. Mas ela existe porque é fruto de uma mente pensante.
Então esta é uma tese que não subsiste a uma antítese.
Síntese: Se não penso, continuo existindo mas sofro as conseqüências de não pensar, de não raciocinar.
Portanto, poso existir sem pensar, agindo por impulsos apenas, vegetando.
Mas, o que o filósofo quis dizer foi, se eu (ou qualquer um) pendar; é um bom sinal de que está vivo. Logo existo. Não estou morto

2007-01-02 14:59:13 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

"Cogito, ergo sum" é a expressão original em latim exclamada pelo grande filósofo e matemático francês Descartes.

O que eu imagino é que Descartes acreditava que o fato de ele raciocinar, questionar, enfim, pensar era uma prova de que ele era um ser real. E, como conseqüência, quem não pensava, não existia? Pedra não pensa. Ela existe? Pra ela, acho que não. Mas, como eu penso, eu sei que ela existe.
Puxa, acho que tá na hora de dormir o meu sono de beleza. Minha mãe só foi largar o computador agora! Na hora que eu estou com sono!
Boa noite, galera da madrugada.

Vai, abaixo, o comentário da Wikipedia:

"Descartes pretendia fundamentar o conhecimento humano em bases sólidas e seguras (em comparação com as fundamentações do conhecimento medievais). Para tanto, questionou e colocou em dúvida todo o conhecimento aceito como correto e verdadeiro (utilizando-se assim do ceticismo como método, sem, no entanto, assumir uma posição cética). Ao pôr em dúvida todo o conhecimento que, então, julgava ter, concluiu que apenas poderia ter certeza que duvidava. Se duvidava, necessariamente então também pensava, e se pensava necessariamente existia (sinteticamente: se duvido, penso; se penso, logo existo). Por meio de um complexo raciocínio baseado em premissas e conclusões logicamente necessárias, Descartes então concluiu que podia ter certeza de que existia porque pensava.

A frase "Cogito ergo sum" aparece na tradução latina do trabalho escrito por Descartes, 'Discours de la Méthode (1637), escrito originariamente em francês e traduzido para latim anos mais tarde. O trecho original era "Puisque je doute, je pense; puisque je pense, j'existe" e, em outro momento, "je pense, donc je suis". Apesar de Descartes ter usado o vocábulo "logo" (donc), e portanto um raciocínio semelhante ao silogismo aristotélico, a idéia de Descartes era anunciar a verdade primeira e certíssima "eu existo" de onde surge todo o desejo pelo conhecimento."

2007-01-02 14:51:28 · answer #7 · answered by Beatrice 3 · 0 0

diz que: o que nos faz exixtir como seres humanos é a capacidade de raciocinar, se não pensamos não existimos, sera como se fossemos um pedaço de matéria inanimada.

2007-01-02 14:47:37 · answer #8 · answered by Cadu Vieira 3 · 0 0

Cogito, ergo sum, ou Penso logo existo, foi uma conjectura do filosofo, Descartes, que imaginou algo assim

As arvores não existem,
o céu não existe,
o ar não existe,
a terra não existe,

Mas se nada existe, então quem pensa e faz as perguntas?
Ora, concluo que sou eu.

Então, se eu penso, logo existo...

===============================

Mas eu Carlos M, desbanco o Descartes com a seguinte afirmação:

O pensamento corresponde ao infinito.
Infinito menos infinito é igual a zero.
Penso, logo não existo:-)
He! he! he!

2007-01-02 14:47:15 · answer #9 · answered by Carlos M 7 · 0 0

É uma frase de Descartes.

Significa o seguinte: Se vc é capaz de pensar, isto significa q, então, vc existe. Se vc não existisse, não seria capaz nem de pensar nem de fazer coisa nenhuma.

Descartes viveu no século XVI, era filósofo e matemático.

2007-01-02 14:43:17 · answer #10 · answered by Betinha 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers