A Doença Bipolar, também chamada atualmente Transtorno Afectivo Bipolar, é uma doença mental cíclica, caracterizada por fases de euforia, chamadas maníacas e de tristeza muito intensa, chamadas depressivas, com “intervalos lúcidos” entre as fases.O paciente com Doença Bipolar pode apresentar, predominantemente, as fases depressivas (o que é mais comum) e poucas fases de euforia (maníacas).
sintomas (fase maniaca)
1- euforia, isto é, há hipertimia, o ânimo do paciente está exaltado de forma quase permanente, exibindo uma alegria excessiva; 2- excitação psicomotora, ou seja, o paciente mostra-se extremamente inquieto – não conclui as tarefas rotineiras, chegando a importunar as pessoas devido à intensa inquietude; 3- aceleração do fluxo do pensamento, podendo atingir ao que se denomina fuga-de-idéias. Assim, o paciente mostra-se tagarela, podendo ficar rouco de tanto falar, havendo verdadeira verborragia, o paciente costuma apresentar insônia e perturba o sono dos familiares; idéias de grandeza, em função da excitação e é freqüente o paciente realizar despesas supérfluas.
sintomas (fase de depressao)
1- tristeza vital, isto é, uma tristeza que não decorre de acontecimentos desagradáveis. É uma tristeza que brota do corpo, daí o paciente não ter explicação para o seu estado-de-ânimo, pois não se trata de uma tristeza psíquica; 2- inibição psicomotora, na qual o paciente fala e gesticula de forma lenta, vagarosamente e permanece a maior parte do tempo deitado; 3- inibição do fluxo do pensamento, havendo, aqui, uma lentidão dos processos psíquicos. O paciente fala muito pouco e de forma bem vagarosa, apresentando o chamado bradipsiquismo.
Decorrente desses três sintomas básicos, o paciente deprimido costuma apresentar idéias de suicídio, que muitas vezes não se consumam devido à falta de ânimo e à inibição psicomotora; insônia ou hipersonia; anedonia, isto é, falta total de prazer por quase tudo, prazeres estes que outrora eram cultivados; anorexia, na qual o paciente não só perde o apetite, como se recusa a se alimentar; podendo levar a complicações orgânicas, se não houver tratamento imediato; o paciente pode chegar a apresentar idéias “delirantes” de ruína, de culpa, de pecado. O deprimido sente-se como se estivesse “carregando o mundo nas costas".
veja o site (http://www.ceca.web.pt/ceca/mm5ent_iso.htm)
2007-01-03 07:08:18
·
answer #1
·
answered by tchapinha 1
·
0⤊
0⤋
É um transtorno psíquico dos mais hereditários,caracterizado por distúrbio de um neurotransmissor cerebral chamado serotonina e que provoca nas pessoas alterações do humor:ou a pessoa entra em crise depressiva,ou em mania,quer dizer,euforia.Entre as crises,geralmente,estas pessoas levam uma vida normal.Há tratamento.Em muitos casos,inclusive,alguns pacientes têm crise em determinado período do ano,então,usa medicação preventivamente por um menor tempo,mas é preciso se conhecer bem cada doente e suas particularidades.
2007-01-02 13:00:05
·
answer #2
·
answered by Chandra 7
·
0⤊
0⤋
transtorno afetivo bipolar é uma doença incurável, e os primeiros sintomas aparecem entre os 24 e 30 anos e não tem cura, segundo a medicina. Em fase de mania, o sujeito apresenta uma elevação do humor fora de proporção e uma agitação completamente descontrolada. Existe também um aumento da energia que leva o sujeito à hiperatividade. Ele não consegue mais ficar parado, sentado por mais do que alguns minutos ou relaxar.Existe um desejo muito grande de falar e uma redução muito grande da necessidade de sono. Não conseguem manter a atenção, e existe uma grande distração em seus pensamentos. O sujeito apresenta freqüentemente um aumento de sua auto-estima com idéias de grandeza e um aumento muito grande de suas capacidades. Em alguns casos há perda das inibições sociais que pode levar a condutas imprudentes, irrazoáveis, inapropriadas ou deslocadas.
2007-01-02 12:52:01
·
answer #3
·
answered by rafa nut 1
·
0⤊
0⤋
O transtorno bipolar é um transtorno de humor, em resumo, ou a pessoa está em estado de mania, mta agitada, como se estivesse eufórica... ou em estado depressivo, como se estivesse mto triste a ponto de não sair da cama.......... aconselho vc a entrar neste site www.psiqweb.med.br
Entre em CID.10 e em DSM.IV procure sobre Transtorno Bipolar, vc terá informações mais precisas sobre isso.
Espero q ajude!!!
Abraços!
2007-01-02 12:38:25
·
answer #4
·
answered by Caca 1
·
0⤊
0⤋
A Medicina considera uma doença.
Claro, é bom pro bolso dela.
Nada mais ...é que , uma transição de um estado de euforia , passando à melancolia e podendo chegar até o extremo oposto - a depressão.
Então , no estado eufórico a pessoa está cheia de projetos fenomenais ...e no dia seguinte ,
não sente ânimo nem pra se levantar .
A maior parte das pessoas , tem uma leve bipolaridade.
Não existe problemas , nem conseqüências maiores ..quando se tem consciência ....deste tipo de transtorno, digamos.
2007-01-02 12:36:03
·
answer #5
·
answered by Betty 6
·
0⤊
0⤋
bom, o transtorno bipolar eh qd a pessoa tem diferença de humor muito grande em pouquíssimo tempo, outras têm predisposição a depressão.
algumas pessoas podem fazer acessos de raiva.
tem que ter acompanhamento psicológico ou psiquiátrico pois eh um distúrbio sério, e em alto grau pode apresentar até perigo para as pessoas próximas. eh mt comum o uso de medicamentos para esses casos.
2007-01-02 12:35:19
·
answer #6
·
answered by mariabramo 2
·
0⤊
0⤋
oi, eu sei que é uma mudança temporária de humor, no mesmo momento que a pessoa está rindo ela pode ficar com semblante triste é como uma depressão repentina,no mesmo momento que diz que te ama ela diz que te odeia, enfim é mais ou menos ísso aí,espero ter ajudado, beijos.
2007-01-02 12:29:04
·
answer #7
·
answered by alvina m 3
·
0⤊
0⤋