Os índios eram atrasados em praticamente todos os sentidos se comparado com as civilizações ocidentais. Dizer que eles eram ecológicos, é a mais pura asneira já que foram ELES que cortaram e praticamente extiguiram o pau-brasil em troca de bugingangas.
Algumas tribos eram ainda piores: Praticavam o canibalismo (antropofagia). Ou seja, chegaram a um ponto ou nem reconhecem o outro como um ser humano! Em outros casos, o sacrificio humano era normal ...
Também lutavam entre si por poder, por territórios e por riquezas (claro que não era ouro, prata ou pedras pois nem sequer possuiam sistema econômico ou moeda) mas sim por melhores caças e áreas mais abundantes. Nem sequer aravam a terra para produzir seus proprios alimentos. Portanto, não sejamos hipocritas de dizer que eles eram bonzinhos e humanistas.
Vale lembrar também que os índios apoiaram os inimigos do Brasil e Portugal (no caso a França e a Holanda) como na Conferação dos Tamoios, na França Antartida e Equinocial além da Invasão Holandesa. (Alguns ajudaram o Brasil para não sermos injustos ...)
Também eram escravistas. As tribos derrotadas eram escravizadas (não só na America Central mas também na America do Sul) e se a tribo fosse canibal, os perdedores serviam de comida. No caso do Brasil e do Mexico (Astecas), muitos indios se aliavam com os brancos para vencer e escravizar outras tribos indígenas!!!
Mesmo hoje em dia, o que eles fazem? continuam a vender as riquezas como madeira de lei ... tanto é verdade que o picareta do Paulinho Paikan, estuprador, não tem nem a hombridade de assumir o seu crime (acusou a mulher) anda de Ford Ranger para cima e para baixo. Só pintam a cara e dançam na frente das cameras de TV ... que hipócritas! Usufruem das tecnologias "brancas" e querem os beneficios da mesma... mas quando é para serem cobrados pela lei.
De bom em relação aos índios, há o mérito deixarem como legado aos alimentos, raizes, fumo, sementes, receitas e remédios utilizados até hoje pela medicina tradicional e alternativa.
2007-01-03 03:11:31
·
answer #1
·
answered by KMare 7
·
0⤊
0⤋
Acho que a necessidade propulsiona o ser humano a buscar coisas novas, aperfeiçoar...
No Brasil não temos grandes catástrofes naturais e sequer temperaturas baixas. Os índios viviam relativamente protegidos... Isolados do resto do mundo e em sociedade, apenas lidavam com animais selvagens (as caças) e alguns maléficos físicos que tratavam com ervas.
Tinham o que necessitavam....
2007-01-03 07:01:29
·
answer #2
·
answered by essaduvidameatormenta 2
·
0⤊
0⤋
E quem disse que eles precisavam disso tudo?
Ou você acha que felicidade é acessar a internet ou assistir um filme no seu dvd?
Se liga mano.
Os caras eram felizes com o pouco que tinham. Por que iriam querer mais?
2007-01-03 05:41:27
·
answer #3
·
answered by Antonio Romão 2
·
0⤊
0⤋
Natural o interesse humano por novidades.
Nossos indígenas viveram seu modo de vida peculiar, em sociedade hierarquicamente organizada (Cacique, Pajé, guerreiros, caçadores, etc), com sentido de familia, com leis próprias, com religião própria, com medicina própria.
Viviam da caça e pesca.
Na verdade não havia muito com o que se preocuparem, pois o modo de vida era simples até serem contactados pelos colonizadores.
A partir desse momento começou a infelicidade da vida dos nossos nobres indígenas.
Relatos históricos nos dão conta que os indígenas consideravam deuses os brancos que desembarcavam de navios, pois isto estava na crença religiosa deles, que deuses de pele clara e barbudos viriam lhes dar presentes.
Há gravuras mostrando indígenas prestando culto com oferendas em frente ao marco em pedra com o símbolo da Corôa Portuguêsa, deixado pelos descobridores.
Entregaram-lhes suas filhas, foram escravizados covardemente, foram infectados por doenças e não havia flexa ou lança que pudesse mais contra canhões.
Centenas de tribos foram dizimadas.
Nada havia mais que pudessem fazer para melhorar suas vidas.
Os sobreviventes, reuniram o melhor de sí e ainda nos dias de hoje lutam por ter sua dignidade reconhecida.
2007-01-03 01:46:26
·
answer #4
·
answered by DISCÍPULO 7
·
0⤊
0⤋
Eu acho que vc come, dorme e sonha com indios todos os dias...
2007-01-02 22:45:08
·
answer #5
·
answered by dark jazz 5
·
0⤊
0⤋
Acredito que eles já consideravam a vida boa. Para que iriam fazer essas coisas provenientes de países que viviam em conflito por causa de território. Quem não tinha a vida boa eram os colonizadores, que viviam sempre em conflito.
No Brasil sempre teve tudo que os índios precisavam.
Deus te abençoe.
2007-01-02 20:35:37
·
answer #6
·
answered by Francisco Octavio 2
·
0⤊
0⤋
Com o passar dos anos os índios obtiveram maiores informações a respeito da natureza. O conhecimento da natureza é a maior riqueza e o precioso legado da cultura indígena. Isso foi e continua sendo de grande importância para as tribos indígenas brasileiras, apesar de em alguns momentos da história, deslumbrados pela oferta da civilização, eles sejam seduzidos por ela, às vezes se rendendo e perdendo sua identidade.
2007-01-02 19:54:47
·
answer #7
·
answered by zizi 2
·
0⤊
0⤋
Sempre tive uma admiração muito grande pelos índios...a filosofia de vida deles, se podemos chamar assim, nunca foi de progresso, eles viviam respeitando a natureza sempre...eles eram puros, ingênuos...e foi porisso q ficaram encantados, como crianças, qdo viram algo civilizado...de uma certa forma foram enganados pelos brancos q tbm quiseram comprá-los, dizem q são indolentes, mas na minha opinião, eles são pacatos e respeitadores das tradições, ditadas pelos seus antepassados...mas a civilização acabou prejudicando a cultura indígena...e eles pela ingenuidade não conseguiram se proteger...
Sds...
2007-01-02 19:47:33
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Na vida tudo é relativo,o que o "olho não ve o coração não sente",eles praticavam ecologia como ninguem,jamais serão superados nisso,a vida em comunidade tambem era um exemplo.
2007-01-02 19:28:40
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Os índios não entregaram nada. Nós tomamos tudo. Nossos antepassados invadiram e acabaram com eles, que de mais de 5 milhões, não passam de 200 mil hoje. Prá mim, o certo seria fazer o que os americanos fizeram: integrá-los à população e, enquanto isso, manter em reservas. O maior bem que poderíamos fazer a eles, e o melhor que eles poderiam querer, é ser um de nós. Tá provado que o sistema deles não funciona. Eles tem de evoluir, como todos os demais. O resto é conversa pra boi dormir. Que conversa de milhares de quilômetros de floresta e terra pra índio. Vamos terminar o que começamos, integrando os índios à civilização. Quanto a sua cultura, não temos nada contra. Os africanos tão aí, com sua cultura. Ninguém interfere, mas todos eles estão integrados. Se fôssermos invadidos, por exemplos, pelos chineses, o máximo que poderíamos aspirar seria ser um deles.
2007-01-02 19:30:53
·
answer #10
·
answered by Antônio Gouveia 7
·
0⤊
1⤋