English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Alguem me responda por favor..........

2007-01-02 07:36:39 · 12 respostas · perguntado por BLAU BLAU 1 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

12 respostas

1. No século XIX era muito comum pequenas carruagens de aluguel chamadas cabriolés ( duas rodas, um cavalo, conversível ), que na França e na Inglaterra se chamava CABRIOLET.

2. Na Inglaterra a palavra foi reduzida para CAB, com o mesmo uso. O cocheiro era chamado de CABBY.

3. No fim do século passado inventou-se um aparelho mecânico para possibilitar o pagamento do uso dos cabriolés em função da distância. O aparelho foi chamado de TAXÌMETRO ( taximeter ). Os cabriolés assim equipados foram chamados de TAXIMETER CAB, depois reduzido para TAXICAB

4. Continuando o processo de abreviação vocabular, chegamos ao TAXI.

5. Com o advento do automóvel, a mesma terminologia foi transferida para as " carruagens sem cavalo ". Nos EUA até hoje os termos CAB, TAXICAB e TAXI são usados indistintamente.

6. Como dissemos o antigo cocheiro era conhecido como CABBY, mas este termo não é mais utilizado, preferindo-se taxi driver. Já no Brasil, o antigo cocheiro virou Chofer de Praça, Chofer de Taxi e hoje são chamados de Motoristas de Taxi ou Taxistas.

Abraços!

2007-01-02 07:40:48 · answer #1 · answered by misshell_ncs 2 · 1 0

Caro colega, algumas palavras tem sua escrita e pronuncia universal. não existe um idioma para sua classificação.
Exemplo: Taxi, Hotel, internet, etc.

2007-01-02 07:40:54 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Em português a expressão que era utilizada para os taxis era "coche de aluguel", cabe-se ressaltar que Taxi é uma palavra universalizada, não adotada somente pelo Brasil mas na maioria do mundo, a globalização da palavra deve-se mais a uma questão econômica e prática que uma adoção de uma palavra por modismo, imagine-se na China, Japão, Hungria etc.,precisando de um Coche de Aluguel...
Será mais fácil achar um taxi

2007-01-02 07:57:26 · answer #3 · answered by fchal_y 5 · 0 0

Tá bom taxi mesmo.

2007-01-02 07:56:39 · answer #4 · answered by xxxx 7 · 0 0

poderia ser trem
onibus que é um carro
carro automovel

algo do tipo

2007-01-02 07:51:55 · answer #5 · answered by emersonrs10 5 · 0 0

pergunta interessante, bjo

2007-01-02 07:51:13 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

E como seria taxi em portugues? e show?Trailer?
Observou, há paklavras que nõ se traduzem porque são de origem inglesa, assim como 'samba' não se traduz para o ingles
porque é uma palavra da nossa origem.

2007-01-02 07:48:46 · answer #7 · answered by Diegão do morro 4 · 0 0

ué, é um anglicismo como tantos outros.... o Brasil é um país muito miscigenado então há influências lingüísticas de praticamente todos os idiomas do Mundo.... exemplos não faltam, Abajour, Internet, Futebol, Caraguatatuba (indígena).... talvez o Brasil seja o país com maior número de culturas misturadas.

2007-01-02 07:43:08 · answer #8 · answered by johnnyamado 2 · 0 0

Meu caro Ursinho de brinquedo blau blau...

taxi é originário da palavra Taxímetro...

Táxi
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Taxi)
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Para outros significados de Táxi, ver Táxi (desambiguação).

Taxis de Curitiba.Um táxi é um tipo de transporte público individual na qual os passageiros têm ampla escolha de local de embarque ou desembarque, o que não acontece com as modalidades de transporte em massa.

Diferente do transporte em massa, o passageiro paga o valor em quilómetros rodados (nas cidades maiores), cujo cálculo é automaticamente efetuado em um aparelho registrador, vulgarmente chamado de taxímetro. Além da cobrança do km rodado, o taxímetro também computa a hora parada. A cada fração de km rodado, damos o nome de bandeirada, cujo valor inicial pode ser diferente do valor do km rodado.

Normalmente as cidades possuem regulamentos próprios para o controle e fiscalização desta modalidade de transporte, que nas metrópoles é amplamente utilizada, por ser um meio de transporte cômodo, seguro, confortável e relativamente barato, já que não há necessidade de pagar por estacionamentos ou ficar preocupado se o veículo está ou não em um lugar seguro.

Em Curitiba, durante a década de 70, mais precisamente em 1976, surgiu o primeiro serviço de rádio-chamada (rádio-táxi) do Brasil.

A cidade de São Paulo, agrega o maior número de táxis do Brasil, com aproximadamente 33 mil táxis, dos quais cerca de quatro mil são táxis de frotas, que são de propriedade de empresas. Na maior parte do Brasil e do mundo, os táxis trabalham através de licenças emitidas pelo Poder Público.

Esta licença comumente adquire um valor de mercado, variando de cidade para cidade. Por exemplo, no ano de 2004 a Prefeitura de Nova Iorque leiloou uma licença do serviço de táxis e os interessados pagaram cerca de 360 mil dólares. Na cidade do Rio de Janeiro, uma licença ou ainda alvará, como também é conhecida, custa cerca de 60 mil reais e em São Paulo, o valor varia entre 35 mil a 45 mil reais, e dependendo do ponto de estacionamento chega a 120 mil reais.

Portanto, não basta apenas ter um carro, para a pessoa interessada em se tornar um taxista, de fato tornar-se um. Ela precisa que o veículo tenha uma licença específica. Para aquelas pessoas que não puderem ou não quiserem gastar com uma licença, ela pode optar em trabalhar com um carro de frota Ou até mesmo que esteja ligado a uma Associação ou Cooperativa de Comum Radio Táxi, o que se tornou mais viável e seguro para os taxistas de São Paulo.ou mesmo alugar um carro de outro taxista, para alugar um táxi dividindo as despesas.

Os táxis foram criados no mundo, muito antes de existirem carros motorizados. Na época, o transporte era feito por carruagens, carroças e até mesmo as bigas. No século XIX, os táxis modernos começaram a aparecer e podemos dizer que a palavra taxi é conhecida no mundo inteiro em quase todas as línguas oficiais, como o meio de transporte individual de passageiros.

Os profissionais desta área estão modificando o perfil: Anos atrás bastava apenas saber dirigir, conduzir um veículo e conhecer as regiões. Hoje necessitamos que os profissionais tratem os passageiros como clientes. Seu carro é uma empresa, fez um investimento às vezes muito mais alto do que numa micro empresa. Trate o seu cliente com respeito, seja a corrida pequena ou grande. Nós estamos trabalhando para atender uma comunidade, seu bairro ou a região onde trabalhamos. Vamos modificar a imagem que fazem dos taxistas, de pessoas mal encaradas ou sem educação.

2007-01-02 07:42:39 · answer #9 · answered by John - Se chamarem digam que saí 7 · 0 0

Essa é uma tradição que temos . No passado no Brasil imperava muita coisa importada da Inglaterra (lembra-´se dos vasos sanitácios e dos mictórios?) e a palavra TAXI foi uma delas.

2007-01-02 07:42:21 · answer #10 · answered by Alberto Bento 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers