English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-02 05:40:19 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Governo

Como o espaço não era suficiente, tive que deixar algumas palavras de forma incompleta na pergunta.

2007-01-02 05:42:21 · update #1

3 respostas

O Chile, em 1981, privatizou o seu sistema de seguridade social, embalado pela onda de liberalização da economia, durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1989). O modelo instituído criou um sistema de capitalização individual por meio de contas administradas por empresas privadas, fiscalizadas pelo governo.

Depois de 22 anos de funcionamento, as críticas atualmente focam-se na baixa cobertura da população -menos de 50% da força de trabalho chilena- e nos altos custos de administração cobrados pelas AFP (Administradoras de Fundo de Pensão), que gerem o sistema e que conseguem lucros bastante elevados.

2007-01-02 05:58:46 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Vitor num pais chamado Brasil, a minha ingenua mae, influenciada por opinioes como a sua se phudeu...eu explico pagou 5 anos de previdencia privada chama S.P.A.R que teve uma falencia fraudulenta e levou todo o dinheiro...!"!!!!? Voce acha que previdnecia privada funcionaria? eu atualmente moro na Argentina, aqui funciona a previdencia privada que chamam de AFJP e Obra Social que saum os planos de saude particulares (que saum muito bons, nada a ver com o Brasil onde se paga caro e naum t daum nada) pagos com a contribuicao compulsoria sindical (como se fosse o fgts e o pis), sabe porque funciona? porque Argentino quebra tudo...poe fogo nas ruas, nos carros e nos onibus (sem gente dentro é claro) e nas lojas e apedreja policia quando vai reprimir....e naum se importa que a grande imprernsa os massacre moralmente quando os chamam de baderneiros e vandalos, será esse o motivo?????

2007-01-02 14:16:20 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

É obrigado, como está acontecendo no mundo e vai acontecer aqui. Só que o dinheiro que o trabalhador é descontado em folha, mais o que o empregador paga para o governo vai para o fundo de previdencia privada. Assim o dinheiro é controlado, aplicado e o governo faz o seu papel, que não é meter a mão no dinheiro do povo, mas fiscalizar sua aplicação. Isso os vermelhos aqui ainda não viram, quando ate o Chile, que tem governo de esquerda, optou pelo livre comércio, capitalismo, virou as costas para Mercosul e entrou na Alca. Está caminhando para ser um país de primeiro mundo, apesar de alguns problemas ainda.
Nós preferimos estatais, que nunca foram nossas, mas dos governantes de plantão, que passam a mão, como o dinheiro do INSS, que sempre some.
Governo não é para ter autarquias, mas para proteger seu povo, e deixar que iniciativa privada faça sua parte. cabe ao governo fiscalizar. Mas aqui o governo fiscaliza a si próprio, como raposa cuidando do galinheiro, sob aplauso de uma camada da população, ignorante da verdade, por falta de boa escola.

2007-01-02 13:54:04 · answer #3 · answered by Gilberto C 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers