Limpeza de Tártaro
Além do mal hálito, conheça os problemas
que o tártaro pode causar nos animais.
O que é o tártaro?
O cálculo dentário, também chamado tártaro, é um dos sintomas da doença periodontal. Ela inicia-se com o acúmulo de placa, onde as bactérias vão se organizando e produzindo toxinas irritantes que causam gengivite. Como o animal não escova os dentes, essa placa vai se acumulando e calcificando, formando o tártaro.
Gengivite (inflamação na gengiva) e cálculo
Quais são as conseqüências?
Com o calcificação dessa placa, mais bactérias se aderem e começam a afetar os tecidos de suporte do dente, como o osso alveolar. Além de o animal correr o risco de perder esses dentes afetados pela doença periodontal, o local da lesão serve como fonte de contaminação para o organismo, podendo atingir órgãos vitais como coração, fígado e rins.
Bactérias modem migrar para orgão vitais
Foto: Odontovet©
O que se pode fazer?
A doença periodontal não tem cura, mas pode ser controlada. O primeiro passo após a instalação da doença é o tratamento periodontal, que é diferente de uma simples "limpeza de tártaro". Qual é a diferença? A limpeza de tártaro é feita com o animal acordado ou sedado, é muito mais rápida, mas é insuficiente. O principal problema na doença periodontal é a parte do dente que fica "escondida" pela gengiva, local que só se consegue acessar com o animal sob efeito de anestesia geral.
O que é o tratamento periodontal?
Para se realizar um tratamento realmente eficiente, o animal deve ser submetido à anestesia geral. A partir desse momento, os dentes são examinados um a um e são realizadas radiografias intra-orais para avaliar a parte óssea. O cálculo é removido com um aparelho de ultra-som (tanto acima quanto abaixo da gengiva) e, muitas vezes, é necessário fazer outros procedimentos, como aplainamento radicular, extrações e até mesmo retalho gengival. Após a raspagem, os dentes são polidos com motor de baixa rotação, utilizando uma pasta especial. Esse procedimento deixa os dentes mais lisos, diminuindo o acúmulo de placa.
Aplainamento radicular
Foto: LOC-FMVZ/USP©
E os riscos anestésicos?
Essa é a pergunta mais freqüente dos proprietários. Hoje em dia, com os recursos disponíveis, os riscos anestésicos são muito pequenos. O animal é entubado e recebe anestesia inalatória, com drogas que oferecem grande segurança. Além disso, durante todo o procedimento são monitoradas as funções vitais do animal, como pressão arterial e freqüência cardíaca e respiratória, como em um centro cirúrgico humano.
Aparelhos usados para
monitoração das funções vitais
Foto: Odontovet©
É possível prevenir?
Estão disponíveis no mercado ossinhos artificiais, biscoitos e até rações especiais que ajudam a prevenir o acúmulo de placa bacteriana, porém, o melhor método é a escovação dos dentes. Existem dentifrícios de uso veterinário com sabores (carne, frango e outros) que facilitam o condicionamento dos animais. Além disso, são recomendadas visitas anuais a um veterinário especializado em odontologia para a realização de profilaxi
2007-01-02 06:31:52
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Treb, só o veterinário pode fazer, pois o animal tem que ser anestesiado.
2007-01-04 05:32:36
·
answer #2
·
answered by OAS46 5
·
0⤊
0⤋
Vc manda seu cão para tomar banho no pet shop e peça para escovar os dentes, custa 3,00. Seu veterinário tb tem recursos para retirar o tártaro, procure-o.
2007-01-03 05:14:43
·
answer #3
·
answered by Zizi 2
·
0⤊
0⤋
Sei q existem dentistas de cachorro...
2007-01-02 13:16:10
·
answer #4
·
answered by Betinha 7
·
0⤊
0⤋
escovar, mas se tiver muito , ou se vc sentir mal hálito leve-a a um veterinário de boa procedencia que ele raspa para vc.
2007-01-02 09:28:21
·
answer #5
·
answered by Linda "Carpe Diem" 4
·
0⤊
0⤋
tem um biscoito pra cachorro que remove tartaro chama nutricrock ele vem em grande quantidade tem dele junior,mini,filhote
2007-01-02 08:12:25
·
answer #6
·
answered by matheus 3
·
0⤊
0⤋
Em uma consulta no veterinário ele verá isso, se ele não ver rsrsrs avise!
Ele irá marcar para fazer a remoção.
Eles aconselhão a não ficar com o animal, pois assim ele não demora a se desligar "anestesia"... mas eu lhe daria um conselho, fique com ele todos os segundos, pq é um sofrimnto muito grande para ele.
Tive uma cadela e ela fez a remoção dos tartaros, e qd voltamos para busca-la ficamos sabendo que mesmo depois dela ter tomado a anestesia ela conseguiu roer uma coleira de couro... pelo desespero de estar em um lugar estranho e com pessoas estranhas.
Um abraço.
2007-01-02 06:09:33
·
answer #7
·
answered by Andréia C 1
·
0⤊
0⤋
se já está com tártaro, só levando ao veterinário, q ira dar um remedio para o cão dormir e irá fazer praticamente como é feito em humanos...na minha cidade bh, pra minha poodle q é pequena, é 60 reais...
se vc fizer isso, depois terá q manter pra nao aparecer mais, vá em um pet shop, tem creme dental específico e também uma solução q espirramos dentro da boca pra proteger os dentes do animal...
2007-01-02 05:48:41
·
answer #8
·
answered by b_pbh 4
·
0⤊
0⤋
exixte dentista da cachorro
2007-01-02 05:38:16
·
answer #9
·
answered by ??? charada ??? 3
·
0⤊
0⤋
tem veterinario q tira + e bom biscoito de carrocho
2007-01-02 05:20:41
·
answer #10
·
answered by Italo Carlos 4
·
0⤊
0⤋