English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

eu acesso a internet todos os dia ai eu queria saber o nome do cara que inventou a internet?

2007-01-02 01:09:51 · 12 respostas · perguntado por Leonidas v 2 em Computadores e Internet Internet

12 respostas

Navegar numa rede tão gigantesca como a internet e de uma forma tão fácil só é possível porque o físico inglês Tim Berners-Lee inventou o browser, os links de hipertexto, o protocolo de transferência http, as URLs com os endereços dos sites e formou a imensa teia que ele batizou como World Wide Web.em 1991
A Internet é o resultado da passagem para a sociedade civil da ARPANET, um projecto de rede de comunicações militar norte-americano da década de 1960.
A World Wide Web, a interface gráfica que é muitas vezes entendida como sinónimo da Internet, foi criada por Tim Berners-Lee em finais da década de 1980, início da década de 1990.

2007-01-02 01:11:33 · answer #1 · answered by Anonymous · 30 0

embora ele nao goste de assumir que criou a internet
Vinton Cerf e Tim Berners Lee foram os precurssores...
e depois o pessoal gostou da ideia e todos foram criando, criando, criando... e deu no que deu...

2007-01-02 01:17:58 · answer #2 · answered by Abelha ZZZ 6 · 1 0

Os primeiros registros de interações sociais que poderiam ser realizadas através de redes foi uma série de memorandos escritos por J.C.R. Licklider, do MIT - Massachussets Institute of Technology, em agosto de 1962, discutindo o conceito da "Rede Galáxica". Ele previa vários computadores interconectados globalmente, pelo meio dos quais todos poderiam acessar dados e programas de qualquer local rapidamente. Em essência, o conceito foi muito parecido com a Internet de hoje. Licklider foi o primeiro gerente do programa de pesquisa de computador do DARPA, começando em outubro de 1962. Enquanto trabalhando neste projeto, ele convenceu seus sucessores Ivan Sutherland, Bob Taylor e Lawrence G. Roberts da importância do conceito de redes computadorizadas.

Leonard Kleinrock, do MIT, publicou o primeiro trabalho sobre a teoria de trocas de pacotes em julho de 1961 e o primeiro livro sobre o assunto em 1964. Kleinrock convenceu Roberts da possibilidade teórica das comunicações usando pacotes ao invés de circuitos, o que representou um grande passo para tornar possíveis as redes de computadores. O outro grande passo foi fazer os computadores se conversarem. Em 1965, Roberts e Thomas Merrill conectaram um computador TX-2 em Massachussets com um Q-32 na California com uma linha discada de baixa velocidade, criando assim o primeiro computador de rede do mundo. O resultado deste experimento foi a comprovação de que computadores poderiam trabalhar bem juntos, rodando programas e recuperando dados quando necessário em máquinas remotas, mas que o circuito do sistema telefônico era totalmente inadequado para o intento. Foi confirmada assim a convicção de Kleinrock sobre a necessidade de trocas de pacotes.

No final de 1966, Roberts começou a trabalhar no DARPA para desenvolver o conceito das redes computadorizadas e elaborou o seu plano para a ARPANET, publicado em 1967. Na conferência onde ele apresentou este trabalho, houve também uma apresentação sobre o conceito de redes de pacotes desenvolvida pelos ingleses Donald Davies e Roger Scantlebury, da NPL-Nuclear Physics Laboratory. Scantlebury conversou com Roberts sobre o trabalho da NPL e do trabalho de Paul Baran e outros em RAND. O grupo do projeto RAND tinha escrito um trabalho sobre o papel das redes de trocas de pacotes para voz segura quando serviam militarmente em 1964. O que se percebeu então é que os trabalhos desenvolvidos no MIT (1961-67), RAND (1962-65) e NPL (1964-67) estavam se desenrolando em paralelo sem que nenhum dos pesquisadores soubesse dos outros trabalhos. A palavra "pacote" foi adotada do trabalho desenvolvido no NPL e a velocidade de linha proposta para ser usada no projeto da ARPANET foi upgraded de 2,4 Kb para 50 Kb.

Em agosto de 1968, depois de Roberts e o grupo do DARPA terem refinado a estrutura e especificações para a ARPANET, uma seleção foi feita para o desenvolvimento de um dos componentes-chave do projeto: o processador de interface das mensagens (IMP). Um grupo dirigido por Frank Heart (Bolt Beranek) e Newman (BBN) foi selecionado. Paralelamente ao trabalho do grupo da BBN nos IMPs com Bob Kahn assumindo um papel vital do desenho arquitetônico da ARPANET, a topologia e economia da rede foi desenvolvida e otimizada por Roberts em conjunto com Howard Frank e seu grupo da Network Analysis Corporation, e sistema de mensuração da rede foi preparado pelo pessoal de Kleinrock na UCLA -University of California at Los Angeles.

Devido à teoria de trocas de pacotes de Kleinrock e seu foco em análise, desenho e mensuração, seu Centro de Mensuração de Rede da UCLA foi escolhido para ser o primeiro nó (ponta) da ARPANET. Isso aconteceu em setembro de 1969, quando BBN instalou o primeiro IMP na UCLA e o primeiro servidor de computador foi conectado. O projeto chamado Aumento do Intelecto Humano, de Doug Engelbart, que incluía NLS (um precursor dos sistemas de hipertexto), no SRI-Stanford Research Institute, foi o segundo nó ou ponta. SRI passou a manter as tabelas de "Host Name" para o mapeamento dos endereços e diretório do RFC. Um mês depois, quando SRI foi conectado à ARPANET, a primeira mensagem entre servidores foi enviada do laboratório de Kleinrock para o SRI. Dois outros "nodes" foram acrescentados então: a UC Santa Barbara e a Universidade de Utah. Este dois nós incorporavam projetos de aplicações visuais, com Glen Culler e Burton Fried na UCSB investigando métodos de uso de funções matemáticas para restaurar visualizações na rede e Robert Taylor e Ivan Sutherland em Utah investigando métodos de representação em terceira dimensão na rede. Assim, no final de 1969, quatro servidores estavam conectados na ARPANET e, mesmo naquela época, os trabalhos se concentravam tanto na rede em si como no estudo das possíveis aplicações da rede. Esta tradição continua até hoje.

Computadores foram rapidamente adicionados à ARPANET nos anos seguintes e os grupos de trabalho desenvolveram um protocolo servidor a servidor funcionalmente completo e outros softwares de rede. Em dezembro de 1971, o Network Working Group (NWG) gerenciado por S. Crocker, concluiu o primeiro protocolo servidor a servidor da ARPANET, chamado Network Control Protocol (NCP). De 1971 a 1972, os usuários da rede finalmente puderam começar a desenvolver as suas aplicações. Em outubro de 1972, Kahn organizou uma grande e bem sucedida demonstração sobre a ARPANET na Conferência Internacional de Comunicação entre Computadores (ICCC). Esta foi a primeira demonstração pública da nova tecnologia de rede para o público. Foi também em 1972 que o correio eletrônico, considerado a primeira aplicação "hot", foi introduzido. Em março de 1972, Ray Tomlinson, da BBN, escreveu o software básico de e-mail com as funções de "send/enviar" e "read/ler", motivado pela necessidade dos desenvolvedores da ARPANET de ter um fácil mecanismo de coordenação. Em julho, Roberts expandiu a utilidade do e-mail escrevendo o primeiro programa utilitário de e-mail para listar, ler seletivamente, arquivar, encaminhar e responder a mensagens. Dali, o correio eletrônico se tornou a maior aplicação de rede por mais de uma década. Este foi o prenúncio do tipo de atividade que vemos hoje na WWW hoje, ou seja, o enorme crescimento de todos os tipos de aplicações e utilitários agregados pessoa-a-pessoa.

DE UMA OLHADA NA FONTE!!!!!!!!

2007-01-02 01:15:04 · answer #3 · answered by mano 2 · 1 0

Tiririca.

2007-01-02 02:17:43 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Os caras:
Vinton Cerf e Tim Berners Lee


Espero ter ajudado.

2007-01-02 01:27:00 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Tudo começou com Tim Berners-Lee,
nos Alpes Suíços, em 1980
Tim BL era engenheiro do Laboratório Europeu de Física de Partículas, em Genebra, e estava procurando uma maneira de colocar ordem em suas anotações. Imaginou uma espécie de caderneta em "hipertexto". A idéia era criar um programa que pudesse "fazer todas as associações que um ser humano é capaz de lembrar". Criou um programa em que as palavras de um documento poderiam abrir conexões para outros arquivos no seu computador, sendo possível recuperar essas associações através de um número, trazendo à tela do computador o documento relacionado. Daí ele pensou em incluir também informações que estavam no computador de outras pessoas, fazendo associações para os respectivos arquivos. O que fez? Através de seu computador, abriu seu arquivo para o mundo inteiro. Parece que desde o início a palavra-chave para o êxito das iniciativas na Internet tem sido "partilhar". Tim BL permitiu que todo mundo se associasse com ele, fazendo uma permuta de documentos. Segundo sua idéia, não haveria nem um banco de dados central, nem um administrador, e muito menos um esquema de hierarquia. No site da W3, mais tarde ele definiria seu estilo próprio.

Foi Tim Berners-Lee quem elaborou o sistema de códigos HTML, que se tornou a linguagem da web, e também o sistema de endereços que permitem localizar cada página da rede; foi ele que elaborou as regras para interligação desses documentos em computadores ligados à Internet. E foi ele também quem inventou o browser para navegação na rede. Com isso, estava pronta a WWW, possibilitando introduzir a ordem no até então caótico espaço cibernético, e prevista para ter um crescimento ilimitado.

Para completar, preenchendo as expectativas de quem costuma associar feitos deste tipo a seres humanos dotados de total desprendimento, de fato, Tim BL não usou sua descoberta para ficar rico, embora oportunidades não tenham faltado.

Mas ele fez sua opção pelo caminho do "let's share it". Compartilhar com todo mundo, esse é o espírito da coisa.

2007-01-02 01:24:42 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Não foi uma só pessoa que inventou a internet. Inventos de um só inventor é coisa do século XVIII e mais antigos. A grande rede de computadores é resultado de esforços em conjunto de várias universidades americanas e das forças armadas daquele país. Daí, várias empresas de tecnologia viram na rede uma maneira de ganhar dinheiro, vieram os investimentos e a Internet virou isso que a gente vê hoje.

2007-01-02 01:21:33 · answer #7 · answered by Edu 4 · 0 0

Não tem um nome resgistrado como "inventor" da internet.
Quem realmente inventou a internet foram os militares durante a guerra fria, onde os EUA utilizavam-na para compartilhar informação entre as bases e, principalmente, não perde-las para inimigos ou incidentes provenientes de ataque as bases militares.
Não foi divulgado o nome do inventor, ainda mais na época de guerra que tudo é secreto.

2007-01-02 01:19:39 · answer #8 · answered by Marcus T 3 · 0 0

De
http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_the_Internet

temos o texto:

A fundamental pioneer in the call for a global network, J.C.R. Licklider, articulated the idea in his January 1960 paper, Man-Computer Symbiosis.

"a network of such [computers], connected to one another by wide-band communication lines" which provided "the functions of present-day libraries together with anticipated advances in information storage and retrieval and [other] symbiotic functions. " -- J.C.R. Licklider [2]

Mas a Internet parece ter sido inventada pelos militares americanos na decada de 1960. Não foi uma pessoa só.

2007-01-02 01:17:03 · answer #9 · answered by Carlos M 7 · 0 0

Vinton Cerf

2007-01-02 01:15:23 · answer #10 · answered by M.M.D.C. 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers