English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se o calendário cristão conta os anos a partir do nascimento de Cristo, esse seria então o Marco Zero da contagem dos anos, então por que o nascimento não é comemorado no dia 01 de Janeiro e sim no dia 25 de Dezembro?

2007-01-02 00:05:32 · 19 respostas · perguntado por duxpotens 1 em Artes e Humanidades Filosofia

19 respostas

Não existe nenhuma informação na Bíblia sobre a data do nascimento de Jesus. Mesmo em fontes históricas insuspeitas, não há elementos suficientes para que se possa fixar o dia e o mês do nascimento de Cristo.
JOHN DAVIS declarou que a data de 25 de dezembro para o nascimento de Cristo começou no Séc. IV, sem autoridade que a justificasse.
O MANUAL BÍBLICO DE HALLEY confirma o que John Davis afirmou, e diz ainda mais: ‘No oriente, era o dia 06 de janeiro. O fato de se agasalharem os pastores com o seu rebanho ao ar livre da primavera ao outono, e não no inverno, sugere que Jesus não podia nascer nesta estação fria.
A ENCICLOPÉDIA BRITÂNICA se inviável a data de 25 de dezembro para o nascimento de Jesus, e também afirma: “As igrejas orientais fixaram-se no dia 6 de janeiro e acusaram os ocidentais por celebrarem o natal no dia 25 de dezembro, mas no fim do 4º século, o dia 25 de dezembro também foi adotado no Oriente.”
Alguns estudiosos da Palestina são unânimes em afirmar que o nascimento de Cristo não podia ter sido em 25 de dezembro, pelo fato dos pastores estarem pernoitando no campo com seus rebanhos. Para eles, o nascimento de Cristo foi no mês de abril ou em outubro.
1ª Conclusão: Ainda que o dia exato seja por nós ignorado, a realidade do Seu nascimento é um fato histórico de profunda significação para nós. Não importa a data, importa apenas que Ele se fez carne e habitou entre nós.

- Por quê, então, esta data foi escolhida para a comemoração do natal?

A ENCICLOPÉDIA BRITÂNICA, ao falar do nascimento de Jesus, declara: em 354, nas igrejas Ocidentais, incluindo a de Roma, celebrava-se o natal em 25 de dezembro, era uma data erroneamente dada como o solstício do inverno, em que os dias começam a aumentar, data da festa central do mitraísmo, o “natalis invieti solis” ou “aniversário do sol invencível”.
Ao se afastar de Deus, o homem cria os seus próprios cultos, e destes, o que mais se destacou entre os pagãos, foi o culto ao deus do sol, por ser a fonte suprema de energia e o causador da fecundidade. Os nomes históricos revelam esta idolatria ao sol. Por exemplo: Faraó significa “Sol”, Belsazar = Príncipe de Bel. Sol; Nabucodonosor = o sol protege minha coroa.
A história confirma que o imperador Constantino, o Ano 313 D.C. adotou o cristianismo como sua religião, esse fato levou os dirigentes da igreja a racionalizarem; tornou-se uma boa política que se transformasse as festas mais populares dos pagãos em festas cristãs.

2007-01-02 03:18:17 · answer #1 · answered by claudio 2 · 0 0

pq a bolsa de maria estourou dia 24 de dezembro dai ele nasceu a meia noite

2007-01-02 00:11:31 · answer #2 · answered by wbaiers_sch 3 · 1 0

A escolha foi arbitrária. Sem poder rever o calendário dos meses do ano, pois isso traria problemas para a agricultura, criando grande confusão, os idealizadores da data de nascimento de Jesus, provavelmente fizeram questão de mantê-la distante, mas não muito, do início do ano, a fim de que não fosse confundia com uma série de rituais pagãos envolvendo o 01 de janeiro.

Felicidades.

2007-01-02 02:25:06 · answer #3 · answered by Chester 6 · 0 0

Essa data foi escolhida pela Igreja Católica Romana. Devido ao domínio de Roma sobre o mundo "Cristão" por séculos, a data se tornou tradição por toda a cristandade..

2007-01-02 01:31:46 · answer #4 · answered by Marko 6 · 0 0

Ele não nasceu em nenhuma das duas datas.
25 de dezembro é uma data comercial, capitalista. A real data do nascimento de Cristo é no mês de março, sem o dia específico.

Espero ter ajudado.

2007-01-02 01:20:01 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

1 d janeiro comemora-se a passagem do ano e necessario realizar-se uma comemoracao pela passagem de um ano p o outro. agora em relacao o 25 d dezembro, esta data nao e a data exata em q o cristo nasceu nimguem sabe nem o padre, nem o bispo, e nem proprio papa. marcaram esta data pk foi nesta data em q herodes(rei, farao) portanto naquela altura ordenou aos seus subordinados p q matassem jesus nessa altura ou data ele tinha 2 anos, e ele ordenou p matar todas as criancas q tivessem 2anos e assim foi. entao marcou-se essa data como sendo o nascimento d jesus mas q na relidade nao o e. leia a biblia esta bem explicto.... espero q tenhas percebido. thank you.

2007-01-02 01:13:09 · answer #6 · answered by tina 1 · 0 0

Vai ver que o José demorou uma semana para registrar ele...rsrsrs

2007-01-02 01:08:18 · answer #7 · answered by fran 7 · 0 0

O calendário cristão (melhor seria dizer católico) ñ conta os dias a partir do nascimento de Cristo, apenas presume isto. Já foi mais do q provado q Cristo nasceu entre três ou quatro anos antes do ano q eles têm por zero da nossa era. Quanto ao dia 25 de dezembro, ele ñ é o dia que Jesus nasceu, pois se fosse assim tal dia teria que ser primeiro de janeiro, como vc disse. A data do nascimento de Jesus que os católicos forçadamente estabeleceram dia 25 de dezembro trata-se de uma festividade pagã romana (homenagem ao deus sol - invictus solis), que os cristãos paganizados (os católicos) usaram para desviar a crença em cristo para a de um deus pagão (Shamach), adorado na Babilônia justamente no dia semanal q os católicos tb estabeleceram como Dia do Senhor, o domingo (dominis ac Dei), que é o dia do sol, que era o dia do senhor sol séculos e milênios antes da ressurreição de Cristo. Isto se deu após a romanização da Igreja católica, q se tornou paganizada, por isto adoram a imagens e creem em doutrinas espiritualistas. No dia 25 de dezembro, por ser o dia mais longo do ano, dava-se o festival anual ao deus sol em todas as comunidades primitivas q adoravam o sol, assim como os romanos faziam

2007-01-02 00:53:24 · answer #8 · answered by WilsonRSAmaral 2 · 0 0

Na verdade ele não nasceu dia 25 de dezembro, essa data foi escolhida para coincidir com a celebração pagã do solstício de inverno, onde se prestava culto ao deus sol.
E também descobriram que ele não nasceu no ano zero da era cristã, e sim lá pelo ano 4 antes da era cristã; acontece que as crianças só eram registradas no censo alguns anos depois de nascerem, por isso deu a confusão.

2007-01-02 00:24:17 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Na época de Constantino, a religião oficial de Roma era o culto de adoração ao sol, e Constantino era o sumo sacerdote! Infelizmente para ele, Roma estava passando por uma revolução religiosa cada vez mais intensa. Três séculos depois da crucificação de Cristo, seus seguidores haviam se multiplicado exponencialmente. Os cristãos e pagãos começaram a lutar entre si, e o conflito chegou a proporções tais que ameaçou dividir Roma ao meio. Constantino viu que precisava tomar uma atitude. Fundindo símbolos, datas, rituais pagãos com a tradição cristã em ascensão, ele gerou uma espécie de religião híbrida aceitável para ambas as partes
O Deus pré-cristão Mitras - chamado o Filho de Deus e a Luz do Mundo - nasceu no dia 25 de dezembro, morreu, foi enterrado em um sepulcro de pedra e depois ressuscitou em três dias. Aliás, o dia 25 de dezembro é também o dia de celebrar o nascimento de Osíris, Adônis e Dionísio. O recém-nascido Krishna recebeu ouro, incenso e mirra.

2007-01-02 00:22:49 · answer #10 · answered by rafaelmuriae89 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers