Antes de responder, como sempre faço, li todas as respostas, Eu entendo que você não quis justificar Saddam, mesmo porque não é possível justificá-lo, como também não se pode justificar os ditadores brasileiros, Pinochet ou Somoza. Consta que Saddam Hussein foi responsável pela morte de 5 mil curdos, pois bem. alguém aí disse que ele teria matado 50 mil curdos, mais um fruto da desinformação. A única maneira de não ser vítima de desinformação é usar o bom senso, pensar com a própria cabeça, analisar as coisas. Gostaria de contar aqui uma desinformação histórica. Quando Napoleão invadiu a Rússia e chegou a Moscou, a cidade foi quase que totalmente destruida por incêndio, praticamente só sobraram as igrejas, que eram de pedra, as casas eram de madeira e arderam. Os historiadores,dizem até hoje que os próprios russos é que queimaram a cidade, para não deixar nada ao inimigo. Esta seria a tática da terra arrasada Acontece que Stendhal, escritor francês, que era oficial do exército de Napoleâo, escreveu posteriormente que se sentia envergonhado, porque um povo tão culto com o francês tinha queimado livros para se aquecer em Moscou e com isto provocaram o incêndio de toda a cidade. Em quem acreditar? Em Stendhal, testemunha ocular, ou nos historiadores? Em nossa época tudo é mais fácil, a verdade sempre acaba por aparecer.
2007-01-02 05:27:31
·
answer #1
·
answered by Marília de Dirceu 7
·
1⤊
1⤋
Concordo com você, mas isso não é um fenômeno YR. Isso é um fenômeno do mundo. De certa forma todos nós somos, em maior ou menor grau, desinformados.
É difícil sair ileso disso. Não é preciso nem falar de EUA e Saddam Hussein para descobrirmos, pois acontece com a gente no nosso dia a dia.
De forma geral, só quando estamos presentes é que sabemos a verdade das coisas, de resto temos que confiar no que nos dizem, e tentar usar o bom senso.
Desacreditar sistematicamente das coisas também não é uma boa medida, porque isso faz de você um desconfiado por convicção, de tudo e de todos, e não é bem assim.
Mas em se tratando de EUA, estatisticamente, se torna até óbvio que o motivo da invasão não é, nem nunca foi, por causa de armas de destruição em massa.
O motivo era uma coisa mais preta, literalmente.
2007-01-01 20:27:25
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Pode acreditar, a mentira tem força!☺☺☺☺☺☺
Quando sai da boca do karismático ninguém segura!
Hitler foi um exemplo e temos milhares agora. Eu fui pobre e gosto da pobreza........ Lavagem das mentes. A mídia quando é usada intencionalmente faz um estrago! Já li aqui que a pessoa não sabia de nada. Que os Estados |Unidos são culpados da situação do Brasil, que os portugueses trouxeram a calamidade, Cabral, FHC E OUTROS DEITAM E ROLAM PASSANDO PARA O PASSADO AS CULPAS DO PRESENTE.
Agora, ficou difícil, recebi o descomando do governo passado...
Fulano é culpado, retrato grande na primeira página e depois de inocentado o retratinho.......
2007-01-01 20:18:21
·
answer #3
·
answered by Luz e sombra 7
·
1⤊
0⤋
A mídia passa o que quer.Voce citou bem GOEBELL que como chefe da propaganda nazista fez a cabeça do povo alemão.A Globo é mestrea nisso.Faz a cabeça do povo brasileiro e bem feita.
2007-01-02 00:27:58
·
answer #4
·
answered by xxxx 7
·
0⤊
0⤋
Concordo com você, e faço das suas palavras as minhas. E além de ter muita gente desinformada, temos também as mal-informadas, sim senhor. E outras que fazem cada pergunta imbecil, que dá dó, a gente ler. Mas e ai, o que podemos fazer? nada a não ser ensinar a estas pessoas, incultas, que o certo é estudar para aprender. Valeu amigo, parabéns pela sua pergunta e feliz 2007.
2007-01-01 22:59:26
·
answer #5
·
answered by LÚCIO 5
·
0⤊
0⤋
Não concordo. Desinformado é quem não tem nenhuma informação e isso temos até demais. O problema é a qualidade da informação. Nesse caso, somos mesmo é mal-informados. Pensando bem, em parte você tem ração: somos também dexinformados, pois nem todas as informações chegam ao conhecimento do público. Mas isto vem de longe. Se isto acontece agora que temos imagens e sons ao vivo para "presenciar" os acontecimentos, imagine nos tempos bíblicos, quando raros eram os capazes de ler e escrever e os relatos eram apenas orais, interpretados e transmitidos por gente cheia de superstições e de onde vieram ais "informações" que mais são divulgadas até hoje. Quer dizer: verdade ou mentira, cada um acredita mesmo é no que quer, de acordo com suas "caraminholas" pessoais. O fator emocional sempre pesa mais do que a lógica, e é disso que se aproveita a imprensa e a propaganda em geral, para nos empurrar o que interessa a eles.
2007-01-01 22:12:23
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Tirando a questão específica do Saddam, que vc citou, a qualidade e quantidade de informações diárias que recebemos está proporcionalmente ligada a necessidade de se vender notícias. Seja em jornal impresso, televisão, revistas, internet, rádio, etc...A todo instante a imprensa, de forma geral, tem que divulgar um acontecimento ou mesmo, criá-lo.
2007-01-01 21:23:20
·
answer #7
·
answered by frankestein 6
·
0⤊
0⤋
Alguém disse que uma mentira repetida muitas vezes torna-se verdade.
2007-01-01 21:06:28
·
answer #8
·
answered by Paulo 3
·
0⤊
0⤋
Você está certa, mas esse problema ocorre no mundo inteiro. As pessoas ficam fascinadas pelos seus líderes e governantes, ao ponto de acreditarem em qualquer coisa.
Sobre Saddam, sem necessidade de defendê-lo, precisamos compreender o seguinte: ele governou um povo de cultura totalmente diferente dos povos ocidentais. Lá, não basta pedir ordem, o povo só obedece na base da pressão. Chamam Saddam de ditador, mas a postura de Bush não se assemelha a de um ditador?
Uma característica de governante ditador é permanecer o maior tempo possível no comando do seu povo. Nas democracias isso também acontece, mas de forma velada. Bush está no seu segundo mandato. Se fosse possível estender mais o prazo e continuar, ele ficaria. O mesmo faria o presidente Lula. O presidente FHC governou por 8 anos. Essa sede pelo poder, de ficar interminavelmente nele é comportamento de ditador, não é mesmo? Como aqui é o ocidente e fica mais difícil "fazer a população engolir isso", os políticos se escondem atrás da capa da democracia. Quando estão fora do comando maior, exercem outros poderes (deputados federais, senadores) e assim vai.
2007-01-01 21:03:23
·
answer #9
·
answered by Clóvis Moreira Santos 4
·
0⤊
0⤋
É por isso que a imprensa se deleita, brincando de fazer história.
2007-01-01 20:24:45
·
answer #10
·
answered by Satori 6
·
0⤊
0⤋