English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

"MADAME BOVARY C'EST MOI"
Diz-se ser esta a frase de Gustav Flaubert em resposta aos seus interloucutores que o precionavam sobre sua polêmica obra.
Em tradução livre Flaubert disse: Madame Bovary sou eu.
Faço coro a Flaubert e você???

2007-01-01 18:28:35 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Artes e Humanidades Livros e Autores

3 respostas

Eu não!

A Madame Bovary era uma mulher romântica que sucumbiu diante da própria realidade, ou seja, ela tentou viver a realidade dos romances que lia, mas encontrou apenas desilusão, até o seu trágico fim.

Embora admire profundamente Flaubert e o considere um dos maiores escritores da literatura universal, não me identifico com a Madame Bovary...

2007-01-01 18:39:21 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 1

Olá, td bem?
Vc anda selecionando mt bem sua literatura...parabéns. Sem dúvida o livro Madame Bovary é uma grande obra, obra aliás q introduziu com mt classe o Realismo.Flaubert criou mt bem a personagem Madame Bovary, uma mulher q naquela época fugia totalmente aos padrões das demais mulheres da sociedade. Madame Bovary ao contrário de Capitu da obra de Machado (obra q é um intertexto de Madame Bovary) tem atitude, é sujeito de suas ações, Capitu no livro de Machado é uma mulher completamente passiva, não fala nada, td é Bentinho quem diz.
Madame Bovary representa a fuga ao cotidiano, uma mulher q não suporta o cotidiano do casamento e a pasmeira do marido. Ela é uma personagem excepcional, a volúpia, a necessidade de viver aventuras, Madame Bovary msm no túmulo mexia com o marido. O livro é uma grande obra mas Madame Bovary não sou eu, não me identifico com ela. Ela tinha um consumismo desenfreado ( a obra aliás critica a sociedade industrial da época) p/ suprir suas necessidades emocionais, depois de morta ela ainda faliu o marido, traia-o cotidianamente. Embora ela não se prendesse as regras sociais isso é legal em sua personagem, eu preferiria ser totalmente livre p/ ser feliz. Mas o livro é mt bom, Flaubert faz inúmeras críticas sociais na obra e Madame Bovary sem dúvida foi uma personagem universal que transcedeu, daí a canonização merecida da obra, uma pé**** msm.

2007-01-03 04:13:24 · answer #2 · answered by Bella 4 · 1 0

Sim.
Muito provavelmente o personagem ...era o seu alter-ego.

2007-01-01 21:11:41 · answer #3 · answered by Betty 6 · 1 1

fedest.com, questions and answers