A resposta para a sua pergunta varia conforme a instituição de ensino analisada.
Escolas - Normalmente, as questões das provas são de nível baixo, fáceis, combinando "pequenas respostas ensaiadas" com aquilo que o próprio professor indicou. Convenhamos que a maior parte dos adolescentes brasileiros estuda em escola pública. É raro, nessas escolas - e em várias particulares! - que os professores ensinem de verdade (por qualquer razão). Logo, é igualmente raro que os alunos aprendam de verdade e sejam examinados de verdade pelas provas.
Universidade - Acredito que os exames das universidades públicas e particulares tenham o mesmo nível. Acredito também que os professores das faculdades particulares ensinem melhor que os das públicas (estes recebem por pesquisa), embora os professores das faculdades públicas sejam mais capacitados. Ou seja, no primeiro caso você aprende 60% de x e no segundo 40% de 2x. Pequena vantagem pras instituições públicas, que, pela lógica, tem os alunos que foram melhores no vestibular. Aliás, esse é o ponto-chave.
Vestibulares - Os vestibulares acompanham o renome da instituição. Faculdades famosas, que pesquisam muito, quem são tradicionais, etc. têm vestibulares mais complexos, o que inclui questões de "decoreba" (embora há uma tendência de mudar esse esquema). Faculdades menos renomadas tem vestibulares mais fáceis, talvez com menos decoreba. Entretanto, é raro encontrar maior interesse em educar do que em lucrar nessas faculdades. E, assim sendo, o vestibular não é de "decoreba" mas também não é para os alunos que "aprenderam de verdade".
É um dos vários dilemas da educação brasileira.
C.B. 2010? Eu digo sim.
Espero ter ajudado.
2007-01-01 13:44:09
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Bom, as provas são feitas para todos os alunos, tanto os que aprendem, quanto os que decoram e também para os que apenas colam. Acredito que é a maneira de cada um encarar as provas da escola que o ajudará a se sair bem nas provas da vida. Beijos.
2007-01-01 21:39:44
·
answer #2
·
answered by N�a A 3
·
1⤊
0⤋
se vc conseguir decorar vc é um grande trapaceiro agora se vc entendeu as aulas e sabe do conteudo as notas apareceram e vc será um grande aluno.vc escolhe qual status quer ser no meio estudantil.
2007-01-01 23:06:16
·
answer #3
·
answered by victor pelinha 2
·
0⤊
0⤋
Em geral, para quem decora mais. E isso fica mais em evidencia em determinadas matérias. Mas as coisas têm mudado bastante, e os professores com maior formação tem tentado fazer com que os alunos reflitam mais, aprendam mais, e se expressem melhor... e isso muda tb a proposta de avaliação, é claro!!!
2007-01-01 22:27:39
·
answer #4
·
answered by Apmc 2
·
0⤊
0⤋
Acredito que a elaboração de uma prova depende muito do professor. Para todas as matérias é possível criar provas que exijam do aluno conhecimento verdadeiro e não apenas memorização.
Porém, é fato que, em certos casos, não existe real interesse do professor em criar tal prova. Alguns, por exemplo, consideram mais vantajoso que os alunos sejam aprovados o quanto antes, independentemente de seu nível de entendimento sobre o assunto. Outros acham que, ao aplicarem uma prova que exija conhecimento, terão grandes problemas com reprovações. Coisa que algumas instituições não aceitam e acabam por pedir do professor que "facilite".
Para mim, ao se curvar a esta "facilidade", um professor acaba traindo sua própria razão de ser. Afinal, não estarão realmente ensinando a pescar, e sim entregando o peixe. Como ficariam os alunos então se, mais a frente, a vida exige que sejamos todos "pescadores"?
2007-01-01 21:53:29
·
answer #5
·
answered by Sun 2
·
0⤊
0⤋
Prá quem decora...passa o tempo e ninguém sabe mais nada, porque na realidade não aprenderam...deviam acabar com este sistema, principalmente com o vestibular, do jeito que é...
Sds...
2007-01-01 21:44:26
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
É para quem presta a atenção nas explicações do professor e tendo um tempinho para uma revisão do que foi explicado. As vezes, estudando matéria ainda a ser explicada, ajuda muito a entender, quando o professor chegar nela.
Decorar não é uma boa maneira de aprender. Claro que têm coisas que precisam ser decoradas, como fórmulas por ex.
2007-01-01 21:43:24
·
answer #7
·
answered by ILACIR TUDO AZUL 5
·
0⤊
0⤋
qm decora sem duvida
formulas
datas
nomes
lugares
e etc qm decora ou seja qm estuda!
2007-01-01 21:41:40
·
answer #8
·
answered by patricia a 1
·
0⤊
0⤋
Para quem consegue decorar as notas são as melhores, e para quem não decora, a reprovação é inevitável.
Na faculdade federal é assim: Os professores dão um determinado autor, quando fazemos as provas, as respostas devem ser rigorosamente iguais aos autores dados pelos professores, e se você discordar, vai ouvir assim: Quem é você para me questionar? Eu sou doutor e você é apenas aluno, ponha-se no seu lugar.
Conclusão o estudante universitário não pode pensar por si só, só pensa se for de acordo com algum autor dado pela faculdade. Se eu estiver errado fique a vontade para me denunciar, Feliz 2007.
2007-01-01 21:40:23
·
answer #9
·
answered by رماضان قاريم 7
·
0⤊
0⤋
Depende do meu ponto de vista as de escola na maioria das vezes é para quem decora, mas das universidades como a grande maioria são as famosas pegadinahs então elas são para quem aprende de vedade, pois quem decora ñ vai diferenciar uma pegadinah de uam pergunta decorada.
2007-01-01 21:38:00
·
answer #10
·
answered by Téc. Enf. Machado 4
·
0⤊
0⤋