English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-01 12:41:00 · 27 respostas · perguntado por . 5 em Artes e Humanidades Filosofia

27 respostas

Rimsky, Boa madrugada. Este velho 'tá triste a não mais poder hoje. V sabe que sou um homem profundamente visceral: fico obrigado a aceitar a viver, em aparência na mentira, porque vivo nesta sociedade, pago impostos, cumprimento os visinhos etc. Intimamente, como indivíduo sempre em demanda da "expansão do ego", num porcesso difícil como o de sair em demanda do Santo Graal, busco a verdade, e tanto que, afora o trabalho, vivo como um monge (casado e com filhos, que me são uma benção); busco a verdade, embora sabendo-a inalcançável.
Para arrematar a resposta, caro, quero te deixar aqui um aforismo poético de Paul Éluard que sei de cor em francês e de que ora faço uma tradução, acho que não muito de cambulhada, porque comecei a aprender francês com meu pai aos 5 anos e depois estudei lá na Fança, para onde pretendo, se conseguir juntar o dinheiro ir em janeiro de 2008 em busca de um amigo, passando antes pela Espanha para ver meu filho, que faz lá seu doutorado em microbiologia. V bem me conhece e sabe que não te digo essas coisas para me gabar. Bem, ao aforismo poético de Éluard, que não sei em que livro dele está:
"Há grandes extensões de noite. O raciocínio tem como único mérito o delas se se servir. Em seus bons momentos, as evita. A poesia as dissolve. E' ela a arte das luzes".
E', assim, objetivamente, caro, a poesia (no sentido lato) é a única realidade que nos pode conduzir a alguma proximidade da verdade. E', assim, objetivamente, infinitamente superior à filosofia, à psicologia e a todas as ciências e à lógica e à episteme que as funda.
Saudações, caro Rimsky.

2007-01-01 15:11:52 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Olha, esta é a pergunta mais pesada que já encontrei por aqui. Até porque andei me perguntando muito isto ultimamente, mesmo tendo certeza da resposta.

Nem vou me alongar demais pois senao escreverei por duas horas e já estou cansado... mas sim, infeliz, ou felizmente (juro ainda nao poder afirmar categoricamente!) sou um caçador da verdade por natureza. Nunca aceitei, e nem aceito que as coisas nao façam sentido pra mim e sejam "apenas por ser". Não aceito viver em um ébrio coletivo, de valores nitidamente rompidos, mesmo que isto me faça mal ou me cause problemas. Seria tao mais facil viver na alienaçao... que me dera ter a ignorancia dos fatos! Mas a verdade, quando PURA e REAL, por mais que doa ou seja difícil, é impossível de se ignorar.

2007-01-01 21:20:28 · answer #2 · answered by rafaelcfaria 1 · 1 0

Enquanto a pessoa vive sem conflitos internos, toda realidade sobre ela, sobre as suas crenças, é verdadeira, mas quando ela experimenta conflitos, vive na mentira. Conceitos relativos. Verdade para mim pode não ser para outra pessoa, e o mesmo dizemos da mentira, mas a verdade dá sentindo enquanto a mentira destoa, desorganiza, provocando um desejo de mudar.

2007-01-02 13:06:54 · answer #3 · answered by Clóvis Moreira Santos 4 · 0 0

Não conheço ser humano algum que admita gostar de viver na mentira. Mesmo porque a mentira é efêmera. Tão logo é desmascarada, perde o sentido de existir.
O maior inimigo da verdade não é a mentira: desleal, desonesta; mas, sim, o MITO, persistente, persuasivo e irrealista. Essa idéia é de John Kennedy, mas não tenho como não concordar com ele.
No mais, para aqueles que acham que a verdade deve ser dita a qualquer custo, observe o que acontece a uma planta quando lhe atiramos água fervendo.

Felicidades.

2007-01-02 11:31:21 · answer #4 · answered by Chester 6 · 0 0

eu busco sempre a mentira, mas aceito viver na verdade...

2007-01-02 02:46:38 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

eu busco a verdade, a mentira é que me persegue.

2007-01-02 01:33:33 · answer #6 · answered by Marcio M 2 · 0 0

"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará ." (João 8:32)
Este é um dos versículos da bíblia, que nos mostram o quanto a idéia de verdade é fundamental para nossa civilização, podemos ver a partir dele que "a verdade liberta".
Mas algo que este mesmo versículo não deixa claro é o tipo, ou melhor, qual é a verdade libertadora.
Isso por que a verdade é pessoal, temos muitas verdades, as minhas verdades, as suas verdades e verdades em comum.
Ao ser perguntado sobre, buscar a verdade ou aceitar viver na mentira é importante dizer, que não importa .
O que importa na verdade (desculpe o trocadilho) é a liberdade, que só é conseguida com a verdade, sendo a verdade algo pessoal e/ou coletivo.
Como não poderia deixar de ser a liberdade também o é.
Liberdade conceito, verdade conceito.
Os dois pessoais e/ ou coletivos, os dois, bens maiores da civilização, os dois inalcaçáveis.
Lembre-se, são conceitos e não verdades.

2007-01-02 01:30:22 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Ao buscar a verdade continuo na mentira, pois ainda não achei-a, estou em "busca", quem busca é porque ainda não tem e, se não tem continua na mentira. Será que alguém já descobriu a verdade ?

2007-01-02 00:34:42 · answer #8 · answered by sofista 2 · 0 0

Busco a verdade; mas não a qualquer preço !
Acredito que nem sempre estamos prontos para conhecer a verdade.
A verdade só é eficaz quando chega na hora certa e da maneira certa.
Alguns crêem que só porque uma coisa é verdade pode ser dita a qualquer um em qualquer momento e de qualquer jeito e ai fazem o maior estrago.
Tambem acredito que as verdades podem ser tanto úteis quanto inúteis; então seleciono as verdades que me interessam.
Embora goste da verdade; já vi mentiras que trouxeram mais bém do que se a verdade tivesse sido dita.
Se viver na mentira for inevitável é melhor aceitar viver feliz assim do que jogar fora a vida vivendo revoltado.
De certo modo todos nós vivemos na mentira se considerarmos que a verdade por descobrir é infinitamente maior do que a já descoberta, o que significa que todas as nossa perguntas cujas respostas verdadeiras ou definitivas (se é que existam) ainda não foram descobertas acabam recebendo respostas provisórias ou imperfeitas em relação a verdade.
Creio que todo ser humano tem necessidade de conviver com um certo grau de mentira.
Estou tentando ser o mais verdadeiro possível.

2007-01-01 22:12:25 · answer #9 · answered by Souassim 4 · 0 0

Para mim a verdade está acima de tudo e creio que não exista mentira que não seja descoberta.

2007-01-01 21:24:58 · answer #10 · answered by Á amizade é como uma flor 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers