English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-01 12:26:46 · 11 respostas · perguntado por L U K E 7 em Ciências Sociais Economia

11 respostas

A maioria dos países do hemisfério norte tem inverno mais rigoroso onde as pessoas passam longo tempo lendo, estudando, se instruindo de uma maneira geral, o que leva ao aperfeiçoamento intelectual das pessoas e, por consequência, ao desenvolvimento do seu país. (Beijão, fofinho).

2007-01-01 12:27:48 · answer #1 · answered by RED DRAGON 6 · 6 0

Porque no Hemisfério Sul viviam tribos felizes com suas tranqüilas vidinhas, que não tinham o perfil capitalista e sedento de tecnologia do Hemisfério Norte...

De repente, foram descobertos e aniquilados, e ladrões fugitivos vieram formar os povos do Hemisfério Sul.

2007-01-01 14:00:19 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Eu já reparei isso mesmo, mas pelo visto é como Natasha disse nos paises do Norte as pessoas aprimoram seus conhecimentos por não se envolverem tanto em diversão
Já nos paises do Sul ninguém tem animo de estudar devido a forte onda de calor que deixa qualquer um desanimado de estudar, é interessante notar que mesmo nesses paises subdesenvolvidos onde as pessoas tem maior acesso a educação são lugares melhores de se viver em sentido financeiro.

Um Forte Abraço Luke,
I kept my loved fishs far from the cat luke hehehe.....

2007-01-01 12:45:07 · answer #3 · answered by ♥Daniele♥ 6 · 2 0

Isso é complicado, mas acho que não tem nenhuma explicação mágica nem "térmica" também...

Os conquistadores e colonizadores sairam da Europa e se espalharam para a África e Américas...

Na África existiam povos primitivos e os europeus se aproveitaram para explorar, tornando aquele lugar um fornecedor de escravos...

Isso não pode trazer o progresso de forma alguma!
Só dá para piorar assim!

Na América do Sul também... Escravos e muita exploração, levando tudo que prestava para a Europa! Aqui também só piorou!

América do Sul e África só pioravam e Europa enriquecia...

Já na América do Norte foi utilizado um sistema diferente... Os colonizadores se instalaram ali ao invés de apenas saquear, melhorando o local onde viviam!

Se tivesse sido utilizado o mesmo sistema dos demais, provavelmente os EUA não seriam o que são hoje...

Os EUA também aproveitaram a vitória na 2ª Guerra Mundial para explorar os derrotados, prosperando assombrosamente assim...

Basicamente, se deu bem quem foi safado!

Mas aguarde... O Brasil está se aproximando da época em que se tornará uma das maiores potências do mundo, mudando essa história de Norte melhor que Sul! ^^

2007-01-01 23:25:19 · answer #4 · answered by Makoto 6 · 1 0

O que a Natasha, a Danielle e a Kikasan mencionaram tem o nome de "Determinismo Geográfico", uma teoria do Iluminismo, e a turma realmente passou a acreditar nisso. Aí, como lembrou a Kathy K, tem a chata da Austrália prá bagunçar a idéia. Surgiram então novas teorias que levam em conta os neo-colonialismos dos séculos XIX e XX.

Nota do meu professor de história; em todas as cidades americanas, por menores que sejam, sempre exitem dois prédios principais: o banco e a escola. No Brasil, em todas as cidades, só existe um prédio principal: a Igreja.

E calma aí, a culpa não é da Igreja, ok? É mentalidade. O movimento neo-colonialista busca consumidores, não concorrentes. Por isso, com a Revolução Industrial à toda, não se admira o fato de não ter havido incentivo à educação dessas regiões nesse período.

Agora, o neo-colonialismo terminou com a Grande Guerra, depois veio a Segunda Guerra Mundial, depois a Guerra Fria... Caramba, tivemos bastante tempo prá mudar essa situação, não é mesmo? Acho que ainda dá. Abraço e Feliz 2007.

2007-01-01 13:21:03 · answer #5 · answered by cassio_siqueira 2 · 1 0

Discordo da resposta da Natasha e Danielle, afinal, norte-americanos são os bichos mais apegados à futilidade do mundo. Param pra fazer coisas extremamente idiotas (vide o programa "JACKASS" da MTV - socorro!!!).
Olha, a única resposta que tenho pra sua pergunta não parte de nenhuma explicação "mística", por assim dizer, ou que busque um "porquê" profundo, mas sim de uma simples COINCIDÊNCIA HISTÓRICA.
Basta ver a trajetória percorrida pela humanidade e os processos de ocupação dos territórios (colonização) para sacar como foram feitos, quais interesses tinham, como foram se consolidando os países hegemônicos, etc.
Valendo lembrar o caso da Austrália, citado pela nossa colega (embora o mesmo não tenha nada a ver com a questão temperatura).
Não houveram impérios que duraram para sempre. Até o império romano caiu. Assim, tb, os EUA (não importa a previsão de qto tempo, afinal, não são MÃE DINAH rsss) cairão sem dúvida.
Por isso digo que a configuração geográfica e econômica tem muito mais a ver com a história do que com o clima, por exemplo. E essas distribuições vão se reconfigurando com o passar do tempo. Vale lembrar que o berço da civilização moderna é a Europa e, se fosse mera questão geográfica, essa ainda hoje estaria acima dos EUA do ponto de vista econômico.
Mas tudo se reconfigura com o passar dos tempos....

2007-01-01 13:12:35 · answer #6 · answered by Paulo Lütkenhaus 3 · 1 0

Boa pergunta.
A colonização durou muito mais tempo por aqui e somente no Hemisfário Sul é que ainda temos colônia dos países do Hemisfério Norte.

2007-01-01 12:56:20 · answer #7 · answered by kikasan 3 · 1 0

Porque a humanidade começou no hemisfério norte.

2007-01-01 12:37:49 · answer #8 · answered by Menino do Rio 7 · 1 0

é verdade, nao so nohemisferio sul, mas sim nos trópicos!

2007-01-01 12:30:49 · answer #9 · answered by Paulo Henrique 6 · 1 0

Australia nao e'.

Deve ser por causa do calor! calor da' preguiça!

2007-01-01 12:35:38 · answer #10 · answered by kathy k 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers