Não é tão simples. De fato, falta médicos, mas o problema não é pelo número de médicos que se formam e sim pela má distribuição.
Todo novo médico quer brincar de ser clínico geral ou cardiologista... Todo novo médico quer ganhar dinheiro por conta própria e ta pouco se lixando para o SUS... Todo novo médico quer competir com 90.000 outros médicos por uma única vaga... Se um novo médico vai trabalhar no SUS é porque não teve chance de trabalhar por conta...
É pura hipocrisia essa coisa de "fazer Medicina para ajudar os outros"... Isso é auto-engano, é mentira! 99,99% dos médicos querem usar roupa branca (para se sentirem anjos caidos), serem chamados de doutor, ganhar muito dinheiro e se sentir o Super Man...
Aqueles que REALMENTE escolhem a Medicina para salvar vidas, vão para as áreas da Medicina que falta profissionais... Por exemplo, quantos querem ser urologistas? Quantos querem ser otorrinolaringologistas?... A maioria esmagadora quer brincar de cardiologista, neurologista... Tudo pelo STATUS...
Isso até vira piada de filmes, pois o povão é medíocre no Brasil... Quem aqui assistiu esse último filme brasileiro "Muito gelo e dois dedos d'água"? No filme o urologista é o coitado, pois status seria ele ser ginecologista... Afinal, homem que é homem tem que enfiar o dedo na vagina das mulheres... Não no c* dos homens... E por aí vai...
Direito, que é o que eu estudo, é outra coisa na mesma situação: Falta profissionais de Direito, mas falta em ALGUMAS áreas. Afinal, todos querem ser criminalistas para se sentirem o ator do filme... Todos querem ser o famoso advogado do FILME...
2007-01-01 10:54:34
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Há uma pequena falácia. O Brasil tem EXCESSO de médicos, tendo muito mais do que os 1000/habitantes recomendados pela OMS.
Acontece que a formação é muito ruim, e dessa forma os salários são aviltantes, pois há excesso de oferta.
Nesse sentido seria bom interiorizar os bons médicos, mas com salários razoáveis e boas condições de trabalho, o que só existe na conversa dos governantes.
E DIMINUIR as faculdades, deixando apenas as de bom nível, que são pouquissimas.
Nos USA, por exemplo, funciona assim: quantos médicos(ou engenheiros ou qualquer outra profissão) precisaremos nos proximos anos? 10, 1000, 100000? Então formamos esse numero, mas com alto nível.
Funciona? E muito bem!
2007-01-03 07:05:10
·
answer #2
·
answered by padre ivan 4
·
1⤊
0⤋
O sistema é outro. Uma leva grande de médicos pode não ser traduzida em termos de boa qualidade. Médicos precisam ser atentos, cuidadosos, atenciosos, pesquisadores e etc. O problema no campo da saúde brasileira está no péssimo salário que o SUS paga. Se houvesse pagamentos melhores, melhores médicos atenderiam nos sistemas de saúde.
2007-01-02 14:44:01
·
answer #3
·
answered by elisamakai 5
·
1⤊
0⤋
a redução é por q , quem sabe assim os poucos q consiguirem uma vaga tenham realmente o desejo e o dom de ser médico d verdade e não apenas usar um jaleco branco.
2007-01-01 18:56:44
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
E o que garante, que serão bons médicos?
Em meu estado,as vagas tbm são reduzidas, p/ passar tem que ser bom msm.
fui
2007-01-01 18:56:09
·
answer #5
·
answered by Júlio 3
·
0⤊
0⤋
Justamente porque o Brasil está precisando de verdadeiros médicos, aqueles que realmentem levam a sério a sua profissão. Existem faculdades aqui no Brasil, que vendem diploma de médico e, isso é um absurdo. O sujeito esta lidando com vidas, tem a obrigação de saber o que está fazendo, é tudo ou nada. Se você, está doente, achando que está sendo tratado por um especialista na sua doença ,e de repente descobre, que o cara que está cuidando de você não passa de um charlatão, como você reajeria?e se você fosse a óbito?
Cuidar da súde de uma pessoa , é algo que requer muita reponsabilidade e eficiência, qualquer erro, as vezes pode ser fatal.
2007-01-01 19:34:52
·
answer #6
·
answered by fifi2006 2
·
0⤊
1⤋