English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Esta pergunta ja foi feita.Existem duas aqui no site, porem elas apresentam respostas opostas. Eu penso que se da um tiro pro alto, e ele percorre por exemplo 2km acima, quando ele retorna, nao deve voltar com a mesma aceleração de disparo (pois na queda so há a aceleração da gravidade ), logo é o mesmo que se tivesse subido 2 km e soltado o projetil la de cima (no ponto mais alto a=0 ), e é obvio que é totalmente diferente de tomar um tiro diretamente. Contudo muitas pessoas ja me tentaram convencer do contrario, dizendo e a força é a mesma de quando apertou o gatilho. Sinceramente, como um advogado, estou confuso...

2007-01-01 09:01:38 · 13 respostas · perguntado por FUI 4 em Ciências e Matemática Física

13 respostas

Gostei da pergunta.

Não, sim e Não.

Se o tiro for dado em ângulo diferente de 90 graus, o projétil ira se desacelerando pela ação da força da gravidade, além do atrito com o ar.

Se o tiro for dado em ângulo de 90 grau (na direção da normal) retornando exatamente para o ponto de partida, ele irá desacelerar ao subir, transformando a energia cinética em potencial, por ação da força de gravidade. Depois acelerará novamente, na mesma proporção. Ai poderíamos dizer que sim, atingiria a mesma velocidade... Ocorre que o atrito com o ar, ao subir e ao descer, tenderá a desacelera-lo um pouco. Então não!

Acabei de aprender isso!

2007-01-01 09:26:24 · answer #1 · answered by kica_bianca 3 · 2 0

logico que nao quando chega no ar perde força.seu bobinho.

2007-01-01 17:06:20 · answer #2 · answered by josue s 1 · 3 0

Se você entre a 8° série e o 3° ano a bala vai voltar com a mesma velocidade, se você estiver num curso de nível superior com a materia de física, não, a bala não vai voltar com a mesma velociadade.
Por que? Quando aprendemos física, inicialmente, só aprendemos o resumo da teoria de Newton, a de aceleração, velociade, inércia... O professor ensina e ignora uma série de fatores e forças atuantes, que seriam insignificantes.
Então, despresa o atrito do ar como se fosse o vácuo, e a diferença de aceleração da gravidade, então a gravidade vai atuar na bala de maneira uniforme, freiando a bala na subida e acelerando a bala na descida, e ela vai chegar com a mesma velocidade do disparo, e se você soltar a bala da altura máxima que ela atingiu, sim ela vai chegar com a mesma velocidade do disparo inicial.

Mas quando começamos a discutir a interação das forças, o atrito e o meio, descobrimos que por exemplo, quando um corpo cai na atmosfera, e atinge certa velocidade, o atrito do ar (freiando) e gravidade (acelerando) são iguais e opostos, e o corpo para de acelerar e fica com velocidade de queda constante (alem de depender de aerodinâmica, densidade do ar, etc.). Então com o atrido do ar, a bala não chegaria ao solo com a mesma velocidade.

Então, depende das condições e forças atuantes que a pessoa considera para responder à questão.

Se você quiser ficar mais confuso: a lua, possui gravidade, é reponsável pelas marés, consegue atrair milhões de toneladas de água dos oceanos, e você acha que não iria atuar numa bala que pesa algumas gramas? Seria impossível calcular a física simples se levássemos todos os fatores em consideração.

2007-01-01 19:02:39 · answer #3 · answered by lhamah 4 · 2 0

A resposta para a confusão é fácil.
Se considerarmos um modelo ideal onde o tiro é disparado para cima e NÃO há resistência do ar, a resposta é SIM, pois na ausência de forças dissipativas (atrito, resistência do ar) permanece o princípio da conservação de energia, e toda a física que ocorre no processo é a transformação de energia cinética para potencial e depois vice-versa.

Agora se você fizesse isso na prática e pudesse medir a velocidade da bala, esse resultado não seria alcançado, devido a existência de resistência do ar, vento, etc. Porém, as velocidades seriam bem próximas se levarmos em consideração as pequenas dimensões da bala e sua grande velocidade.

Espero ter ajudado. =)

2007-01-01 18:54:56 · answer #4 · answered by estrela 2 · 1 0

Pensar em energia é uma boa abordagem para essa questão. Para a bala voltar com a mesma velocidade a energia dela deveria ser a mesma da saída, mas como é intuitivo, ela perdera energia ao sofrer a resistencia do ar. Tem uma equação interessante para a força de resistencia (R) do ar: R= k . V^2 Onde k é uma constante que depende da geometria da bala e V^2 a velocidade da bala ao quadrado. Isso nos diz que a quanto maior a velocidade maior será a resistencia, então para um corpo em queda livre onde as unicas forças atuantes serão o Peso e Resistencia do ar existe uma velocidade V tal que faz as duas forças se igualarem. Essa velocidade é chamada de velocidade terminal. Se a velocidade da bala for maior que a velocidade terminal a força R será maior que o Peso e desacelerará a bala. Se for menor o Peso irá acelera a bala.

No caso então, a velocidade da bala é bem menor que a da saída. Certamente nao tem o mesmo poder letal de um tiro disparado diretamente mas dependendo do calibre deve machucar bastante...

2007-01-01 18:33:12 · answer #5 · answered by Tia do Batima 2 · 1 0

O projétil está imerso em um fluído, que é conhecido como ar. E por isso terá forças dissipativas atuando sobre ele, o arrasto aerodinâmico, conhecido como "atrito" com o ar. Portanto o projétil irá atingir uma velocidade limite durante a descida que depende das propriedades físicas do fluído (densidade) e da forma do projétil (constante de forma). Portanto o projétil não retornará com a mesma velocidade.

2007-01-01 17:55:38 · answer #6 · answered by Belphegore 5 · 1 0

Pelas leis da física, a velocidade seria igual se não houvesse a resistência do ar. A bala perde energia cinética na subida transformando-a em energia potencial. Durante a descida ocorre o oposto e ela perde energia potencial e ganha energia cinética na mesma proporção, pois a aceleração da gravidade é a mesma. Como há a resistência do ar, a velocidade de chegada ao solo é menor que a de saída.

2007-01-01 17:18:54 · answer #7 · answered by Ozzy Y 1 · 1 0

Perfeita a resposta da Bianca, mas com dois pequenos esclarecimentos:

Melhor seria dizer " Se o tiro NÃO for dado na vertical" em vez de "Se o tiro for dado em ângulo diferente de 90 graus"
e
" Se o tiro for dado na vertical" em vez de "Se o tiro for dado em ângulo de 90 grau (na direção da normal)".

2007-01-01 22:18:11 · answer #8 · answered by KR 4 · 0 0

é assim, o projetil saiu do solo com uma velocidade, ele rompe a gravidade e sobe 2 km.........quando ele atinge esses 2 km, ele tem velocidade zero e votla a cair............mas ele vai chegar no chao com a velocidade q é lançado, pois ele subiu com aceleraçao da gravidade negativa, de velocidade x ate velocidade 0, depois ele cai em gravidade positiva de velocidade 0 ate velocidade x................a gravidade nao conta so na queda, mas na subida tb ( tenta se lembrar de movimento progressivo, retrogrado, acelerado e retardado em fisica)..............por isso q a velocidade q um disparo pro alto é igual quando ele alcnaça o solo!!!!!!!!!!!

2007-01-01 20:51:30 · answer #9 · answered by Scully 4 · 0 0

Na subida, a força que impulsiona o projétil é o da pólvora e por causa do atrito c/ as partículas da atmosfera, a velocidade vai decrescendo até se tornar zero, ela pára e então desce. Na descida, existe a força gravitacional.

2007-01-01 19:46:25 · answer #10 · answered by boiler_viewer 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers