English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

eu as vezes por exemplo eu vou ne uma loja e olho pra a tv e vejo um noticía triste e tenho a sensação de que isso já aconteceu...(como se eu já tivesse passado por aquilo)!!!
já perguntei a minha mãe e ela falou q isso já aconteceu com ela tbm!!!

2007-01-01 06:59:58 · 7 respostas · perguntado por *Luana Marina* 1 em Família e Relacionamentos Solteiros e Namorando

7 respostas

O que é o déjà vu

Sabe-se que nossa memória às vezes pode falhar; nem sempre consegue-se distinguir o que é novo do que já era conhecido. Eu já li este livro? Já assisti a este filme? Já estive neste lugar antes? Eu conheço esse sujeito? - essas são perguntas corriqueiras de nossa vida. No entanto, essas dúvidas não são acompanhadas daquele sentimento de estranheza que é indispensável ao verdadeiro déjà vu. Eu posso até me sentir um pouco confuso, ou indeciso, ou triste por sentir que minha memória já não tem a limpidez de outros tempos, mas isso é natural; o sentimento associado ao déjà vu clássico não é o de confusão ou de dúvida, mas sim o de estranheza. Não há nada de estranho em não lembrar de um livro que se leu ou de um filme a que se assistiu; estranho (e aqui entra-se no déjà vu) é sentir que a cena que parece familiar não deveria sê-lo. Tem-se a sensação esquisita de estar revivendo alguma experiência passada, sabendo que é materialmente impossível que ela tenha algum dia ocorrido.

No entanto, sabe-se que o uso pode mudar o significado das palavras, seja para ampliá-lo, seja para restringi-lo. Embora se possa lamentar algumas dessas mudanças (nos casos em que se gostasse mais do significado primitivo, originário), é preciso ver, nesse processo de mutação semântica, um fator extremamente benéfico e enriquecedor do idioma. Colocando em termos bem concretos: os dicionários engrossam não apenas pelos novos vocábulos que entram no léxico, mas também (e principalmente) pelos novos significados que são acrescidos aos verbetes já existentes. Quando a expressão déjà vu saiu das publicações especializadas em Neurologia e Psicologia para entrar na imprensa comum, o público, atraído por sua tradução literal ("já visto"), passou a usá-la para designar aquelas situações em que a pessoa tem a sensação de estar vivenciando algo que lhe parece familiar. Pode parecer ironia, mas a expressão que a linguagem técnica associa à estranheza passou, na linguagem usual, a indicar familiaridade. É nesse sentido que escreveu um conhecido comentarista político: "Assistir à instalação na nova CPI trouxe-me uma triste sensação de déjà vu" -, um lamento que equivale à forma popular "eu já vi esse filme".

Parece que o deslizamento semântico da expressão ainda não estabilizou: já há quem use a expressão para designar simplesmente uma situação que está acontecendo pela segunda vez: "Eu não fiquei embaraçado com a cena, porque para mim ela já era um déjà vu". No filme Matrix, Keanu Reeves vê, com um intervalo mínimo, um gato passar duas vezes por uma porta, e descreve o fato como um "déjà vu" - aqui num emprego ainda mais distante do primitivo, pois designa o fato de ele realmente ter visto uma coisa acontecer duas vezes. Com essa atual indefinição de significados, recomenda-se cercar de todas as cautelas possíveis o uso desta expressão, pois nada assegura que os leitores vão entendê-la da mesma forma que quem a escreveu.

Os especialistas em bobagens reagem contra a limitação do "vu", que restringiria ao mundo do que pode ser "visto", e já soltaram por aí formas paralelas que fariam referência mais específica aos vários tipos de situação: "déjà vé**" ("já vivido"), "déjà lu" ("já lido"), "déjà entendu" ("já ouvido"), "déjà visité" ("já visitado") - o que pode um dia acarretar um "déjà mangé" ("já comido") ou um "déjà bu" ("já bebido").

2007-01-01 07:02:58 · answer #1 · answered by WebMaster 7 · 0 0

é normal sim... jah aconteceu comigo, com meu irmão....

2007-01-01 21:22:04 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Isso é normal,ñ se preocupe.

2007-01-01 08:32:10 · answer #3 · answered by ♥ Thay ♥ 3 · 0 0

isso acontece com quase todo mundo ,já aconteceu comigo tambem,e o nome disso é deja vu,como o cara da 1° resposta disse,ñ sou espirita mas de tanto ver novelas da globo eu já saco o que é isso hehe,segundo o espiritismo isso ocorre pq vc tem lembranças de uma vida passada que vc já viveu,ou seja essa sensaçao deja vu é é lembranças de sua vida passada.é normal

2007-01-01 07:13:12 · answer #4 · answered by Ô_mala 4 · 0 0

Isto acontece comigo também,acho porque somos pessoas sensíveis,vivemos em um mundo tão hostil,que essas sensações são totalmente normais.

2007-01-01 07:06:31 · answer #5 · answered by barbie_sponja 1 · 0 0

Inteiramente normal. Chama-se Délà Vu . O Déjà vu é usualmente pensado como uma impressão de já ter visto ou experimentado algo antes, que aparentemente está a ser experimentado pela primeira vez. Se assumimos que a experiência é na verdade uma recordação, então o déjà vu ocorre provavelmente porque uma experiência original não foi completamente codificada. Nesse caso parece provável que a situação presente dispare a recordação de um fragmento do passado que se baseia numa experiência real mas de que temos apenas uma memória vaga. A experiência pode ser perturbadora, principalmente se a memória está tão fragmentada que não há conexões fortes entre esse fragmento e outras memórias ou nenhuma conexão consciente pode ser feita entre a situação actual e a memória implicita.


Mais em http://skepdic.com/brazil/dejavu.html

2007-01-01 07:05:03 · answer #6 · answered by Blabla U 6 · 0 0

por incrível que pareça tanben aconteçe comigo diariamente e como se vc tivesse passado pelo aquilo e sobesse como ia acontecer mas eu axo isso normal e nosso cérebro o cupado normal nao se preucupe

2007-01-01 07:05:00 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers