English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Ou para que não pudesse sair o povo oprimido, infelizes com suas cotas de comida ,sua falta de liberdade e sua falta de perspectiva ? Onde ,dividido o bolo dos ricos, todos ficaram na maior míséria ? Por que tantas pessoas morreram tentando escapar do comunismo ? Tantos foram fuzilados ? Alguém estuda aqui desses lulalá de carterinha ?

2007-01-01 03:58:14 · 9 respostas · perguntado por Oscar D 4 em Governo e Política Governo

Ariana.vá estudar primeiro para opinar depois ." Prisão aberta " é piada.

2007-01-01 04:13:27 · update #1

Corinthia !" Nunca antes nesta terra" ouvi ou li tamanha besteira.O que os jovens fazem na escola hoje em dia ?Não frequenta aulas de história ?

2007-01-01 04:56:06 · update #2

Quem quiser ver as fotos do muro entre em www.dieberlinermauer.de

2007-01-01 05:07:48 · update #3

9 respostas

Olha, primeiro eu gostaria de saber da colega "Corinthiana" ali onde foi que ela leu que as pessoas iam de Berlim Ocidental fazer compras em Berlim Leste e também onde que os que saíam da antiga DDR (RDA, Alemanha Oriental) fugindo para a DFR (RFA, Alemanha Ocidental) via Berlim eram criminosos ou marginais comuns; em minha graduação de História, tive a oportunidade de estudar o assunto a fundo, pois minha concentração é em assuntos de Contemporaneidade e em nenhum dos casos que analisei consta que havia essa versão que a referida colega contou. Até pelo contrário, uma das justificativas dos dirigentes alemães-orientais para a construção do muro era justamente evitar a "evasão de mão-de-obra qualificada" do lado Leste, ou seja, o que ocorria era que pessoas que teriam todas a condições de alcançar pelo trabalho uma vida digna num ambiente de liberdade arriscavam suas vidas para fugir da opressão comunista da DDR. Portanto, queria lembrar à Corinthiana que quando o assunto é História não podemos inventar, temos de lidar com provas documentais; o que difere a Ciência do senso comum é justamente que aquela fundamenta suas afirmações em bases constatativas enquanto este é pura "achologia" irresponsável.
Mas deixe-me comentar o que sei do hoje (graças a Deus) extinto "Muro da Vergonha".
Primeiro, para compreender a fuga de alemães orientais e´preciso compreender o que foi a guerra-russo germânica (1941-145) durante a Segunda Guerra Mundial. Os russos (soviéticos) foram os primeiros a tomar Berlim, e o comportamente do Exército Vermelho foi o mais aterrorizante que se possa imaginar para com a população civil; desde a Prússia Oriental (actual Kalinigrado) até Berlim, o que se viu foi a "política do estupro em massa" promovido pelas hordas bolcheviques. Só em Berlim, consta que pelo menos mais de 130.000 alemãs foram violadas, mas os números são bem maiores quando se considera que uma grande quantidade de mulheres suicidou-se ou não procurou ajuda médica por medo ou vergonha. A medida que os soviéticos avançavam, os civis fugiam para o Oeste, aterrorizados que estavam. O êxodo de alemães do Leste para o Ocidente portanto começou bem antes do muro, já na Segunda Guerra Mundial. No pós-guerra, um acerto com os soviéticos deu aos americanos o direito de ocuparem a porção ocidental de Berlim em troca de cederem a vasta região da Turíngia. O comando americano ficou horrorizado com o que viu assim que chegou a Berlim, um quadro de destruição, desorganização, doenças e penúria reinante; o comando de ocupação soviético mostrara-se incapaz de responder positivamente aos vencidos berlinenses com alguma melhoria depois de cessadas as hostilidades; meses após o fim do conflito, enquanto já se notava nas áreas livres da Alemanha os esforços pela reconstrução, em Berlim só o que se via eram ruínas; esse contraste seria patente por anos. Aliado a isso, a política de intimidação, típica das esquerdas, fazia a vida do cidadão comum tornar-se um inferno. Vale considerar que Berlim Ocidental, ao contrário do que muitos pensam, não fazia fronteira entre as duas Alemanhas mas estava dentro do território da Alemanha Oriental, ou seja, era um "oásis de liberdades democráticas e prosperidade" encravado no centro de um país dominado pelo terror totalitário comunista; para muitos milhares de alemães, desiludidos, como bem foi lembrado, com a "falta de perspectivas" do comunismo, Berlim Ocidental era o caminho para uma vida melhor. A situação agravou-se pra a propaganda comunista a medida que a democracia do lado ocidental mostrava na realidade totalmente o inverso do que se lia nos panfletos: a liberdade é mais dinâmica e estava dando a um povo sofrido de guerra um conforto extraordinário com seu crescimento econômico. A construção do muro em 1961 partiu de uma determinação dos soviéticos e não da burocracia comunista alemã, esta apenas cumpriu seu papel de títere de Moscou, e foi um meio empregado para fazer cessar o fluxo de alemães para o Ocidente que estava levando a DDR a ser o único país do mundo a ter "déficit populacional" em tempos de paz! Berlim Ocidental foi, literalmente, "emparedada", cercada de todos os lados por muros de concreto e guardas armados prontos a atirar em quem quer que tentasse atravessar para o lado ocidental sem autorização.
Realmente, como foi dito, a qualidade de vida no lado Leste melhorou significativamente a medida que a "Guerra Fria" tornou necessário fazer das duas cidades vitrines de dois modelos antagônicos, mas Berlim Oriental, com seus carrinhos "Trabant" altamente poluidores e seus prédios mal-acabados jamais pôde seduzir os ocidentais senão temporariamente depois de 1989, quando finalmente as transformções promovidas por Gorbachóv na URSS possiblitaram a reunificação da Alemanha num único regime democrático (porque a diferença do câmbio fazia o marco Ocidental muito mais valorizado que o Oriental e, lógico, os preços mais baratos no lado Leste em termos de habitação) ainda assim, o que se viu foi uma enxurrada de orientais para o lado Ocidental e não o inverso.
Abraço e tudo de bom,

Clayton.

2007-01-01 05:47:09 · answer #1 · answered by Lavs Deo! 7 · 0 0

Meu Deus! Fizeram o muro para os ocidentais não irem fazer compras lá!!! Nunca havia lido algo parecido, com a resposta dada abaixo.
Iam comprar o que? Comida era escassa, carros só velhos,sem indústrias, prédios velhos, da guerra ainda. só se iam comprar miséria. Alguém já viu um vendedor fechar suas portas porque o pessoal está comprando muito? Só em contos da carrochinha ou no livro vermelho do Marx.
Nem no livro mais comunista havia visto algo desse gênero. Acho que nem quem passou por lavagem cerebral ousou falar tanta besteira. Vá perguntar para um um alemão oriental qual foi sua alegria ao se ver separado dos pais, filhos, parentes.
Aquilo tudo era tão maravilhoso, que era chamado de muro da vergonha. A alemanh Ocidental já gastou mais de 1 trilão de dólares e ainda não conseguiu recuperar todo aquele atraso.

Perdoem ser agressivo, mas não dá para ter paciência com tanta ignorância. Cada dia descubro mais porque nosso povo não sabe votar e nunca saímos desse atraso.

2007-01-01 12:44:00 · answer #2 · answered by Gilberto C 5 · 2 0

É para que os habitantes da Alemanha Oriental não fugissem para o lado ocidental .O lado leste era vigiado em toda sua extenção,havia 5 m de areia plana entre o muro e os soldados que o vigiavam para que qualquer pegada em direção a este fosse percebida; não havia uma marca do lado oriental do muro, do lado ocidental era repleto de pichações e até os cahorros podiam urinar no muro,ninguém da Alemanha Ocidental iria fugir para o outro lado.

2007-01-01 12:20:11 · answer #3 · answered by Sabrina Gay 5 · 0 0

Por ordem dos dirigentes comunistas da antiga URSS, "benfeitora" da Alemanha Oriental, o muro foi construído para evitar o "tráfego de comunismo" sem o devido pago dos impostos corespondentes... Mesmo assim, houve uma "evasão de comunismo" dalí... e parte dele veio a ser "lavado" no Brasil, e agora circula aquí, de forma descontrolada...
Obs.: Putin está de olho no Brasil porque pretende que le pague a la Russia pelos "direitos autorais".

2007-01-01 12:19:44 · answer #4 · answered by omeirelles 6 · 1 1

Eles construiram o muro pq a URSS foi a primeira a tomar Berlim na segunda guerra, logo depois chegaram os americanos, ficam um de um lado, o utro de outro e fizeram o muro de Berlim, caracterizando o braço de ferro entra as duas forças.
Muitos tentavam fugir para tentar encontrar parentes do outro lado, outros por aventura, outros pq julgavam q do outro lado triam uma existencia melhor, etc....Mas tanto comunismo qnto capitalismo mataram milhões, só q o capitalismo mata discretamente, tds os dias, mas a alienação da realidade não nos permite perceber certas coisas

2007-01-01 12:21:34 · answer #5 · answered by Sérgio, em tons azuis 5 · 0 1

hahaha
Boa kra tú é maluko
Não kra eu não estudo o Lula seria perda de tempo não tm nada pra aprender com ele

2007-01-01 12:12:34 · answer #6 · answered by TERROR 4 · 0 1

Segundo a história real, havia um pacto firmado chamado de Tratado de Yalta, onde ficou acertado que independente de quem chegasse primeiro ou tomasse primeiro a cidade de Berlim, teria q dividi-la com todos os aliados.
Desta maneira, apesar dos soviéticos tomarem antes a cidade, e também um expressivo território ao seu redor, tiveram que ceder o lado ocidental dela para os três outros membros da Grande Aliança, vitoriosa em 1945. Assim Berlim viu-se administrada, a partir de 8 de maio de 1945, em quatro setores: o russo, majoritário, o americano, o inglês e o francês. Com o azedar da relação entre os vencedores, em 1948 as quatro zonas reduziram-se a duas: a soviética e a ocidental. Em seguida, Stalin decidiu-se por um bloqueio total contra a cidade em represália ao Plano Marshall, que visava promover o reerguimento econômico da Europa destroçada pela guerra. Todas as estradas de rodagem e de ferro que ligavam Berlim com a Alemanha Ocidental foram então fechadas pelos soviéticos, na tentativa de fazer com que os aliados ocidentais desistissem da sua parte na cidade. Ou saíam ou os berlinenses morreriam de fome e de frio.
A resposta norte-americana foi lançar mão de uma ponte aérea, a Berlin Airlift, que durou onze meses, de 25 de junho a 12 de maio de 1949, transportando milhares de toneladas de alimentos para manter os berlineses alimentados e aquecidos.
E assim começou toda a história que conhecemos.


Mas amigo, engana-te se acha que somente o comunismo tem seus problemas.
Lembre-se que somente no Brasil, morrem milhares de crianças anualmente de fome, mesmo não tendo cotas de comida (e somos um país capitalista).
Que perspectiva tem aquelas crianças que ficam fazendo malabaris no farol (somos um país capitalista).
Liberdade?......será que ela existe aqui?.....
Lembre-se que todos os sistemas de governo tem seus problemas......

Abraços

Feliz 2007!

2007-01-01 12:47:40 · answer #7 · answered by Alex Fabris 3 · 0 2

O muro de Berlin foi uma prissão aberta...uma forma de não permitir que aqueles que não concordavam "fugissem" para se juntar com os da oposição.
Beijos.

2007-01-01 12:05:10 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 3

Prisão só tem um s, querida, Você não sabe das coisas. Tanto Berlim oriental, como Berlim ocidental, eram vitrines. A oriental era vitrine do socialismo, por isso lá havia de tudo e a preços mais baixos do que em Berlim ocidental, tanto que muita gente ia para lá fazer compras, este foi um dos motivos da construção do muro, não era fácil abastecer todos os alemães. Muita gente que fugia era criminoso comum, ladrão, assassino, que fugindo sensacionalmente podia contar com ser sustentado pelos americanos. Não seja tão reacionário, a menos que seja velho, os jóvens.não podem ser retrógados.

2007-01-01 12:15:03 · answer #9 · answered by Marília de Dirceu 7 · 0 5

fedest.com, questions and answers